O arroto nada mais é do que o ar que engolimos e/ou os gases contidos em alguns tipos de alimentos, como os refrigerantes.
Na maioria das vezes, esses gases que chegam ao estômago retornam pela boca, o que chamamos de arroto.
Outra vezes, eles conseguem chegar ao intestino e unem-se ao gases produzidos pelas suas bactérias, o que é chamado educadamente de flatulência.
2006-10-18 03:57:31
·
answer #1
·
answered by will 5
·
0⤊
0⤋
Bem, quando comemos qualquer coisa, vai um pouco de ar dentro dos alimentos que a gente expele pelo arroto. No caso do refrigerante, neste há acido carbonico(H²CO³), que deixa o refrigerante gaseficado!! Quando chega no nosso estomago, torna se mais quente e o processo H²CO³ = H²O + CO² se acelera e nosso estomago fica cheio de gás carbonico, o que nos leva a eliminá-lo pelo arroto!! Quanto a ser gelado ou não, creio que nao tenha muito importancia, a nao ser pelo fato que estando mais gelado, o refrigerante consegue manter mais H²CO³ dissolvido, e entao lilberar mais CO² no nosso estomago!!
Não conhço este efeito coca-cola, mas isso acontece com todos os refrigerantes gaseficados!!
2006-10-18 04:03:43
·
answer #2
·
answered by Sinistro 3
·
2⤊
0⤋
Bom, nos refrigerantes, existe a presença do CO2 (este 2 deveria estar escrito de forma menor do q o "O" símbolo do elemento químico Oxigênio). o CO2 existe nos refrigerantes para aumentar a sensação de refrescância, e o organismo devolve este gás (Dióxido de carbono ou Gás carbônico) através do arroto.
Os gases que chegam até o estômago, por meio da aerofagia (ingestão de gases) podem se unir aos gases produzidos pelas bactérias presentes no seu intestino, e ocasionar nas flatulências.
_______
Pesquisa
COMUNICAÇÃO
Re-Ação com todo o gás
Esse é o título de uma das reportagens do nº 20 do jornal dos alunos do Instituto de Química, assinada por Mauro Faro. Leia alguns trechos:
"Bem, como alguns de vocês pediram, o Re-Ação vai desvendar o segredo dos refrigerantes. Afinal, como colocam o gás nos refrigerantes? Pra começar, vamos ver qual é o gás que está lá fazendo bolhinhas no seu refrigerante. Esse gás é um velho conhecido nosso: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2). Mas você deve estar perguntando: para que colocar gás carbônico no meu refigerante? Você já esqueceu alguma vez de tampar o refrigerante e foi tomar o resto no dia seguinte? Percebeu alguma diferença? Você deve ter percebido que quando você coloca o refrigerante no copo não aparecem as bolhinhas, e ele fica com um gosto horrível. É por isso que colocam o gás carbônico no refrigerante, para melhorar o gosto. E aí aparece outra pergunta interessante: por que o gás foi embora? Então vamos começar a ver o que acontece" (aqui, a reportagem traz um quadro sobre o que é solubilidade).
"Então o gás carbônico está dissolvido no refrigerante. É por isso que você não enxerga o gás carbônico no refrigerante antes de abrir a garrafa. Quando ele se dissolve, ele reage com a água do refrigerante, formando o ácido carbônico.
CO2 + H2O -> H2CO3
gás carbônico + água -> ácido carbônico
NOTE-SE QUE TODOS ESTES NÚMEROS DA REAÇÃO ACIMA DESCRITA DEVEM ESTAR ESCRITOS DE FORMA DIFERENTE, MENORES DO Q AS LETRAS
Só que esse ácido carbônico é muito instável. Ele fica dentro da garrafa porque a pressão lá dentro é grande. Quando você abre a garrafa, a pressão diminui e o ácido carbônico acaba se transformando de novo em gás carbônico e água. Quando colocam o líquido na garrafa eles colocam mais gás carbônico junto. Assim, a pressão dentro da garrafa é maior que fora. Aquele espaço vazio dentro da garrafa está cheio de gás carbônico. O gás fica lá louquinho para sair, e quando você abre a garrafa ouve aquele barulhinho do gás saindo. Mas para sair todo gás demora um pouco, porque existem moléculas de gás carbônico ligadas às moléculas do líquido.
Bom, mas até agora nós falamos por que o gás carbônico fica lá dentro e por que ele escapa. Agora, vem o momento mais esperado: como ele é colocado lá dentro!"
"Mas cuidado! Essa história de mais solúvel no líquido mais frio só vale para os gases. Quando você dissolve o sal na água é diferente. Bem, agora, só resta beber todo esse refrigerante!"
abraços!
^-^
2006-10-18 04:08:08
·
answer #3
·
answered by Angelzinha! 2
·
0⤊
0⤋
Também chamado eructação, o arroto é causado pelo ato de engolir ar (aerofagia) “Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são as causas mais comuns”. Ingerir alguma substância que contenha gás, como refrigerante, pode ser outra causa provável. A cura não é muito educada. Basta “eructar”.
2006-10-18 04:04:29
·
answer #4
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
Isso é efeito do ar que você engole enquanto está comendo os diversos alimentos... como os refrigerantes têm aquelas bolhinhas de ar gasoso, mais fácil é de arrotar.
2006-10-18 03:58:53
·
answer #5
·
answered by Eu 5
·
0⤊
0⤋
Por causa dos gás que ferve dentro do organismo.
2006-10-18 04:06:34
·
answer #6
·
answered by ? 7
·
0⤊
1⤋
A resposta que eu apresentaria seria a seguinte:
Ao ingerirmos qualquer tipo de alimento também engolimos ar, que provoca o arroto. No casso dos refrigerantes, eles possuem uma concentração alta de CO em sua composição química (estão saturados), que quando espostos à pressão ambiente reagem químicamente sendo expelidos em forma do gás CO2 (reação com o oxigênio O2... as famosas "bolhinhas"). A liberação do gás no estômago provoca um rápido aumento de sua concentração, fazendo com que o corpo use as contrações necessárias para expelir os gases em excesso, que é o "arroto".
Espero ter sido útil
Um grande abraço.
2006-10-18 04:05:37
·
answer #7
·
answered by Leandro Flores 2
·
0⤊
1⤋