Pois então, se formos estudar no profundo essa teoria da evolução, vejo que (na minha opinião) não faz sentido o que as pessoa dizem, pois são coisas que agente sabe que é difícil de acreditar.............Agora por outro lado a Bíblia fala tudo de como surgiu a terra que foi Deus que criou......... Resumindo::: Eu acredito na teoria da Criação e não a Evolução....
2006-10-19 05:01:48
·
answer #1
·
answered by Bladyny 4
·
0⤊
1⤋
Amigo,
Não misture ciência com religião.
Ah, outra coisa! Big Bang não tem nada a ver com Teoria da Evolução, ok?
Abs.
2006-10-19 12:12:09
·
answer #2
·
answered by Joseph Climber 2
·
1⤊
0⤋
Cara essa resposta tem que ser longa, muito longa...
Vou tentar resumir...
Supõe-se (não há COMO comprovar essa teoria pq afinal de contas ninguém estava lá para ver) que o universo foi criado numa grande explosão que "inundou" o universo com matéria encandecente...
Quando essa matéria começou a esfriar as partícuals sub-atômicas começaram a se organizar formando os elementos mais básicos (hidrogênio = 1 proton e 1 elétron). essas imensas nuvem de gas começaram a se aglomerar em alguns pontos, pois onde há matéria há atração gravitacional. Quando as nunvens atingem certo tamanho critico a pressão exercida no centro é tão grande que os átomos de hidrogênio começam a se fundir e liberar uma energia imensa (que é a luz e o calor que o nosso sol irradia). Ao se combinar esses atomos dão origem a elementos mais complexos (hélio, oxigenio, ferro, etc.). Quando o hidrogênio começa a ficar escasso o equilibrio entre a força atrativa da gravidade e a força repulsiva da fusão nuclear é abalado, dependendo do tamanho da estrela ela pode virar um buraco negro ou explodir violentamente, lançando a matéria que havia em seu interior através do espaço, matéria que pode dar origem a planetas e a novas estrelas (quando são feitos estudos sobre a idade do nosso planeta verifica-se que ele é bem mais novo que o universo, portanto nao foi criado no big bang e sim na explosão de alguma estrela). Por isso dizem que somos apenas poeira de estrela.
Bem, alguma explosão estelar lançou uma certa quantidade de materia que por atração gravitacional se acumulou numa esfera que chamamos de terra. Nessa esfera a atmosfera era composta por gases como CO2 entre outros. A presença de microorganismos (caso curioso: se você recriar as condições iniciais do planeta como composição quimica e temperatura, a vida simplesmente "surge do nada") foi transformando essa atmosfera em oxigênio e os outros gases que hoje estão presentes no nosso ar. Esses microorganismos foram se organizando em colonias e aprenderam a interagir formando organismos pluricelulares.
Bem, daí vem o pulo.
Todas as células contêm DNA, as bactérias, os virus, assim como as células de seres pluricelulares.
Como o DNA se duplica para formar novas celulas as vezes ocorrem "defeitos" na duplicação que chamamos de mutações genéticas. Essas mutações dão origem a novos seres que podem ser melhores ou piores que os pais. Por exemplo: um casal de gafanhotos podem dar origem a uma prole que por uma mutação genética seja resistente a agrotóxicos. Com o passar do tempo, as chances de sobrevivencia dessa familia resistente é maior do que a do resto da espécie. Se e4xpostos a agrotóxicos, provavelmente só irão sobreviver os indivíduos que ppossuam essa mutação. Após várias exposições passarão a existir somente os indivíuos resistentes. Daí podemos dizer que a espécie do gafanhoto "evoluiu", pois agora não é mais sensível ao veneno.
Com o homem foi mais ou menos igual. A teoria diz que de um ancestral comum evoluiram várias espécies, pois um casal de australopitecus pode ter dado origem a uma prole cujos genes determinam uma musculatura mais resistente e com um cérebro maior. Daí é de se esperar que depois de alguns milhões de anos, essas mutações genéticas dêem origem a espécies completamente diferentes (como várias raças de cachorro por exemplo). Assim cada novo ser pode ter melhores condições de sobrevivência ou então piores condições. É por isso que a maior parte dos seres humanos são o que chamamos de normal. Se a sindrome de down fosse uma mutação que tornasse o indivíduo mais apto e inteligente, provavelmente haveriam muito mais indivíduos com esse genotipo. Porém existem casos onde a mutação não é passada para as próximas gerações (existem pessoas que são superdotadas, mas que produzem filhos sem a mesma capacidade intelectual, daí a espécie não evolui).
A única prova que temos para essa teoria são os registros fósseis, que nos permitem estudar como uma espécie evoluiu.
Já foram encontrados fosseis de homens de Neanderthal que quando submetidos a análise para descobrir qual sua idade (através da contagem de carbono 14) mostraram ser da mesma época de fosseis de homo sapiens, o que mostra que essas duas espécies conviveram, talvez tenham se acasalado, ou talvez tenham apenas destruído uns aos outros, ficando apenas os mais preparados. No caso o Homem...
2006-10-18 13:38:38
·
answer #3
·
answered by Renato N 3
·
0⤊
0⤋
A evolução já tem prova cientifica e a existencia de um ser superior não tem essa comprovação.
A evolução trabalha com fatos e a religião com a fé.
O homem evoluiu de ancestrais comuns com outros animais. De um ancestral comum formou outros animais que foram ancestrais comum de outro.
EX: Réptil primitivo é ancestral dos dinossauros e das tartarugas. Os dinossauros são ancestrais das aves (que também tem como ancestral esse reptil primitivo) e dos crocodilos.
O homem tem ancestral comum com todos os animais viventes e os extintos, sendo que o anestral comum do homem com o macaco viveu a muito menos tempo que o nosso ancestral comum com a minhoca.
Todos os animais vivos e extintos tem um unico ancestral comum "inicial", o primeiro ser vivo que era um procarionte heterotrofo muito simples formado ao acaso na grande quantidade de compostos orgânicos formados com a sintese prebiotica (a atmosfera primitiva tinha amônia, gás carbônico e agua com uma grande quantidade de raios e radiação devido a falta da camada de ozônio - formada após o aparecimento dos primeiros autotrofos. Não havia oxigênio, eram animais anaeróbios).
Como o 1º ser vivo foi originado ao acaso em um processo que durou muitos anos, é praticamente impossível ser refeito a criação do 1º ser vivo, pq dependeriamos também do acaso.
A evolução humana é comprovada cientificamente e sua ancestralidade comum com o macaco é comprovada por:
O nosso genoma tem uma similaridade de cerca de 99,5% com o genoma dos macacos
Apesar do homem não ter vindo do macaco, nós dividimos algumas caracteristicas, como:
1- Anatomia comparada - A mão com dedos (os macacos tem uma mão semelhante a nossa, mas não tem o polegar)
2- A embriologia (o desenvolvimento do embrião humano é muito semelhante ao do macaco, praticamente a unica diferença é a presença da cauda).
3- Bioquimica comparada - exemplificado com o DNA
4- Estudo dos fosseis - apesar de nunca ter sido encontrado o ancestral comum entre o homem e o macaco, os ancestrais ("exclusivos") do homem são muito semelhante ao macaco.
Isso indica a ancestralidade comum e também a evolução.
O Papa João Paulo II disse: "Hoje, os novos conhecimentos e as descobertas obtidas em várias disciplinas nos levam a reconhecer na teoria da evolução mais que uma hipótese"
http://veja.abril.com.br/especiais/papa/p_044.html
Já o Papa Bento XVI mostrou a sua completa ignorância ao afirmar que a teria da evolução é irracional
O cientista espanhol Juan Luis Arsuaga afirmou, sobre as declarações feitas pelo Papa na Alemanha, que "dizer que a Teoria da Evolução é irracional me parece irracional".
"A teoria da evolução é uma teoria científica e é unicamente racional. Por outro lado, o criacionismo é irracional. É certo o contrário do que diz o Papa", declarou Arsuaga ao jornal basco Gara.
O cientista adiantou que "a ciência se baseia na razão, não na fé. A ciência é o contrário de uma crença. De fato, nem sequer é preciso acreditar na Teoria da Evolução, porque as teorias científicas não exigem um ato de fé. Simplesmente se confirmam, se criticam ou se melhoram, mas não se pede a ninguém que creia. Não é uma questão de crença. Portanto, é racional".
Arsuaga é um dos seis cientistas que encontrou em 1997 nas reservas de Atapuerca, em Burgos, restos do "homo antecessor", considerado um dos elos perdidos da cadeia evolutiva humana entre os hominídeos de procedência africana e os homens de Neanderthal e Cromagnon, o "homo sapiens".
http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/vaticano/20060913131434049332.html
2006-10-18 13:03:50
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Então...
De acordo com o pessoal que estuda a evolução começou com um microorganismo unicelular que, foi se adaptando conforme as condições ambientais iam mudando, e foi evoluindo, multiplicando, daí esses microorganismos passaram a se associar, a fazer coisas juntas e viram que isso beneficava, em conseqüência surgiram os organismos pluricelulares que foram evoluindo também e cada vez mais evoluindo até chegar onde estamos hoje.
Então resumidamente o macaco e todos os outros animais, de acordo com a teoria da evolução, possuem um ancestral em comum que seria um microorganismo primordial.
2006-10-18 12:45:23
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
vc ja ouviu falar em liquido nutritivo?pensou besteira ne? mas vou te explicar:
o liquido nutritivo foi foormado na terra primitiva onde aconteciam grandes descargas eletricas, existia presença de enxofre amonia entre outras moleculas. quando chovia essa moleculas caiam sob lagos , segundo a teoria da evoluçao nesses lagos começaram a se formar os primeiros indicios de vida na terra provavelmente milhares de anos depois eles foram se expandindo pela terra e o resto suponho q vc ja sabe ne?
espero q acredite pq esse papo de adao e eva ja deu ne?
2006-10-18 12:41:52
·
answer #6
·
answered by samantha 4
·
0⤊
0⤋