English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-17 16:29:31 · 5 respostas · perguntado por ZA / FA 5 em Ciências e Matemática Biologia

5 respostas

"Os fatores que condicionam uma característica separam-se na formação de um gameta onde o mesmo carrega apenas um alelo de cada gene, estes por tanto são puros com relação a cada fator. A fecundação permite a união dos alelos e a manifestação do fator em relacionado aos genes. Quando um indivíduo possui um par de alelos idênticos é chamado homozigoto (puro) e se apresenta diferentes alelos é heterozigoto (híbrido)"

Cada um dos cromossomos homólogos vão para um gameta

2006-10-18 06:34:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Mendel escolheu a ervilha (Pisum sativum) como organismo experimental por ser uma planta que possuía uma variedades de características facilmente observáveis (cor, forma da semente, altura da planta, cor da flor etc.). Ele também observou que a flor da ervilha possuía os dois órgãos sexuais, e reproduziam por autofecundação e fecundação cruzada. Foi então que ele deu início aos seus experimentos.
Mendel cruzou, por autofecundação várias ervilhas, várias vezes até conseguir indivíduos puros.
Mendel cruzou uma planta alta (AA) com uma planta anã (aa), e obteve uma geração F1 (Filha 1) era toda alta.
Cruzou dois indivíduos da geração F1, obtendo uma geração F2 composta por indivíduos altos e baixos.
Mendel concluiu que "os indivíduos devem conter fatores em pares que se separam durante a formação dos gamentas e se unem na formação de um novo indivíduos", Mendel não sabia que esses "fatores" eram os genes.
no site vc vê mais detalhes

2006-10-17 23:39:41 · answer #2 · answered by sylviocunha 2 · 1 0

A primeira lei de Mendel, chamda de lei da segregação ou lei da pureza dos gametas, pode ser enunciada da seguinte forma: na formação dos gametas, os pares de fatores se segregam

2006-10-18 00:14:52 · answer #3 · answered by Ig™ 2 · 0 0

Primeira Lei de Mendel - Genética, Biologia


Gregor Mendel foi o primeiro cientista a elucidar os mecanismos básicos da hereditariedade. Ele obteve com êxito em relação a outros cientistas, devido a uma adequada escolha do material de pesquisa. Além disso, usou um método que empregava indivíduos de linhagens puras, observando um caráter de cada vez e não todos os caracteres ao mesmo tempo, como fizeram seus predecessores.E, finalmente, interpretou os dados de suas experiências empregando análises estatísticas de modo a obter resultados quantitativos sobre suas pesquisas.
Quando Mendel desejou cruzar diferentes variedades de ervilhas, preocupou-se em evitar o processo de autopolinização. Para isso, retirava os órgãos masculinos de uma flor antes que ela iniciasse a produção de grãos de pólen. Posteriormente, coletava o pólen de outra planta de variedade diferente e o depositava sobre o órgão reprodutor da flor feminilizada, promovendo uma polinização cruzada.
Através deste processo, Mendel analisou isoladamente o comportamento de sete características que eram de fácil observação e nitidamente contrastantes.

Inicialmente, Mendel promoveu o cruzamento entre plantas de sementes lisas com plantas de sementes rugosas. Ambas as plantas eram puras para esta característica. Os indivíduos deste cruzamento foram denominados de geração P ou parental. Os indivíduos resultantes deste cruzamento foram denominados de F1, correspondendo à primeira geração de filhos que apresentou 100% de plantas com sementes lisas. O caráter rugoso não se manifestou em F1. Posteriormente, Mendel permitiu a autofecundação dos indivíduos de F1. Obteve então a geração F2, com 75% de plantas de sementes lisas e 25% de plantas de sementes rugosas, em uma proporção de três lisas para uma rugosa.

Em F1 todos os indivíduos eram de sementes lisas, sendo filhos de plantas puras de sementes lisas e de plantas puras de sementes rugosas. Portanto, Mendel denominou a característica lisa de dominante e a característica rugosa de recessiva, pois ela não se manifestou em F1. No entanto, a característica rugosa voltou a se manifestar em F2 de modo que ela não foi destruída em F1; pelo contrário, estava presente, mas apenas não se manifestara. Mendel concluiu, portanto, que todos os indivíduos de F1 eram híbridos de constituição LR. Em F1, apenas o fator L se manifestou, por ser dominante. No entanto, todos os indivíduos de F1 eram portadores do fator R (gene) para o aspecto rugoso, que não se manifestou por ser recessivo perante o fator liso. As plantas de F1, ao se autofecundarem, firmam dois tipos de gametas, L e R. Deste modo, tornaram-se possíveis quatro combinações de gametas.

Espero poder te-lo ajudado. Um abraço.

2006-10-18 00:00:48 · answer #4 · answered by ♥Espanhol@♥ 6 · 0 0

EXPERIMENTO ENVOLVENDO PLANTAS ALTAS E ANÃS

foi aquela das ervilhas, nossa com essa pergunta eu lembrei do 2º colegial eu estudei isso e eu lembro o mais incrivel rsrs.

ele fes uma porrada de analises do tipo...(isso eu copiei tenho que confessar mas eu sei essa materia mesmo eu juru.rsrs)
Forma da casca da semente lisa rugosa
Cor dos cotilédones amarelos verdes
Cor da casca da semente cinza branco
Forma da vagem normal sulcada
Cor da vagem verde amarela
Altura da planta alta anã

bjimmm boa pergunta avaliação positiiva ;)

2006-10-17 23:43:04 · answer #5 · answered by Srtª lillY* 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers