" É um dos processos mais antigos utilizados na conservação dos alimentos. Foi e é ainda, bastante utilizado na conservacao de carnes sendo o ingrediente essencial na sua cura. no processo de curaocorrem modificacaoes na carne que afetam sua coloracao, conservacao, aroma sabor e textura, devidas a adicao de agentes de cura. os principais agentes de cura sao: o sal comum (cloreto de sodio), nitrato e nitrito de sodio, acucar e condimentos.
o sal nao so eh utilizado na conservacao de origem animal, como carnes e derivados do leite (queijo, manteiga) como tambem na conservacao de produtos de origem vegetal, como chucrute, pepinos e azeitonas. mas a sua maior importancia pratica está na conservacao de carnes e produtos derivados.
apesar de ter sido usado inicialmente com o objetivo de conservacao de carnes, hj em dia seu objetivo principal é fornecer um produto caracteristico pelo seu aroma e sabor. a eficacia desse processo e de numerosas variantes que aparecem posteriormente é devida ao aumento da prassao osmotica e aconsequentemente a diminuicao da atividade aquosa afetando assim o crescimento miicrobiano".
espero que tenha ajudado, tirei do livro que tou estudando.
2006-10-17 15:58:35
·
answer #1
·
answered by curiosa 1
·
0⤊
0⤋
O sal remove a água dos alimentos, desidrata completamente os alimentos citados. Os fungos e bactérias necessitam de água para se reproduzir, e é claro, estragar tudo. Como não há água disponível para eles, eles não vão para a frente.
2006-10-17 13:42:53
·
answer #2
·
answered by Cientista 7
·
1⤊
0⤋
Na verdade qualquer coisa pode ser conservada no sal.
Antigamente quando não existiam geladeiras, as pessoas secavam as (principalmente) carnes ao sol, e depois armazenavam no sal para que não estragasse, pois o sal retira toda a humidade do alimento.
Mas até então, hoje em dia esses alimentos ainda são conservados assim talvez por costume.
2006-10-17 13:37:08
·
answer #3
·
answered by Tiago 2
·
1⤊
0⤋
Antigamente, se transportava carnes e peixes através de navio pelo oceano, e como a parte de baixo dos cascos eram reservadas para a tripulação, esses alimentos eram condicionados em cestos amarrados na parte de cima do navio, e quando o mar ficava agitado, as ondas ficavam maiores e mais fortes e acabavam por molhar toda a embarcação inclusive os cestos com os alimentos, o mar ficava calmo novamente e o ol secava toda a parte de cima do navio. Com a observação dessas pessoas descobriu-se que havia algo na água do mar que impedia que os alimentos estragassem. Repetiram esse processo ate chegar ao ponto que os sais presente na água do mar ajudavam a secar os alimento e preservá-los. Contudo que nao adianta apenas colocar sal em um alimento para preservá-lo, pois o sal fará com que o alimento perca água (dá onde vem o nome carne seca), mas se ficar em um local fechado, que não seja abafado e que não possua ventilação (exemplo: potes dentro de armários) esse alimento poderá estragar devido ele ainda permanecer úmido.
Outro fator é que aumenta-se a quantidade de sal criando um ambiente onde os microorganismos não conseguem sobreviver, mas existe microorganismos muito resistentes, por isso a necessidade de auxiliar com a secagem dos alimentos, pois sem água não há vida. O que realmente faz com que os alimentos sejam preservados é a união das duas ténicas.
2006-10-18 06:41:56
·
answer #4
·
answered by Grenfell 2
·
0⤊
0⤋
pertences do porco? as partes intimas do porco?
O sal desidrata as carnes , e as carnes desidratadas conservam-se por mais tempo. Ou então podem-se secá-las ao sol : carne de sol, carne seca.
Ou então carnes defumadas.
Onde não há geladeira, é a solução.
2006-10-18 05:33:39
·
answer #5
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
Eu conheço três métodos que eram usados para conservar os alimentos.
Um deles você citou, que é o sal. O sal desidrata os alimentos e evita a proliferação de fungos e bactérias.
O mesmo princípio pode ser empregado na fabricação de geléias e doces, mas usando a alta concentração de açucar em vez do sal.
Outro método, utilizado principalmente com carne de porco, era guardar a carne já frita ou cozida e enterrada em banha. Dessa forma, na hora de comer era só esquentar, a banha derretia e a carne estava pronta. (antes da geladeira valia tudo)
Um exemplo do uso do sal ainda hoje como conservante é a fabricação de salames e lingüiças. São feitos de carne crua moída, temperada e muito salgada.
2006-10-17 14:44:30
·
answer #6
·
answered by Sergio F 3
·
0⤊
0⤋
durante muito tempo o sal era a unica forma de conservar as carnes pois ele torna o meio tao higroscopico q impede a formaçao de colonias de bacterias e fungos, hoje porém existem maneiras mais eficientes de conservar os alimentos portanto carnes salgadas foram incorporadas ao nosso cardapio
e se tornaram parte de nossa cultura alimentar
2006-10-17 13:39:37
·
answer #7
·
answered by ze colmeia 3
·
0⤊
1⤋
para que dure mais
2006-10-17 13:39:29
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋