English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que dizer de um presidente da República que, indo contra as leis de seu país, agradece publicamente a uma obscura organização internacional, da qual participam traficantes de drogas, terroristas, seqüestradores, e na qual ele próprio é figura de destaque?

VEJA O DISCURSO:

São Paulo-SP, 02 de julho de 2005


Meus queridos companheiros e companheiras dirigentes do Foro de São Paulo que compõem a mesa,


Meus queridos companheiros e companheiras que nos estimulam com esta visita ao 15º Encontro do Foro de São Paulo,


Não preciso ler a nominata toda, porque os nomes já foram citados pelo menos três vezes. E se eu citar mais uma vez, daqui a pouco alguém vai querer se candidatar a vereador ou a prefeito, aqui, em São Paulo.


Primeiro, uma novidade: sabem por que a Nani está sentada lá atrás? Porque há poucos dias o Brasil ganhou da Argentina e ela não quer ficar aqui perto da mesa.


Meus companheiros, minhas companheiras,


Como sempre, eu tenho um discurso por escrito, como manda o bom protocolo da Presidência da República, mas, como sempre também, eu tenho uma vontade maluca de fazer o meu improviso.


E eu queria começar com uma visão que eu tenho do Foro de São Paulo. Eu que, junto com alguns companheiros e companheiras aqui, fundei esta instância de participação democrática da esquerda da América Latina, precisei chegar à Presidência da República para descobrir o quanto foi importante termos criado o Foro de São Paulo.


E digo isso porque, nesses 30 meses de governo, em função da existência do Foro de São Paulo, o companheiro Marco Aurélio tem exercido uma função extraordinária nesse trabalho de consolidação daquilo que começamos em 1990, quando éramos poucos, desacreditados e falávamos muito.


Foi assim que nós, em janeiro de 2003, propusemos ao nosso companheiro, presidente Chávez, a criação do Grupo de Amigos para encontrar uma solução tranqüila que, graças a Deus, aconteceu na Venezuela.


E só foi possível graças a uma ação política de companheiros. Não era uma ação política de um Estado com outro Estado, ou de um presidente com outro presidente. Quem está lembrado, o Chávez participou de um dos foros que fizemos em Havana. E graças a essa relação foi possível construirmos, com muitas divergências políticas, a consolidação do que aconteceu na Venezuela, com o referendo que consagrou o Chávez como presidente da Venezuela.


Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política. Foi assim que surgiu a nossa convicção de que era preciso fazer com que a integração da América Latina deixasse de ser um discurso feito por todos aqueles que, em algum momento, se candidataram a alguma coisa, para se tornar uma política concreta e real de ação dos governantes. Foi assim que nós assistimos a evolução política no nosso continente.


Certamente não é tudo que as pessoas desejam, se olharmos o ideal do futuro que queremos construir, mas foi muito, se nós olharmos o que éramos poucos anos atrás no nosso continente. Era um continente marcado por golpes militares, era um continente marcado por ausência de democracia. E hoje nós somos um continente em que a esquerda deu, definitivamente, um passo extraordinário para apostar que é plenamente possível, pela via democrática, chegar ao poder e exercer esse poder. Esse poder que é construído no dia-a-dia, esse poder que é construído a cada momento com muita dificuldade. Mas, quando exerce o cargo de presidente da República de um país, ele não será lembrado apenas pela quantidade de obras que conseguiu realizar ou apenas pela quantidade de políticas sociais que ele fez.


Eu tenho feito questão de afirmar, em quase todos os pronunciamentos, que a coisa mais importante que um governante pode fazer é estabelecer um novo padrão de relação entre o Estado e a sociedade, entre o governo e as entidades da sociedade civil organizada. E consolidar, de tal forma, que isso possa ser duradouro, independente de quem seja o governo do país.


E é por isso que eu, talvez mais do que muitos, valorize o Foro de São Paulo, porque tinha noção do que éramos antes, tinha noção do que foi a nossa primeira reunião e tenho noção do avanço que nós tivemos no nosso continente, sobretudo na nossa querida América do Sul.


Todas as vezes que um de nós quiser fazer críticas justas, e com todo direito, nós temos que olhar o que éramos há cinco anos atrás na América Latina, dez anos atrás, para a gente perceber a evolução que aconteceu em quase todos os países da nossa América.


E eu quero dizer para vocês que muito mais feliz eu fico quando tomo a informação, pelo Marco Aurélio ou pela imprensa, de que um companheiro do Foro de São Paulo foi eleito presidente da Assembléia, foi eleito prefeito de uma cidade, foi eleito deputado federal, senador, porque significa a aposta decisiva na consolidação da democracia no nosso país.


Se não fosse assim, o que teria acontecido no Equador com a saída do Lucio Gutiérrez? Embora o Presidente tenha saído, a verdade é que o processo democrático já está mais consolidado do que há dez anos atrás.


O que seria da Bolívia com a saída do Carlos Mesa, recentemente, se não houvesse uma consciência democrática mais forte no nosso continente entre todas as forças que compõem aquele país?


A vitória de Tabaré, no Uruguai: quantos anos de espera, quantas derrotas, tanto quanto as minhas. Ou seja, a paciência de esperar, de construir, de somar, de estabelecer políticas que pudessem consolidar, definitivamente, não apenas a vitória, mas tirar o medo de muita gente do povo, que se assustava quando imaginava que a esquerda pudesse ganhar uma eleição.


O que significa a passagem da Argentina? Num momento em que ninguém queria ser presidente, o Duhalde assume e consegue, em dois anos, não só começar a recuperar a economia da Argentina, como consegue eleger um sucessor com a personalidade do presidente Kirchner.


Os chilenos, depois de tantas e tantas amarguras, num período que muita gente não quer nem se lembrar, estão agora prestes a, pela quarta vez consecutiva, reeleger um presidente, eu espero que uma presidente, ou seja, uma mulher presidente daquele país. Isso não é pouco, isso é muito.


E o que nós precisamos é trabalhar para consolidar, para que a gente não permita que haja qualquer retrocesso nessas conquistas, que são que nem uma escada: a gente vai conquistando degrau por degrau. E, às vezes, até paramos um pouco num degrau para dar um passo um pouco maior, porque se tentarmos dar um passo muito grande poderemos cair, nos machucar e a caminhada retrocederá.


O Foro de São Paulo, na verdade, nos ensinou a agir como companheiros, mesmo na diversidade. A coordenação do Foro de São Paulo, que envolvia parte das pessoas que estão aqui, não pensava do mesmo jeito, não acreditava nas mesmas profecias, mas acreditava que o Foro de São Paulo poderia ser um caminho. E foram inúmeras daquelas reuniões que ninguém quer participar, às vezes, pegar um vôo, andar quatro, cinco horas de avião e parando três, quatro vezes para chegar num lugar e encontrar meia dúzia de companheiros para se reunir. E esses companheiros que tiveram a coragem de assumir essa tarefa, eu acho que hoje podem estar orgulhosos, porque valeu a pena a gente criar o Foro de São Paulo.


No começo, eu me lembro que alguns partidos nem queriam participar, porque acharam que nós éramos um bando de malucos. O que não faltava eram adjetivos. E quanto mais perto as pessoas iam chegando do poder, mais distantes iam ficando do Foro de São Paulo.

2006-10-18 05:05:21 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Outras - Governo e Política

15 respostas

FORA LULA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-10-18 05:07:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 3

Alguém diz AINDA - aqui - que é LULA. inacreditável
Querem um teste ?
Entrem em Previdência Social ( passem adiante)
www3.dataprev.gov.br/csw/contexto/hiscre/index.html
Número do Beneficio - 102535878-0
Data nascimento 06.10.1945
Encontrarão - Valor Líquido recebido ( pago por nós )- 4.509.68
( aposentadoria ????????????)
Sabem de quem é ? COMPROVEM ..............
anônimo

2006-10-18 05:45:32 · answer #2 · answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7 · 2 0

PORQUE UM GAMBA CHEIRA OS OUTROS

2006-10-18 05:12:41 · answer #3 · answered by donizeth ribeiro da abadia r 1 · 3 1

e tudo farinha do mesmo saco.................

2006-10-18 05:21:06 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

para ter sua retaguarda garantida

2006-10-18 05:12:46 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Dados da imprensa
“Ocorre fortalecimento das posições de forças de extrema direita na Europa. O destacado especialista do Instituto parisiense de relações internacionais e estratégicas, Jean Ives Camus salienta que nos órgãos do poder da Áustria, Noruega, Dinamarca, Holanda, Norte da Itália cerca de 10% é constituido de representantes de partidos políticos de direita. E na Suiça eles são mais de 20%. O especialista lembra que na França o líder do partido neo-nazista “Front Nacional”, Jean Marie Le Pen e seu partido agora revelam extrema atividade nas vésperas de novas eleições presidenciais. Na opinião do influente perito francês na Europa ocorre agora uma perigosa “viragem para a direita” na política.” Temos de nos unir contra a direita que avança em todo o mundo. Penso que ninguém esqueceu das desgraças que a direita (Hitler, Mussolini e outros) trouxe ao mundo. Vejam o que acontece agora na Hungria, Polônia etc. Vamos salvar o Brasil da direita, votando no Lula.

2006-10-18 05:08:02 · answer #6 · answered by Marília de Dirceu 7 · 1 0

sou lula e confirmo, deixa o homem trabalhar, boa sorte lula !!!

2006-10-18 05:07:53 · answer #7 · answered by olhos_verdes 6 · 3 2

Sei que no fundo, no fundo vc vai votar em Lula.
Deixe o homem trabalhar!!!!!!!!!

2006-10-24 15:25:08 · answer #8 · answered by kero+viver 2 · 0 0

pra mim , lulas so a moda portuguesa ! no prato !

2006-10-23 22:02:28 · answer #9 · answered by ? 3 · 0 0

Putz! Concordo com a colega ali, vc podia ter resumido mesmo. KKKKKKKKKKKKKK!!!!!

"Deixa o homem viajar....Deixa o homem te enganar...."

Poder crer: no dia 29 é FORA LULA!!!!

2006-10-22 05:12:52 · answer #10 · answered by Lavs Deo! 7 · 1 1

Martin é triste, é constrangedor, é lamentável, termos o chefe de nossa nação prometer um governo transparente e somente saber iludir o povo, hoje ainda acessei aqui e tive a grata noticia de ler sobre o tal do dossiê:

Dólares para compra de dossiê veio de corretora do Rio
Dom, 22 Out - 09h30
Agência Estado




A Polícia Federal acredita que conseguiu identificar a origem da maior parte dos US$ 248,8 mil usados na compra do dossiê Vedoin, destinado a prejudicar candidaturas do PSDB ao envolver tucanos no escândalo. O dinheiro provém de uma corretora de câmbio de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio, e foi adquirido em lotes de valores variados por um grupo de pessoas de uma mesma família, provavelmente usadas como "laranjas". A operação chamou a atenção das autoridades porque a família é de origem humilde.

A suspeita é de que essas pessoas tenham "alugado" seus CPFs ou mesmo que seus nomes tenham sido usados sem conhecimento. Essa pista vai ser investigada pela PF na próxima fase do inquérito, que começa nesta segunda-feira (23) e deve durar 30 dias.


O objetivo do inquérito é levantar a origem de todo o dinheiro: um montante de R$ 1,75 milhão - incluindo os dólares -, usado na compra do dossiê junto à família Vedoin, de Cuiabá (MT), que operava a máfia dos sanguessugas. Com isso, será possível individualizar a responsabilidade de cada um dos envolvidos e fazer os indiciamentos, conforme informou um policial com acesso às investigações.


Como se trata de uma suspeita ainda não checada, a PF não revelou o nome da corretora nem dos compradores dos dólares, que serão chamados a depor na próxima semana .

Com toda franqueza e dignidade, so posso desejar que:

FORA MULLA E TODOS OS BANDIDOS!

2006-10-22 04:40:29 · answer #11 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers