DIA DO MÉDICO - 18 DE OUTUBRO
Na Antigüidade, a medicina era praticada pelos que se diziam escolhidos pelos deuses, e Hipócrates (460-357 a.C.), médico grego, foi o primeiro a separar a atividade médica das tradições de religião, mágicas, superstições e poderes sobre-naturais, e a baseá-la no estudo meticuloso da natureza. Entre outras coisas, ele defendia a observação pelos sentidos (tato, olfato, gosto e audição), acreditava que os elementos calor, frio, presença e ausência de umidade fossem representados por fluidos corpóreos como sangue, fleuma, bílis amarela e bílis vermelha, confiava no grande poder de recuperação do corpo e acreditava que o repouso, o ar fresco, a luz, a limpeza e uma dieta apropriada tivessem grande influência sobre o estado de saúde do indivíduo.
Na sua época, Asclépio, filho de Apolo e Corônis, era o deus grego da medicina (Esculápio, para os romanos, mais tarde confundido com Serápis, divindade egípcia), tendo por atributos a serpente, o galo, o bastão, e a taça. Tendo aprendido com o centauro Quiron os segredos dessa arte, acabou morrendo fulminado por Zeus porque o deus maior se mostrava inquieto com as curas que ele praticava. Seu culto se iniciou primeiramente na região da Tessália, de onde se espalhou por todo o mundo grego.
Mas a data de 18 de outubro, reservada para comemorar o Dia do Médico, é uma homenagem a São Lucas, padroeiro desses profissionais. Segundo a tradição, São Lucas, natural de Antioquia, atual Turquia, autor do Terceiro Evangelho da Bíblia e também dos Atos dos Apóstolos, tem sido identificado com o personagem do mesmo nome que varias vezes é mencionado no Novo Testamento como o companheiro de São Paulo. Na verdade, pouco se sabe sobre sua vida, mas a lenda o aponta como pintor e médico, e o único entre os A-póstolos que não era de origem judaica. Não existem provas sobre se foi ou não martirizado pelos romanos, mas desde o final do século 2 as igrejas cristãs reconhecem o Terceiro Evangelho como sendo de sua autoria.
Os especialistas têm confirmado esta suposição, indicando que o autor deveria ser uma pessoa culta, com conhecimento de medicina, companheiro e discípulo de São Paulo, e que redigiu o texto por volta do ano 60 baseado nas boas informações de que dispunha, embora não tivesse sido testemunha ocular dos fatos narrados. O evangelho em questão foi escrito em grego, embora mesclado de inúmeros hebraísmos, e sua redação é mais correta e elegante que os demais.
FERNANDO KITZINGER DANNEMANN
Publicado no Recanto das Letras em 12/03/2006
Código do texto: T122160
2006-10-18 00:44:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dia 18 de outubro - hoje
Homenagem que os médicos fizeram a São Lucas, o único apóstolo de Crista que também era médico.
São Lucas estudou nas escolas da Grécia.
Parabens a todos os Médicos!
Boa Sorte hoje e sempre
2006-10-18 07:28:21
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋