English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-17 12:54:49 · 29 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Ciências da Terra

Ainda não tive a resposta correta,por favor continuem tentando.

2006-10-25 04:06:55 · update #1

29 respostas

COMPLEMENTEI MINHA RESPOSTA. ESPERO QUE LHE ATENDA. ABRAÇO !!!

Há mais de 500 milhões de anos um primeiro vertebrado surgia na natureza. Foram encontrados fósseis desse ser. Ele foi denominado Pikaia, e apresentava uma coluna vertebral extremamente simples.

O Pikaia deu origem às formas vertebradas. Inicialmente as mais básicas, depois os dinossauros e depois animais mais evoluidos (inclusive o homem).

O maior indício disto é observarmos o crescimento de um feto: na fase inicial se assemelha a um pequeno "girino" (aliás, a semelhança com o Pikaia é assombrosa), com a coluna vertebral sendo formada logo no início. Depois toma formas muito similares à dos peixes (inclusive apresenta cauda) e só depois de muitas semanas começa a tomar efetivamente a forma de uma criança. Praticamente todos os animais apresentam esta forma evolutiva, que na verdade são fases que não foram abandonadas no decorrer do tempo desde a criação, mas sim evoluidas e tornadas mais complexas. Em suma, todos descendemos do Pikaia, de uma maneira ou de outra.

É fato que o homem também sofreu evolução como todos os outros animais. Mas então o que diferencia o homem do macaco, por exemplo? a inteligência sem dúvida é a primeira (e óbvia) diferença. Em termos genéticos, somos muito semelhantes aos símios (99,9%).

O homem, em determinada época, começou a consumir carne de pequenos animais. Mudanças no clima e falta de alimentos rasteiros levaram-no a esta decisão.

Inicialmente esta carne era consumida crua, o que levou a nossos antiquíssimos ancestrais a terem as mandíbulas muito fortes e grandes, Em contrapartida, o cérebro ainda era menor, e limitava a inteligência que já começava a se desenvolver. O consumo de carne aumentou as doses de ferro e assim melhorou a oxigenação para o cérebro, fator que ao longo de milhares de anos foi melhorando a capacidade cerebral.

Esta evolução encontrou seu ápice quando o homem descobre o fogo, e com ele ganha domínio sobre a natureza. Agora ele podia combater predadores dos quais antes ele tinha que se proteger. E mais: agora podia consumir carne assada. A carne assada apresenta melhor digestão, permite que ele coma maior volume de carne, e com isso ocorrem dois efeitos:

1) a mandíbula gradualmente, ao longo do tempo, vai diminuindo, pois a carne assada já não exigia mandíbulas tão fortes, por ser mais facilmente mastigável;

2) o cérebro vai aumentando ainda mais seu tamanho e capacidade, pela maior oxigenação do mesmo, pela maior presença de ferro no sangue, devido ao maior consumo de carne.

estas condiçoes propiciaram o aparecimento do Homo Sapiens, como hoje é conhecido. Seu cérebro é uma evolução dos seus ancestrais, tem um tamanho bem maior também. Mas algumas coisas permanecem: o que percebemos hoje em dia quando um bebê agarra-se ao peito da mãe durante a mamada, remonta aos nossos ancestrais macacos, cujos bebês seguravam na pelagem da mãe para se fixar melhor e mamar.

Bem, mas após escrever tudo isso, cabe uma consideração: talvez você espere uma resposta completamente baseada no que está na Bíblia (teoria criacionista). Sobre isso, tenho a lhe dizer o seguinte:

Sou evangélico também, mas nem por isso podemos fechar os olhos à verdade. Estudo a bíblia, e a mesma usa muito linguagem figurada (até porquê se você escrevesse a bíblia de maneira científica ninguém entenderia, e Deus não queria isso para o homem).

Entendo que Deus criou o mundo sim ... e que os sete dias são uma linguagem figurada..., mas nem por isso deixa de ser verdadeira. "Sete dias" seria o tempo desde o "big bang" até o aparecimento do homem na terra. Só isso ! é bastante razoável quando pensamos em uma escala de tempo infinita !

Se Deus criou o mundo, ele o fez dentro do nosso entendimento, racionalmente. Como estamos todos fazendo aqui discutindo esta questão, é exatamente isso que ele quer: que aprendamos e admiremos esta tamanha obra ! isto está na bíblia.

Afinal, porquê Deus, que quer tanto que entendamos sobre ele e o obedeçamos, iria querer esconder de nós a real maravilha da sua criação ?

Ser crente, sim... mas não ficar alheio à verdade que se descortina é importante. E lembremos: Os ensinamentos de Deus e de seu filho Jesus são verdadeiros, e eternamente serão.

Abraço !

2006-10-17 13:08:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Claro, claro... não sabemos de nada!! Somos quase como o Lula! Não sabemos explicar quem criou o ser humano tanto quanto não sabemos explicar quem criou o cachorro, ou o gato; ou quem sabe o dedinho perdido do Lula. Não sabemos de nada! Quem lê a bíblia, obviamente, sabe de tudo não é? Sabe que uma reação entre um ácido e uma base resultará em sal e água? Sabe, talvez, que o corpo humano seja formado de células, que se originam de outras células e que, por sua vez, começam a se originar a partir de um óvulo e um espermatozóide? Ah, claro, sem contar que a bíblia explica com detalhes íntimos como ocorre a replicação do material genético, e não nos esqueçamos de toda a explicação acerca da formação do universo e dos planetas, a constituição da matéria e toda a física quântica das subpartículas; afinal, a bíblia é O livro de Deus, e lá deve ter explicado toda sua obra, não é?

Ora, vamos, minha senhora!! Para quê serve o cérebro que Deus lhe deu? Para negar toda a magnitude, complexidade e sutileza de Sua obra, como se tudo acontecesse num piscar de olhos?! Para ler as escrituras sem ao menos analisá-la de forma correta e em conjunto com as evidências?! Ou a senhora acredita que nós, cientistas, somos seres do "demônio"? Não acreditas que Deus nos deu inteligência para desvendarmos sua obra? Leia o capítulo 8 dos livro dos Provérbios, por favor. Leia e reflita bastante antes de querer criar mais divergência entre os cristãos e o mundo da ciência. Einstein uma vez disse: "a ciência sem a religião é incompleta, e a religião sem a ciência é cega". Então, por favor, não negue a majesticidade da obra de Deus por não ter conhecimento suficiente sobre o que diz, Ele não deve alegrar-se disso.

2006-10-18 18:56:49 · answer #2 · answered by Syaoran 3 · 1 0

Suponha que uma moça engravida de um rapaz e ele não assume. Ela move um processo para que ele pague a pensão da criança já nascida. É preciso provar a paternidade dele. O que se faz? Hoje, um exame de DNA, comparando o da criança como o do rapaz.

A Genética, acessível até a uma moça infeliz na escolha do parceiro, é uma ciência e ela já diz muito de como nós nos tornamos a espécie humana.

Neste momento, examinamos o genoma - o código genético - e vemos que há poucas diferenças,por exemplo, entre ratos e humanos.

Os replicadores - essas estruturas que geram cópias de si mesmos como é o caso do DNA - são a chave para a compreensão da vida, do ponto de vista da ciência.

A prova está em você: seus genes são herdados de seus pais. Se você precisar de um transplante crítico, os humanos mais parecidos com você estão em sua própria família.

A combinação entre a teoria da evolução e a genética mostram em boa parte de onde viemos e ainda persistem muitos mistérios. Talvez a ciência possa desvendá-los, talvez não. Alguns a ciência nunca vai desvendar: parece que nunca poderemos, como humanos, viajar no tempo, nem para o passado nem para o futuro.

Parece-me que você quer desafiar a ciência para provar algo de sua fé. Mas fé não é teoria científica. Precisamos do Carbono 14 para provar que aquele pedaço de papel amarelado, com uma escrita antiga, é uma cópia da Bíblia na qual muitas pessoas crêem. Na dúvida, é a ciência quem nos diz qual versão da Bíblia é mais próxima dos textos antigos. Se duvidarmos da ciência, teremos que duvidar da autenticidade de todas as bíblias e de todas cópias de bíblias que existem no mundo.

A ciência não sabe e nem pode saber tudo.

Nunca será capaz de prever o futuro. Nunca será capaz de me dizer o que é justo ou injusto por uma equação. Nunca conseguirá me dizer a quem meu coração vai amar por anos e anos. Não é disso que trata a ciência.

Há um livro chamado Contato, de Carl Sagan, em que ele fala das experiências completamente subjetivas que temos, que geram provas verdadeiras, mas apenas para nós, provas que não podem ser científicas, mas que ainda assim são verdades.

Esse livro foi transformado em filme: Contato, com Jodie Foster. Você vai gostar de assistir esse filme e ler esse livro. E de promover a paz entre as pessoas, porque esse sim é o grande desafio :)

2006-10-17 21:02:04 · answer #3 · answered by dumuz 4 · 1 0

Você está sendo iludida. Para mim está muito claro que não existe um alguém que criou, nem sequer é fruto do acaso, o ser humano apareceu de sucessivas e graduais evoluções estimuladas pela rigorosíssima seleção natural que matava todos os que não estavam aptos. Perguntam onde está o elo perdido, mas tudo são elos, não existe um ponto final, tudo pode ser melhorado e é um processo que ainda acontece, só que lentamente. Os cientístas sabem sim explicar como surgiu o ser humano. E ademais, evoluir de pouco em pouco é inclusive muito mais lógico e bonito que ter sido tudo inventado pela mente maluca de um ser mitólogico dito Deus.

2006-10-17 19:59:19 · answer #4 · answered by Antonio G 4 · 1 0

Deus criou tudo.

2014-05-21 16:30:05 · answer #5 · answered by Mary 7 · 0 0

concordo com o TeacherT, esta bem explicado.
a igreja condenou galileu por que viu que a terra girava em torno do sol e so aceitou depois que nao dava mais para negar isso.
e faz pouco tempo que ele foi absolvido. ridiculo.

2006-10-25 15:17:48 · answer #6 · answered by cybernetic_detective 1 · 0 0

Porque a maioria dos cientistas se baseiam no "evolucionismo" e não no "criacionismo".
É só ler a Bíblia no livro de Gênesis Capítulo 1, Versículo 27. Ali você obterá a resposta de quem crior o ser humano e como ele surgiu.
Aquilo que os cientistas não sabem explicar hoje, a Bíblia já explicou há muito tempo.

2006-10-25 15:05:39 · answer #7 · answered by tocantins23 2 · 0 0

Desafio a você! Por quê os religiosos não conseguem provar a existência de Deus?

2006-10-24 22:51:22 · answer #8 · answered by marmacbr 2 · 0 0

Olha essa eu nom sei,mais soh sei que eles naum acreditam na bíblia que é a resposta para todas as perguntas!

2006-10-24 22:43:20 · answer #9 · answered by PikenaSereia 1 · 0 0

pq eles não sabem de nada e fica inventando coisa,tipo big-bag que o homem vei do macaco etc.........

2006-10-24 19:10:59 · answer #10 · answered by biel.2 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers