“Estranho seria se um cego não ficasse tonto”
Bem, o motivo disto acho que é devido a movimentação de um líquido que fica num lugar chamado de labirinto.
2006-10-18 05:42:09
·
answer #1
·
answered by Fui!!! 4
·
0⤊
0⤋
Porque o nosso cérebro percebe que está a sofrer uma rotação muito rápida, atravéz de outro sentido humano, o tacto, que mesmo não estando a tocar, ou encostar em nada, temos uma percepcção do ambiente atravéz dele, como por exemplo a temperatura.
2006-10-18 18:57:24
·
answer #2
·
answered by Jay Michael 1
·
0⤊
1⤋
Já reparou que a imensa maioria dos animais se apóia em quatro patas? Além de nós humanos, apenas algumas aves se equilibram sobre as patas traseiras. No caso dos avestruzes, é uma tarefa difícil. Devido ao design do bicho, boa parte do peso fica bem à frente das patas. Já para nós é mais fácil. Temos a coluna reta e a cabeça, mesmo sendo pesada, não é problema.
O que complica no nosso caso são as loucuras que fazemos com os nosso corpos. Depois de derrapar com o carro várias vezes, fazendo vários cavalinhos de pau, você sai do carro e, mesmo estando tudo parado, você tem a sensação de que tudo está dando voltas. Por que isso acontece?
É o seguinte. Junto ao ouvido humano existe uma estrutura chamada aparelho vestibular, que não é responsável pela audição, mas pelo equilíbrio. Quando a gente se mexe muito, em qualquer direção que seja, é nessa região que os movimentos são detectados. Por dentro, essa estrutura é cheia de líquidos e com células que se parecem com fiozinhos de cabelo. Se a gente derrapa para um lado, as células fininhas vão para o mesmo lado. São elas que dizem para o cérebro em que direção estamos indo. Assim funciona o sentido do equilíbrio.
Quando fazemos aquela brincadeira de rodar, ficamos tontos porque o liquidozinho não pára de rodar.
Pensando bem, coisas aparentemente simples como ficar de pé já são muito difíceis. Quando a gente anda, primeiro mexe uma perna, depois a outra. Isso quer dizer que na maior parte do tempo o corpo está apoiado sobre uma perna só, se equilibrando. A cada passo, o cérebro recebe e envia sinais que coordenam as ações.
Quando a gente é bebê, aprendemos a andar na base da tentativa e erro. Passa alguns anos levando tombos até que a gente adquire a tal da coordenação motora. Mais tarde, na adolescência, o ser humano cresce tão rápido que o cérebro leva um tempo para se acostumar com as novas dimensões. Por isso é comum os adolescentes serem desajeitados. Já os adultos costumam desafiar o liquidozinho do ouvido usando um outro tipo de líquido: o álcool, ou me, como diria o saudoso Mussum.
As bebidas alcoólicas tem o poder de bagunçar os impulsos nervosos dentro do cerebelo, uma estrutura que existe dentro do cérebro. Um teste simples mostra o quanto é difícil se equilibrar depois de tomar umas e outras.
Atenção, bêbados do Brasil! A última coisa que um bêbado deve fazer é virar a cabeça para trás, pois o líquido que existe dentro do ouvido interno fica completamente bagunçado e a pessoa fica tonta de tal forma, que para voltar ao normal, demora.
2006-10-18 18:54:49
·
answer #3
·
answered by cabradonorte 1
·
0⤊
1⤋
pork nao sabemosonde xtamos,onde pizamos por isso ficamos tontos os nossos sentidos se descontrolam
2006-10-18 12:34:16
·
answer #4
·
answered by daisynick1213 1
·
0⤊
1⤋