Na mente de muitas mulheres (a maioria), o útero é o símbolo da feminilidade. Quando há necessidade da retirada do útero, muitas mulheres, adiam esta decisão - até com risco à própria saúde - o mais que podem, pois acham que sem o útero deixarão de sentir prazer sexual (o que é uma grande mentira!) e serão "menos" mulheres ( no sentido de "fêmea") que as que possuem útero.
2006-10-18 06:28:44
·
answer #1
·
answered by Jaciara 4
·
1⤊
0⤋
Acho que a influência do útero se dá mais socialmente do que em fato. Assim como a próstata ou, masi ainda, a bolsa escrotal com os testículos influencia a "psicologia" masculina. Essa influência se mostraria pelos próprios pontos que você abordou, como, por exemplo, ser o denomindador da mulher enquanto mulher, ou seja, enquanto fêmea.
Entretanto, o útero em seu complexo (útero + tubas -- antes chamadas trompas de Falópio -- + ovários) são fonte de hormônios femininos na mulher, o que indica uma influência fisiológica deste complexo no comportamento feminino...
Agora, cabe uma ressalva a uma das respostas dadas. Realmente, histeria quer dizer "doença do útero". Esse nome advém do fato de que, quando a doença foi descoberta (lá na Grécia clássica) somente mulheres eram acometidas deste mal. Entretanto, hoje, passados os estudos de Freud, Breuer e Charcot, sabemos que homens e mulheres podem ser acometidos deste malefício, que tem origem principalmente psíquica... Para mais sobre o assunto, vale uma espiada em "Um estudo sobre a histeria", de Sigmund Freud e Breuer.
2006-10-19 14:43:59
·
answer #2
·
answered by Lucas Ed 3
·
0⤊
0⤋
Acho q o útero não influencia em nada, só serve pra abrigar um feto em desenvolvimento.
2006-10-18 21:00:43
·
answer #3
·
answered by kk 2
·
0⤊
0⤋
histeria - doença do utero
2006-10-18 13:18:47
·
answer #4
·
answered by eu mesmo 5
·
0⤊
0⤋
Toda!Nós, mulheres, estamos sempre à procura de algo que preencha nosso "vazio", seja nas artes, no amor, nas companhias, etc, e esse "buscar" vem das entranhas, dos hormônios, do útero.
2006-10-18 13:23:44
·
answer #5
·
answered by Claudia V. P 3
·
0⤊
1⤋
18 DE OUTUBRO DE 2006 - 00h24
Alckmin promoveu "choque de indigestão" na segurança
Os tucanos parecem achar que falar grosso resolve o problema da criminalidade.
O candidato tucano fala muito em "choque de gestão".
Que "choque de gestão" é esse, que nos últimos meses chegou a semear o caos no sistema de segurança pública em São Paulo?
Não se trata apenas de incompetência. Nem somente de publicidade enganosa.
A verdade é que, também no terreno da segurança pública, Lula e Alckmin expressam projetos diferentes.
O programa de Lula fala que é preciso garantir a segurança de brasileiros e brasileiras, por meio de uma segurança pública cidadã, articulada por um sistema único de segurança pública (ver o programa de Lula no link http://www.lula13.org.br/download/PlanoGoverno.zip).
Já o programa de Alckmin fala em criar um "Ministério da Segurança Pública". E diz que cabe ao governo federal "liderar a luta contra o crime e suas causas".
Esta proposta, além do evidente propósito publicitário, contém um enorme risco: o de causar uma ruptura no Pacto Federativo, com desrespeito aos governos estaduais e uma centralização extrema, no governo federal, do setor da Segurança Pública.
2006-10-18 13:14:31
·
answer #6
·
answered by GERALDA PAFÚNCIA A 1
·
0⤊
4⤋