English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-17 09:31:36 · 15 respostas · perguntado por Sheyla I 1 em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

15 respostas

PEDRA NOS RINS: Pedras no sistema urinário são também chamadas cálculos ou litíase. Representam cristais que se depositam no interior dos rins e acumulam-se de tal maneira que formam pedras de tamanhos variados. Estes cristais geralmente estão presentes na urina de todos nós, mas permanecem dissolvidos na mesma. Nos indivíduos que produzem cristais em excesso ou consomem pouca água, os cristais ficam muito concentrados na urina e comeam a se depositar no interior do rim, dando origem aos cálculos. Uma pedra nos rins pode crescer por meses ou anos antes que cause qualquer sintoma.

Pedras nos rins podem causar sintomas de dor intensa ou serem assintomáticas. Mesmo quando não causam sintomas são preocupantes pois podem predispor a infecções ou causar perda da função do rim. Assim, todo paciente com cálculo renal deve procurar um urologista para orientar-se sobre a necessidade de tratamento. Os cálculos renais são muito frequentes e acometem principalmente os adultos (20 a 60 anos). Homens são mais acometidos que mulheres e indivíduos que tenham familiares com pedra nos rins têm mais chance de desenvolver cálculos. Diversos outros fatores podem associar-se a uma maior chance de desenvolver cálculo renal. Entre eles vale mencionar o tipo de alimentação, doenças metabólicas, infecções, doenças intestinais e outras.
Diferentes cristais podem ser causadores de pedras nos rins. Os mais frequentes são os de oxalato e fosfato de Cálcio, ácido úrico, estruvita (associado a infecções urinárias) e cistina. Muitas vezes os cálculos são formados por uma mistura destes cristais. A importância de saber a composição do cálculo em um paciente é que a partir desta informação pode-se elaborar mais adequadamente uma estratégia de tratamento e prevenção de novos cálculos.

Os sintomas típicos de cálculos renais são a dor lombar intensa, geralmente em cólica, muitas vezes associada a alterações da urina (urina avermelhada pela presença de sangue-hematúria), náuseas e vômitos. Alguns pacientes podem ter dificuldade para urinar. Muitos pacientes com crise de cólica renal necessitam ir ao pronto-socorro para receber tratamento para a dor. Alguns pacientes podem, entretanto, apresentar sintomas muito leves ou mesmo permanecerem assintomáticos.

O diagnóstico é confirmado por exames de imagem como raios-X, ultrassom e tomografia. Exames de urina e sangue podem ser necessários para ajudar no diagnóstico e avaliar outros aspectos associados.

O tratamento dos cálculos renais depende de um grande número de fatores. Inicialmente é importante considerar os sintomas do paciente, o tamanho da pedra e sua localização. Pacientes com poucos sintomas e pedras pequenas geralmente não requerem tratamento imediato pois podem eliminar espontaneamente a pedra. Por outro lado, em pacientes com muita dor e cálculo de grande volume (em quem a chance de eliminação espontânea é baixa) está indicado algum tratamento para eliminação da pedra. Outros aspectos importantes a se considerar são a presença de infecção urinária associada e a função dos rins.

O tratamento dos cálculos renais evoluiu muito nos últimos 20 a 30 anos. Com o surgimento da litotripsia extracorpórea (que os leigos muitas vezes chamam de raio Laser ou explosão) e de técnicas cirúrgicas endoscópicas (que permitem a retirada dos cálculos sem corte) a grande maioria dos cálculos que requer tratamento podem ser retirados com segurança e sem a necessidade de cirurgias convencionais. A escolha do tipo de tratamento para cada paciente depende de diversos fatores e o paciente participa junto com o urologista na escolha do tratamento mais apropriado para o seu caso. Entre os fatores mais importantes nesta escolha destacamos o tamanho do cálculo (pedras grandes podem requerer um número muito grande de sessões de litotripsia-explosão) a sua localização (pedras localizadas em determinadas partes do rim ou ureter respondem mal ao tratamento com explosão) e sua composição (sabe-se que dependendo da composição do cálculo ele pode ser muito resistente à explosão).
Pacientes que já apresentaram cálculo renal uma vez possuem um risco elevado de apresentarem um novo cálculo no futuro. Por este motivo, após o tratamento devem ser investigados para se determinar a razão de terem formado o cálculo e, a partir daí, instituir medidas para minimizar a chance de recorrência.
Discuta com seu urologista estes e diversos outros aspectos relacionados ao diagnóstico, tratamento e prevenção dos cálculos renais.

2006-10-17 09:34:09 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

confira em http://www.tratamento-natural.com/corpo/tratamento-natural-das-pedras-nos-rins/

2017-04-03 13:02:34 · answer #2 · answered by Madeira Holidays 4 · 1 0

Eu tomei, e tomo sempre que tenho cólicas chá de Uva Ursina, tb chamada de Uva Ursi ou Uva Ursini, encontrada em lojas da flora medicinal. Mas, uma chegada ao urologista é indispensável!!!!!!!!!!!

2006-10-17 09:41:05 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

o indicado por um médico

2006-10-17 09:38:54 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

pedra no "rim"... bem, acho que deve ser whisky do "bom".

2006-10-17 09:35:08 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Existem varios tipos.Desde laser, cirurgias,bastante líquidos..Quem vai te indicar melhor é um nefrologista.

2006-10-17 09:33:24 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

o melhor tratamento é procurar um medico especialista , não esquece que de medico e de louco todo mundo tem um pouco...existem varias formas , desde remédios a ultra sóm , mas so um medico pode te indicar o mais adequado para o teu caso,

2006-10-17 10:29:57 · answer #7 · answered by leonardo 6 · 0 1

CHÁ DE QUEBRA PEDRA.
Tenho 24 anos e já tive mais de 12 pedras nos rins. Sempre me falaram disso e os médicos falaram que era "crendice". Obs. MEU PAI ERA MÉDICO E FALAVA A MESMA COISA.

Um dia, uma empregada me deu e eu fiquei sem graça de não tomar. CONCLUSÃO: Em dois dias, saíram 3 pedras, sendo duas do tamanho de um caroço de feijão.

Sei que a DOR É INSUPORTÁVEL, por isso, FAÇA ISSO!!!!
Fiz duas cirurgias, coloquei pra fora umas 8 pedras (foras essas que foram as últimas). Cansei de ir para o PS, com cólica.

Agora bebo esse "troço" regularmente.

2006-10-17 09:39:06 · answer #8 · answered by pelé_poker 3 · 0 1

Você tem que seguir orientações médicas, mas é bom tomar muito líquido diariamente, quanto mais melhor. Alguns chás também possuem um efeito benéfico como o da raiz da quebra pedra e o do folha do abacate. Há também um tratamento em que o paciente é submetido a ondas magnéticas que destroem a pedra, facilitando que os fragmentos sejam expelidos e evitando uma intervenção cirúrgica. Espero que seu caso seja simples de resolver.
Beijos

2006-10-17 09:38:38 · answer #9 · answered by anynha 3 · 0 1

Depende muito, em ultimo caso, a litotripsia, que é:estourar a pedra com vibrações de ultra-som.
Se estiver só no começo, siga as instruções de seu médico e ingira muito líquido !

2006-10-17 09:34:27 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

Tome azeite puro e beba muita água. O melhor é fazer uma cirurgia. Hoje é feita por videolaparoscopia. Tive cálculo na vesícula e doeu muito. A cirurgia é muito tranquila (você fica apenas um dia no hospital). Faça, antes que você tenha uma crise!

2006-10-17 09:34:05 · answer #11 · answered by Peter Punk 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers