A eletricidade estática ocorre pelo acúmulo de cargas elétricas em uma determinada superfície, geralmente mediante a aplicação de atrito nesta superfície.
De maneira bem simples, a experiencia de se pentear os cabelos e aproximar o pente de pedacinhos de papel que são atraídos é uma demonstração clara deste tipo de eletricidade.
Ao andar-se sobre um carpete, podemos acumular eletricidade estática da ordem de alguns milhares de volts (daí geralmente pode-se perceberr uma faísca e sentir um pequeno "choque" ao encostar-se em algo metálico).
Os "milhares de volts" não podem nos matar porque a quantidade destas cargas é pequena e insuficiente para provocar parada cardio-respiratória.
Abraço !
2006-10-17 13:14:48
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
É o acumulo de elétrons num corpo.
2006-10-17 20:11:33
·
answer #2
·
answered by Antonio G 4
·
1⤊
0⤋
A eletricidade estática é a carga elétrica num corpo cujos átomos apresentam um desequilíbrio em sua neutralidade. O ramo da física que estuda os efeitos da eletricidade estática é a Eletrostática.
O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente. Quando existem menos elétrons que prótons, o corpo está carregado positivamente. Se o número total de prótons e elétrons é equivalente, o corpo está num estado eletricamente neutro.
Existem muitas formas de "produzir" eletricidade estática, uma delas é friccionar certos corpos, por exemplo, o bastão de âmbar, para produzir o fenômeno da eletrização por fricção.
2006-10-17 23:37:22
·
answer #3
·
answered by ZA / FA 5
·
0⤊
0⤋
Electricidade estática é a electricidade latente em todos os corpos, que se movem no ar e na água!
O atrito com o ar e com outras coisas originam-na!
Já tomou banho numa banheira com cortinados de plástico? eles tendem a colar-se no nosso corpo, por causa da estática que temos! Já tirou o celofane de um maço de cigarros? Ele tende a ficar agarrado aos nossos dedos por causa da estática!
Já viu um camião de transporte de combústível com uma corrente de ferro a arrastar no chão ? Se essa corrente não existisse o camião explodia por causa da estática!Se for por gasolina no seu carro, não volte a entrar nele depois de estar a abastecer e voltar a sair para tirar a mangueira, sem primeiro tocar com as suas mãos no chão, se não fizer isso a sua elecricidade estática pode incendiar a mangueira e o carro!
2006-10-17 23:23:15
·
answer #4
·
answered by jose b 4
·
0⤊
0⤋
ai mano tá ai........
A Eletrostática estuda os fenómenos elétricos resultantes das cargas elétricas em repouso.
A Eletrostática já era conhecida na Grécia Antiga. No entanto, os primeiros estudos experimentais que levaram à compreensão dos fenómenos elétricos só se iniciaram nos finais do século XVI pelas mãos do médico inglês William Gilbert e foram continuados no século XVII por outros cientistas curiosos de compreender os fenómenos de atração de uns corpos por outros previamente fricionados.
De facto, uma das formas de "produzir" eletricidade é fricionar certos corpos (eletrização por frição).
Já no século XVIII, em 1733, o francês Du Fay descobriu a existência de duas formas de eletricidade diferentes. Chamou a uma vítrea ( a originada em certas substâncias, como o vidro) e a outra resinosa (a originada em certas substâncias, como a resina). Em 1753, o inglês John Canton descobriu que o vidro pode produzir as duas formas de eletricidade, dependendo do material usado para o fricionar. Por isso, as designações vítrea e resinosa foram substituídas por positiva e negativa, respetivamente. O vidro fricionado com lã fica eletrizado positivamente e com flanela, negativamente. A resina fricionada com lã fica negativa e com uma folha de metal fica positiva.
+ _ + _
_ + _ +
+ _ + _
_ + _ +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
_ _ _ _
_ _ _ _
_ _ _ _
_ _ _ _
corpo não electrizado
corpos electrizados
Outra forma de produzir eletricidade é tocar num corpo não eletrizado com outro eletrizado (eletrização por contato).
+ _ + _
_ + _ +
+ _ + _
_ + _ +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
Uma outra maneira de eletrizar um corpo é por indução ou por influência, o que se consegue aproximando o corpo eletrizado do corpo não eletrizado (ou vice-versa), sem o tocar.
+ _ + _
_ + _ +
+ _ + _
_ + _ +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
_ _ + +
_ _ + +
_ _ + +
_ _ + +
+ + +
+ + + +
+ + + +
+ + + +
Diversas EXPERIÊNCIAS comprovam estes fenómenos.
2006-10-17 20:13:50
·
answer #5
·
answered by João Verovictor 2
·
0⤊
0⤋