A resposta da "Hypatia" está perfeita, é extamente isso.
Relativamente uma festa, não deixa de ser.
Sua dúvida não é nenhum motivo de ignorância, vc está obtendo informações, de algo que não estava a seu conhecimento, que agora vc sabe.
"Vivendo e aprendendo - certo."
Beijão fofis.
2006-10-18 00:56:14
·
answer #1
·
answered by Rodrigo 3
·
0⤊
0⤋
Micareta é o nome que no Brasil é denominado o "carnaval fora de época". O nome micareta deriva-se de uma festa francesa, Mi-carême, e desde os anos noventa vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras, tambem em paises como canada e portugal já realizaram sua micareta, a partir do sucesso de sua realização em Jacobina, Bahia.
Micarême era uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao perÃodo de quarenta dias de penitência da Igreja Católica. De origem francesa, a palavra significa literalmente “meio da quaresma”. No Brasil, a introdução da Micarême como festa urbana, ocorreu primeiramente nas grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Estive Pensando - http://estivepensando.phpnet.us
2006-10-18 07:50:58
·
answer #2
·
answered by Hypatia 6
·
2⤊
0⤋
Bom, se é que você não sabe mesmo, MICARETA é um carnaval fora de época.
2006-10-19 09:54:52
·
answer #3
·
answered by Cacau 4
·
0⤊
0⤋
preciso falar com vc, abra seu email........
beijos
2006-10-18 08:08:32
·
answer #4
·
answered by Mariazinha 1
·
0⤊
0⤋
micareta é um caraval fora de época com muitos trios elétricos e muita diversão!!!! quando ouvir falar de alguma micareta por perto corra e se divirta!!!! beijos Larinha
2006-10-18 07:58:03
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Uma micareta é o nome que no Brasil é denominado o "carnaval fora de época". O nome micareta deriva-se de uma festa francesa, Mi-carême, e desde os anos noventa vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras, tambem em paises como canada e portugal já realizaram sua micareta, a partir do sucesso de sua realização em Jacobina, Bahia.
Micarême era uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao perÃodo de quarenta dias de penitência da Igreja Católica. De origem francesa, a palavra significa literalmente “meio da quaresma”. No Brasil, a introdução da Micarême como festa urbana, ocorreu primeiramente nas grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Somente a partir de 1935, através de um plebiscito feito pelo Jornal A Tarde, houve a mudança do nome para Micareta que acabou significando, tanto na Bahia, como no Brasil, uma espécie de “segundo carnaval”, que acontecia depois da Páscoa. Jacobina também abandonou o vocábulo anterior, adotando o mesmo do resultado do plebiscito realizado na capital pelo “A Tarde”.
O jornal jacobinense O Lidador, já na edição de 07 de abril de 1935, publicava as novidades da capital, acerca da mudança de nome, evocando a todos para participarem do evento: “Despertae, foliões, para o delÃrio que impolga. Erguei-vos, jacobinenses, em extase de alegria e vinde com as “Sertanejas Alegres” festejar o “Bicarnaval”, “Micareta”, “Refolia”, ou “Mi-careme” que a 28 do corrente reinará sob louco enthusiasmo, espancando tristezas e dissidencias. A cousa vae ser da outra vida e não haverá quem resista a tentação.”
Silva (1986) afirma que a data da primeira Micareta foi em 1933, porque este foi o ano de fundação do periódico O Lidador, onde estão registradas as primeiras informações da festa em Jacobina. Para Lemos (1995), “a micareta parece ter-se originada em Jacobina, em 1912, por iniciativa de Porcino Maffei aqui residente, organizando o bloco “As Copas”. Tudo indica que ela se originou em Jacobina, quando Salvador e Feira de Santana ainda não tinham as folias da Micareme”.
“A afirmação de que a primeira micareta do interior da Bahia teria sido em Feira de Santana é uma possibilidade complicada. Conforme pesquisa no periódico feirense “Folha do Norte” não encontramos qualquer referência aos folguedos da micarême [...].Sua primeira grande festa fora de época, ou seja, sua primeira Micareta ocorreu somente em 1937. Antes a cidade realizada apenas o carnaval, igualmente à Salvador”. (SANTOS, 2001).
Um dos principais motivos da realização das micaretas é econômico: no perÃodo momesco os cachês artÃsticos e aluguel dos trios elétricos atinge valores muito altos, além de competir com as maiores e tradicionais festas: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Com a comemoração em outra época não apenas há uma economia na contratação dos artistas e equipamentos, ou a falta de público que prefira os grandes centros - como ainda os artistas e donos de trios também encontram ocupação por todo o ano (algo que não ocorria, até o advento do axé, nos anos 80).
2006-10-18 07:53:28
·
answer #6
·
answered by Nick 6
·
0⤊
0⤋
É aquela baianada mulaca que só quer saber de carnaval e de votar no lula
2006-10-18 07:52:00
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eh tipo carnaval de rua, uma balada onde uma galera com carro de som interdita as ruas pra fase festa e zuera!
2006-10-18 07:51:05
·
answer #8
·
answered by Erickles 4
·
0⤊
0⤋
è um carnaval fora de epóca, coisa de vagabundo que não tem o que fazer e não tem o menor gosto pra música.
2006-10-18 07:51:09
·
answer #9
·
answered by altair u 3
·
0⤊
1⤋