English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

vc acha que essa pressa de escrever pode prejudicar nossa língua portuguesa daqui alguns anos? q essas abreviações internéticas que usamos entrarão para nossa cultura? pq escrevemos tão mal? vejo aqui um descaso com a nossa língua portuguesa... se nós que temos acesso a tanta cultura e informação não conseguimos escrever uma frase sem erro, o que dirá os menos abastados...

2006-10-18 03:16:08 · 22 respostas · perguntado por invisivel_aos_olhos 4 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

22 respostas

Esse é um assunto mto sério mesmo!
As abreviações são tantas que, mtas vezes não entendemos metade da frase! Sem contar os erros de ortografia... um terror!
Nos resta torcer... torcer para nossos filhos gostarem de leitura, mas não leitura de e-mails e sim, de livros, bons livros! Que gostem de teatro... se é que o teatro vai sobreviver às salas de bate-papo, né?! Que gostem de arte e de boa música!!!!!
Ahhhhh! Nos resta torcer amiga!!! E incentivá-los, claro!

2006-10-18 03:25:20 · answer #1 · answered by pequenasc 4 · 0 0

só nessa pergutna deste 4 erros de gramática e usaste 3 abreviaturas... é um pouco irónico estares a falar sobre a forma como os outros escrevem quando tu própria não o fazes da melhor forma... sou portuguesa, e tenho muitos amigos brasileiros... e apesar de não ter nada contra o sotaque brasileiro. se há coisa que me choca é a forma como escrevem... nunca vi português tão mal escrito como aqui no YR....

2006-10-18 12:45:49 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Escrevemos tão errado porque não aprendemos a escrever corretamente. Na época da ditadura militar, aconteceu a reforma do ensino, lei 5692 que aqui foi implantado modelo de educação copiado dos Estados Unidos. Naquele tempo os professore foram "reciclados", surgiu a matemática moderna, surgiam os CIES,(complexo que buscava complemetar a educação e correspondia a aprendizagem de Educação Artística, Artes Culinárias, enfim oficinas até com relação a agricultura e outras mais). Como tudo que não possui estrutura suficiente, acabou em nada. O ensino passou então a decrescer, os alunos possuiam todos os tipos de facilidade, a reprovação passou a ser algo quase inexistente , porque o aluno fazia recuperações e acabava passando de,ano sem base suficiente para a próxima série que viria a freqüntar. Virou uma bola de neve, a decadência do ensino teve seu início (não parou ainda).Atualmente até denota-se um esforço muito grande em adaptar o Ensino respeitando as individualidades, a vivência do aluno valorizando o conhecimento que ele traz do ambiente onde vive, proporcionar estudos técnicos para que tenham base para suas futuras profissões. Tudo muito bonito, só que não tem como recuperar o que foi perdido com a reforma do Ensino na década de 70. O ensino tradicional, anterior ao da lei 5692, exigia muito do aluno. Naquele tempo havia exames de admissão para o aluno que terminava o quarto ano e iniciava o primeiro ano ginasial. O exame quase equivalia a um ingresso nas atuais universidades, tão rígidos e em nivel altíssimo. Sei que mudanças são necessárias, mas essas mudanças jamais poderam ser cópias de outros países que nada têm a ver com o que correspondem a nossa realidade, ai iníciou a grande queda do Ensino Brasileiro( até porque era de interesse dos governantes, a ignorância dos menos favorecidos em prol de objetivos políticos, ex. a exploração no trabalho, o não saber assimilar os acontecimentos, injustiças e pensar que tudo estava certo) Hoje deparamo-nos com atriste realidade: Nosso jovens não sabem escrever, não sabem como expôr suas idéias claras e objetivas em uma discertação, narração ou descrição. Sempre acreditei que tudo iniciou, com a famosa reforma do ensino. não sou dona da verdade , estou apenas escrevendo a minha vivência e conhecimentos que me levam a crer ser este o motivo da pergunta que elaboraste.

2006-10-18 11:26:12 · answer #3 · answered by Quando eu for... 5 · 0 0

Infelizmente, o brasileiro não tem costume de ler, pois só conseguimos escrever certo, se tivemos o hábito da leitura..

2006-10-18 10:49:50 · answer #4 · answered by Mulukuruka 4 · 0 0

A resposta é simples:
Escreve-se como se pronuncia!!!
Ou então é preguiça "MERMU"
Bye...

2006-10-18 10:38:33 · answer #5 · answered by kku 3 · 0 0

as vezes eu mesmo dou conta disso. Acho que não ter tempo pra ler um livro. Eu particularmente voltei a ler por ter passado
umas dificuldades familiares e nem conseguia ler jornal.

2006-10-18 10:34:26 · answer #6 · answered by aninha 6 · 0 0

É simples! não nos ensinam a ler, a escrever! Falando em gorveno, não querem uma sociedade q pense, q tenha opinião própria! Nosso sistema educacinonal está falido, por culpa nossa!!!...Há muitos outros fatores p/ esse problema!...olha oq a tecnologia fez, todos nós só compiamos os textos, abreviamos palavras ( eu )...Uma profissão de herói como a dos professores e mestres, não são valorizadas hj!..é uma pena!....temos sim é q mudar isso, só depende de nós!

2006-10-18 10:29:10 · answer #7 · answered by anderson l 1 · 0 0

Depende da situação . Acho que quem tem informação não vai escrever errado em redação . Mas no msn, orkut pode ser que ele escreva.

2006-10-18 10:28:01 · answer #8 · answered by dezinha 2 · 0 0

Eu acho que pode ser a pressa de escrever, pois não penso que a educação ta tão ruim assim, e as abreviaturas pode sim tornar um vício, e daqui a pouco as pessoas vão jogar no vocabulário, faço de tudo para não escrever errado, mas as vezes não tem jeito!!!
valeu!!

2006-10-18 10:27:31 · answer #9 · answered by Bela Barbinha 3 · 0 0

Praticidade, nao escrevemos assim em todos os lugares...

2006-10-18 10:27:29 · answer #10 · answered by Mah 4 · 0 0

Acho uma questão de praticidade , só não dá pra aturar erros estrambólicos como 'pocível'...

2006-10-18 10:25:52 · answer #11 · answered by Samsunnahar 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers