English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um professor já me falou, mas eu me esqueci.

2006-10-17 14:42:09 · 10 respostas · perguntado por Olifa d 1 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

10 respostas

A palavra suicídio (etimologicamente sui = si mesmo; -caedes = ação de matar) foi utilizada pela primeira vez por Desfontaines, em 1737 e significa morte intencional auto-inflingida, isto é, quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida.

2006-10-18 14:21:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

"suicídio"
do Lat. sui, de si mesmo + cid, r. de caedere, matar

s. m.,
acto ou efeito de suicidar-se;

fig.,
ruína ou desgraça que se procura espontaneamente ou por falta de juízo.

"suicidar-se"

v. refl.,
dar a morte a si mesmo;

fig.,
arruinar-se por culpa própria.

Visão espiritualista:

"O suicídio voluntário é considerado, pelo Espiritismo, como uma transgressão da lei divina. O homem que é vítima do abuso de 'paixões', que ele sabe apressarão o seu fim comete também suicídio - suicídio moral, como é chamado pelos espíritas. Ele é mais culpado inclusive do que aquele que se mata por desespero, pois teve mais tempo de raciocinar"

Para Durkheim:

"Chama-se suicídio todo o caso de morte que resulte direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo, praticado pela própria vítima, sabedora de que devia produzir esse resultado"

Não se confunde com a tentativa, que seria "o ato assim definido, mas interrompido antes de resultar em morte"

Somente é possível quando se tem uma representação antecipada da morte, excluindo, portanto, nesse trabalho, tudo que diz respeito ao suicídio entre animais. Logo em seguida, passa a considerar por que o suicídio torna-se objeto de interesse para o sociólogo, perguntando: "Considerando que o suicídio é um ato da pessoa e que só a ela atinge, tudo indica que deva depender exclusivamente de fatores individuais e que sua explicação, por conseguinte, caiba tão somente à psicologia". Continua: "De fato, não é pelo temperamento do suicida, por seu caráter, por seus antecedentes, pelos fatos de sua história privada que em geral se explica a sua decisão?"

Lista de livros relacionados ao tema: http://www.ronet.com.br/conhecer/publica2.html

Idéia suícida no adolescente:

"A idéia suicida aparece quando a confusão e a depressão são muito intensas. Sabe-se que ¼ dos adolescentes já pensou seriamente em se matar ou efetuou algum ato autodestrutivo. O objetivo do ato suicida não é propriamente a morte (já que ninguém sabe o que ela é), mas sim a fuga de um sofrimento sentido como insuportável. A capacidade de pensar está prejudicada. Quando sobrevive, o jovem nos conta que queria livrar-se do sofrimento, mas não avaliara claramente as conseqüências. Pesquisando as fantasias inconscientes, encontramos imagens de uma vida pós-morte, sem sofrimento, numa espécie de paraíso, confundido com a vida intra-uterina. Geralmente, junto com a fuga, existe um pedido de ajuda, uma forma de comunicar a alguém o seu estado."
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=695

Por fim, deixo um bom texto sobre os critérios científicos e legais de análise do suicídio: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5670

Já é um bom começo.

Espero ter contribuído.

2006-10-17 22:05:00 · answer #2 · answered by Dickman 2 · 0 0

ruína ou desgraça que se procura espontaneamente ou por falta de juízo.
Ou por falta de carinho amor atenção sencibilidade!!!!!!!

2006-10-17 21:44:40 · answer #3 · answered by Cleriston r 1 · 0 0

Suicídio (do latim sui caedere, matar-se) é um ato que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida.

Define-se suicídio como a atitude individual de extinguir a própria vida, podendo ser causada entre outros factores por um elevado grau de sofrimento, que tanto pode ser verdadeiro ou ter sua origem em algum transtorno afetivo, transtorno psiquiátrico como a psicose aguda (quando o indivíduo sai da realidade, porém não o percebe) ou a depressão delirante. Em todos os três casos, a probabilidade de atitude tão extrema é consideravelmente potencializada se houver uso continuado de drogas e de bebidas alcoólicas.
A desenhista de história em quadrinhos Louise DuChevalier (2005) sofre de depressão nervosa e transtorno bipolar. Grafite sobre Eucatex sujo, riscado e sulcado.
Ampliar
A desenhista de história em quadrinhos Louise DuChevalier (2005) sofre de depressão nervosa e transtorno bipolar. Grafite sobre Eucatex sujo, riscado e sulcado.

Um amplo espectro da sociedade trata o assunto sob o véu do tabu, ou seja: um tema sobre o qual devem-se evitar maiores aprofundamentos teóricos ou acaloradas discussões. No entanto, o suicídio pode ser considerado um problema de saúde pública, na medida que em países onde a estatística é utilizada como ferramenta no auxílio de melhor visualização da realidade social, como nos Estados Unidos, são elevados os índices de mortes por suicídio e muito maiores os números referentes às tentativas infrutíferas.

As reações ao suicídio variam de cultura para cultura. O ato é considerado um pecado em muitas religiões, e um crime em algumas legislações. Por outro lado, algumas culturas vêem tal ato como uma maneira honrosa de escapar a situações vergonhosas ou desesperadoras, como no caso do seppuku japonês. As pessoas que tentam o suicídio, com ou sem sucesso, deixam geralmente um bilhete para explicar tal ato, o que comprova que o suicídio é, de uma maneira geral, um ato premeditado. Suas causas psíquicas ainda permanecem desconhecidas, mas está associado principalmente a quadros depressivos.

Há uma frase célebre sobre o tema do filósofo Albert Camus: "O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo"

2006-10-17 21:43:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

acto ou efeito de suicidar-se,morte dada a si mesmo ,ruina desgraça que se procura espontaneamente ou por falta de juizo.,arruinar-se por culpa própria .

2006-10-17 22:00:24 · answer #5 · answered by anjo 2 · 0 1

O Significado de Desespero e o Problema do Suicídio em Paul Tillich ... palavra, segundo ele, significa "sem esperança" expressando "o sentimento de uma. situação da qual não existe .

2006-10-17 21:44:41 · answer #6 · answered by lina 1 · 0 1

VOCÊ ACABAR COM A SUA PRÓPRIA VIDA !

2006-10-17 21:44:09 · answer #7 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 1

Ato malicioso de matar a si proprio.

2006-10-17 22:05:45 · answer #8 · answered by budddy 2 · 0 2

sui = si mesmo e caedes: ação de matar (morte)

Ao pé da letra significaria "morte de sí mesmo"

Ato de por fim a própria vida

2006-10-17 21:54:17 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

ação ou efeito de suicidar-se; matar-se; aniquilar-se; por um fim à sua própria vida. ato insano no qual o ser humano acredita e se ilude achando que colocará um fim em sua vida, porém se engana àqueles que vêem desta forma,pois, mata-se o corpo mas, não mata a alma ou o espírito, que continua mais vivo do que nunca. bjs! muita paz!

2006-10-17 21:49:45 · answer #10 · answered by Mari 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers