Por que se acham que são superiores por isso.
Mas na verdade só seriam doutores quando eles façam o doutorado em suas respectivas matérias.
Não são doutores, são advogados ou médicos.
2006-10-17 14:33:09
·
answer #1
·
answered by Os Okampas 7
·
13⤊
0⤋
Atualmente, Doutor, é somente aquele que defendeu tese em doutorado (o máximo grau acadêmico em qualquer área).
Doutor tem origem etimológica nas palavras latinas "doctor" e "docere" (ensinador e ensinar, respectivamente) e historicamente era o título dado às pessoas com o máximo de estudo, que coincidentemente na época, eram os pouquíssimos que estavam na Universidade.
À época, em regra, os médicos eram as pessoas com mais estudo, o que de certa forma, fundamentaria o "doutor" para os que até então, tinham um estudo muito acima da grande maioria.
Os advogados, se baseiam em um decreto imperial de 1º de agosto de 1825, que criou os cursos de Ciências Jurídicas no Brasil, conferiu aos advogados o título de doutor e, por não ter sido expressamente revogado, ainda estaria em vigor (!!!). Alegam ainda, que o exercício da advocacia os faz defender teses diariamente...
O fato, é que em ambos os casos, acabou se tornando um costume e uma forma de demonstração de respeito... existe também aquela cultura de que doutor é quem usa terno: "Dotô! Posso dar uma olhada no carro?"
Sou formado em direito e defendo a idéia de que DOUTOR MESMO, É QUEM FAZ DOUTORADO!
Mas, sem querer diminuir a grandeza do título de doutorado, não vejo porque criar tanto auê (vide vários sites e comunidades no orkut) à respeito. Só acho um absurdo tremendo, quando a pessoa sem ter doutorado, EXIGE que seja chamado de Doutor.
2006-10-17 21:57:55
·
answer #2
·
answered by Linow 3
·
0⤊
0⤋
Quem é formado em Medicina tem todo o direito de dizer que é Doutor. Já que ele ralou muito para chegar ao final do curso da graduação. E no amplo sentido da palavra DOUTOR seria mais uma questão figurativa, na “teoria”. Já que para ser DOUTOR tem que cursar um doutorado. Não é assim como a maioria dos que cursam e formam-se em Direito se acham o doutor. à um ledo engano.
2006-10-17 21:52:30
·
answer #3
·
answered by kranicola 3
·
0⤊
0⤋
Doutor. (ô) [Do lat. doctore.]
Substantivo masculino.
Aquele que se diplomou numa universidade. Médico, esculápio:
Exemplo:A doente sentiu-se melhor após a visita do doutor.
Homem muito douto; sábio; erudito. (AURÉLIO)
Se informe 1º antes de perguntar, São chamados de bacharéis quando não fazem OAB, depois que prestam concurso para OAB, são chamados de ADVOGADOS.
E Doutor é um título dado a muitos séculos, afinal fazem 5 anos de faculdade, e quando bem exercida é uma profissão muito bonita.
Vou complementar depois que li as respostas acima.
E vi que não é so voce que não sabe disso, até de "estagiários" e bacharéis, os médicos foram chamados, (bacharel, não é usado pára médico), estou achando que tem muita gente ou não teve condições de estudar ( o que é uma pena) ou não quiseram, e me cheirou um pouco a INVEJA.
2006-10-17 21:44:07
·
answer #4
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
Pessoal, isso é simples, porque médicos e advogados mesmo que apenas bacharéis devem ser tradados como Doutores.
Não por estudar muito ou pouco, pela faculdade ser cara ou barata, pois quando você se forma você recebe esse título, independente de doutorado.
Mas até onde eu sei são só esses dois.
É simplesmente o tratamento correto que com certeza teve ter fundamento histórico.
2006-10-17 21:41:00
·
answer #5
·
answered by Júlio César 1
·
0⤊
0⤋
mas, todos que fazem doutorado são doutores.
Não são eles que se acham.
è o título que as pessoas lhes dão
2006-10-17 21:40:40
·
answer #6
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
0⤋
No Brasil você está por fora, em relação a sua explanação é até obvia, pior é quem tem o poder aquisitivo maior, sem um curso universitario, muitos casos até semi-analfabetos, quando entra ou sai de seu carrão é intitulado de Dr.
Quanto aos formandos em direito e médicina, concluiram o curso superior. Preço do povo mal informado, culpo esta imprensa que só divulga besteiras.
2006-10-17 21:38:34
·
answer #7
·
answered by itamar.franca 6
·
0⤊
0⤋
Vc tem toda razão isso ja é mania do povo de chamar todo mundo de doutor só porque fez faculdade qualquer area quem fizer doutorado será um doutor eu acho que é isso.......
2006-10-17 21:36:16
·
answer #8
·
answered by Vanir 4
·
0⤊
0⤋
Quanto ao médicos, não sei. Mas os advogados receberam esse título do imperador D. Pedro II, através de um Decreto que determinava que todo da lei receberia o título de Doutor. E, isso, obviamente, perdurou-se pelo tempo.
Convenhamos, também, que, na época, não existiam as especializações de atualmente; assim, os formados em Direito eram as pessoas que possuíam o último e mais alto grau acadêmico conferido por uma universidade ou outro estabelecimento autorizado para isso, portanto, doutores.
Mas não quer dizer que seja algo pelo todos nós briguemos ou pelo qual queiramos nos impor - digo nós porque sou advogada -; eu, por exemplo, não faço a mínima questão de ser chamado por Doutora, Senhora, Senhorita ou Você, o importante é que haja respeito no tratamento, seja ele da parte de quem for.
2006-10-17 21:35:54
·
answer #9
·
answered by Amanda L 2
·
0⤊
0⤋
Ótima pergunta!
Os médicos estudam muito? Claro! Assim como os Biólogos, Arquivistas, Bibliotecários, Jornalistas, Cineastas, Intépretes/Tradutores, Publicitários, Enfermeiros, Assistentes Sociais, etc etc etc que fizeram exatamente o mesmo ensino superior, claro que cada um na sua área!
Vcs sabem quanto tempo leva uma pessoa para ser verdadeiramente Doutora?? Anos e mais anos!
Acho que essa "auto intitulação" vem da ignorância dos séculos passados.
Quando uma pessoa que fazia uma faculdade era realmente tida como mais importante que as outras que mal sabiam ler, então, elas eram Doutores....
2006-10-17 21:35:45
·
answer #10
·
answered by Carol R 2
·
0⤊
0⤋