English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que a distinção no tratamento cordial está perdendo terreno para um novo estilo de comportamento do homem neste início de século? E quais os fatores que estariam determinando esta nova postura? É justificável?

2006-10-17 16:00:53 · 6 respostas · perguntado por Edson Galvão 1 em Sociedade e Cultura Etiqueta e Estilo

6 respostas

A chamada 'globalização' não atingiu a todos os cidadãos do mundo. Temos culturas em que a cordialidade ainda é valor e fundamento do cotidiano. Na civilização ocidental, em particular as com estrutura capitalista, o contraste é nítido: por um lado, a comunicação garantida (estamos aqui na internet, eu contectada com amigo na Tailândia, outra amiga na França e por aí vai) e por outro, a solidão absoluta. A competitividade capitalista, a ênfase ao egocentrismo e a falta de valorização da amizade, solidariedade e mesmo um pavor da violência contribuem para isso. Não é justificável, porém passível de explicações. Não sei se é uma 'nova postura', ou uma multiplicação exacerbada de uma postura simplesmente humana, desde as cavernas os homens competem, porém...agora a tecnologia intensifica as modalidades de competição.

2006-10-22 16:54:56 · answer #1 · answered by Camaradad´água 4 · 0 0

Olha Edson,pergunta na minha opinião dificilima!
Podemos dizer,que essa "inversão" do comportamento humano neste inicio de seculo,é realmente fruto da globalização.Pelo fato do globalização,uma pessoa atinge o dobro de seu conhecimento em até 5 anos,coisa que ate meados do seculo passado levavasse no minimo 50 anos para ocorrer.Com a globalização,ocorreu que as massas acabaram sendo "bombardeadas" de informações,algumas delas até futeis para a vida humana.
Esse fenomeno,pode sim explicar parte da questão,do porquê desta auteração violenta do comportamento humano.
Quanto as justificativas,podemos tomar por exemplo a juventude atual,que chega a receber uma informação a cada 5 segundos.Valores como amizade,lealdade, companheirismo e sinceridade ,foram abandonaos por eles em troca de "valores" cifrados($$).Os jovens deixaram de ver a beleza nas coisas belas da vida,tornando-se uma massa arrogando,transtornada e chegando a se tornar insociavel.
Tomei os jovens por exemplo,para mostrar que,se as coisas ja estao a este pé atualmente,imagine quando esses jovens crescerem,tornarem-se adultos,e com eles o fenomeno do globalização crescer mais ainda...é...realmente a humanidade pede socorro!!!

Me desculpe se me extendi demais na resposta!

2006-10-17 23:40:39 · answer #2 · answered by Caio Cob 2 · 1 0

a

2006-10-23 01:09:56 · answer #3 · answered by SEMEADORES DO REINO ! 3 · 0 0

Isso é o desenvolvimento

2006-10-20 10:47:05 · answer #4 · answered by Martinha 6 · 0 0

sim. a coisa linda da comunicaçao sem geografia é q vc pode fazer uma turma de pessoas q pensam muito proximo do teu jeito de pensar. quem nao é proximo vc pode ignorar a existencia.

2006-10-19 09:21:20 · answer #5 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

A pessoa humana está a tornar-se cada vez mais egoista, mesmo que quase sem dar por isso. Valores como a solidariedade, o calor humano, a delicadeza, a gratidão ou a amizade estão a desaparecer aos poucos. E o pior é que nos vamos acomodando e começamos, mesmo inadvertidamente, a ser assim também, frios e insensíveis.
Esta nova e pesarosa atitude será, talvez, um mecanismo de defesa perante as agressões de toda a ordem que surgem de toda a parte. Mas é pena, porque o mundo seria muito melhor se se fizesse do sorriso a primeira e única arma de arremesso.

2006-10-18 06:23:38 · answer #6 · answered by Almansor 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers