Olha só...parábolas são histórias contadas com um fim educativo ou moral ou religioso. O Senhor Jesus, usava de parábolas porque não era para todos entenderem, ou seja, os doutores da lei, e os farizeus. Esta parábola diz respeito ao povo de Israel, Deus os escolheu, mas eles rejeitaram a Jesus, então Deus passou a buscar outros para participarem de seu reino.
2006-10-17 11:29:40
·
answer #1
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
A Bíblia foi escrita por pessoas que receberam o ensinamento de Cristo e foram instruídos pelo Espírito Santo, então eram Cristãos. A passagem narrada por São Mateus, no capítulo 22, nos leva a refletir sobre o destino do Reino dos Ceus. Deus criou o homem que se rebelou contra Ele e foi banido do Paraiso. Deus então por seu amor infinito, nos deu nova oportunidade enviando Seu Filho na forma humana, para nos dar as diretrizes para voltar a merecer o paraiso. Como diz a parábola, (comparação) todos são convidados, mas nós devemos estar de acordo com os ensinamentos para podermos entrar para o banquete. Não adianta tentar entrar de penetra, temos que estar em condições de merecer o convite. Os que foram convidados e não atenderam o chamado, foram "desclassificados" e deram lugar a outros.
Vem então no final a lição: "Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos". Por que?
Jesus Cristo veio para dar oportunidade a todos de se salvarem, porém, nos deu mandamentos a serem cumpridos, sem os quais a salvação é negada. Deus criou o homem e deu-lhe o livre arbítrio. Por causa do livre arbítrio, o homem escolheu a desobediência e perdeu o Paraiso. Cristo também conservou no homem o livre arbítrio. Ele não veio para salvar a todos sem distinção, mas somente aqueles que decidissem que queriam ser salvos e para isso deveriam cumprir as exigências do cumprimento dos dez mandamentos, que, segundo Jesus Cristo, eram resumidos em dois, "Amar a Deus, com toda a força da alma e todo o entendimento", e "Amar ao próximo, como a sí mesmo".
Fora isso, não há salvação.
Vale lembrar que nem Jesus Cristo deu ao homem alguma coisa de graça, pois o que é dado de graça não tem valor algum.
As curas tinham sempre um comprimisso a ser cumprido, vai lavar-se nas piscinas de Siloé, ou vai e apresenta-te ao sacerdote, os milagres sempre eram seguidos de uma obrigação e até o perdão dos pecados era seguido de uma observação, "Vai e não peques mais".
2006-10-17 20:12:53
·
answer #2
·
answered by Tio SAM 4
·
0⤊
0⤋
Nao ha como interpretar uma parabola dessas sem ser uma interpretacao Cristã. Tentarei dar a minha forma de ver.
Vers.2-7 Um rei preparou as bodas, mandou convidar muitos mas este nao quiseram ir, entao ele enviou exercitos que os destruiram.
Isto eh uma referencia aos judeus, O rei preparou o reino dos ceus para recebe-los, chamou-os atraves dos profetas mas muitos deles o negarao e nao quiseram ir. Entao ele enviou destruicao sobre os judeus.
vers 8-10 Em seguida o rei manda que tragam todos os que encontrarem pelo caminho.
Estes somos nós, como os judeus rejeitaram o convite do rei, ele estendeu o convite a todo o mundo para que quem quiser o aceite e vá a festa (no reino dos ceus)
vers 11-13 Um homem nao estava vestido adequado, e foi preso e lançado no fogo.
Este é o julgamento final, todos fomos convidados e devemos ir com as vestes brancas, limpas das coisas deste mundo. Aquele em que for achado com as vestes sujas do mundo sera afastado dos demais e sera lancado fora do reino celestial.
vers. 14 - Muitos sao chamados, mas poucos, escolhidos.
Novamente lembra que todos nós fomos chamados, mas apenas os que responderem ao chamado com preparacao correta de coracao, podera permanecer.
2006-10-17 18:27:41
·
answer #3
·
answered by rilvete r 5
·
0⤊
0⤋