Santo Graal ou Santo Gral é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Ele está presente nas Lendas Arturianas, sendo o objetivo da busca dos Cavaleiros da Távola Redonda, único objeto com capacidade para devolver a paz ao reino de Artur. No entanto, em outra interpretação, ele designa a descendência de Jesus segundo a lenda, ligada à dinastia Merovíngia. Nesta versão Santo Graal significaria Sangraal ou seja Sangue Real. Finalmente, também há uma interpretação em que ele é a representação do corpo de Maria Madalena, a suposta esposa de Jesus e sua herdeira na condução da nova religião. Esta última ideia foi explorada recentemente pelo livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown.
Segundo a lenda, José de Arimatéia teria recolhido no 'Cálice usado na Última Ceia (o Cálice Sagrado), o sangue que jorrou de Cristo quando ele recebeu o golpe de misericórdia, dado pelo soldado romano Longinus, usando uma lança, depois da crucificação. O Cálice permaneceu perdido durante muito tempo, embora haja controvérsias se o que é reconhecido hoje pela Igreja seja o verdadeiro ou apenas uma imitação.
Em outra versão da lenda, teria sido a própria Maria Madalena, segundo a Bíblia a única mulher além de Maria (a mãe de Jesus) presente na crucificação de Jesus, que teria ficado com a guarda do cálice e o teria levado para a França, onde passou o resto de sua vida.
A lenda tornou-se popular na Europa nos séculos XII e XIII por meio dos romances de Chrétien de Troyes, particularmente através do livro "Le Conte du Graal" publicado por volta de 1190, e que conta a busca de Perceval pelo cálice.
Mais tarde, o poeta francês Robert de Boron publicou Roman de L'Estoire du Graal, escrito entre 1200 e 1210, e que tornou-se a versão mais popular da história, e já tem todos os elementos da lenda como a conhecemos hoje.
Na literatura medieval, a procura do Graal representava a tentativa por parte do cavaleiro de alcançar a perfeição. Em torno dele criou-se um complexo conjunto de histórias relacionadas com o reinado de Artur na Inglaterra, e da busca que os cavaleiros da Távola Redonda fizeram para obtê-lo e devolver a paz ao reino. Nas histórias misturam-se elementos cristãos e pagãos relacionados com a cultura Celta.
A presença do Graal na Inglaterra é justificada por ter sido José de Arimatéia o fundador da Igreja inglesa, para onde foi ao sair da Palestina.
Segundo algumas histórias, o Santo Graal teria ficado sob a tutela da Ordem do Templo, também conhecida como Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, instituição militar-religiosa criada para defender as conquistas nas Cruzadas e os peregrinos na Terra Santa. Alguns associam aos templários a irmandade que Wolfram cita em "Parzifal".
Segundo uma das versões da lenda, os Templários teriam levado o cálice para a aldeia francesa de Rennes-Le-Château. Em outra versão, o cálice teria sido levado de Constantinopla para Troyes, na França, onde ele desapareceu durante a Revolução francesa.
Espero ter respondido de acordo com o q estava qrendo...
Bjus
2006-10-18 04:01:33
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
0⤊
0⤋
santo graal, tem mais ou menos duas respostas: primeiro que se refere ao cálice com que Jesus celebrou a ultima ceia, e que até hoje alguem procura.
segundo: é que a mitologia do graal, é usado por Jung, na psicologia, dentro do conceito de arquétipo.
2006-10-18 20:42:50
·
answer #2
·
answered by gedeon o 1
·
0⤊
0⤋
A igreja católica fala que e o cálice de Jesus Cristo,mas no filme eles falam que e sangue real de Maria Madalena e o de Jesus que juntos tiveram uma filha chamada Sara.Agora cabe a você acreditar ou não!! Bks....
2006-10-18 12:10:22
·
answer #3
·
answered by CAROLZINHA 1
·
0⤊
0⤋
significa o sangue verdadeiro
no filme é nada menos do que o unico erdeiro de cristo em vida na terra
2006-10-18 12:01:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Aninha os historiadores dizem que o Santo Graal e o cálice que Jesus bebeu o vinho com os apóstolos e desapareceu a milênios,todos procuram mais tenho a desconfiança que deve estar nas fundações da igreja de S.Pedro no Vaticano.só eles tem toda a História guardada nos arquivos secretos no seu interior
2006-10-18 11:11:28
·
answer #5
·
answered by Avelino B 2
·
0⤊
0⤋
Trata-se do cálice onde foram colhidas as últimas gotas do sangue de Jesus, foi muito comentado durante a época medieval e agora muitos insistem em dizer que o tal santo graal existe, pura especulação, sem base científica ou filosófica.
2006-10-18 11:11:18
·
answer #6
·
answered by lampuique 3
·
0⤊
0⤋
a palavra naquele filme terrivel o codigo da vince diz q é sangue real... sei lá....
2006-10-18 11:03:15
·
answer #7
·
answered by Ale 3
·
0⤊
0⤋