Sou contra, porque uma pessoa negra tem toda a capacidade de entrar numa universidade sem cotas, além disso estas cotas podem aumentar o preconceito, pois alguma pessoa de mal gosto poderia dizer a um afrodescendente "vc só passou por causa da cota" e isso faria o estudante se sentir bem pior, o que o governo deve fazer é investir no ensino público, para que as pessoas de qualquer classe social possam entrar numa universidade.
2006-10-17 09:32:18
·
answer #1
·
answered by Paulinha 3
·
1⤊
0⤋
Sou totalmente contra e entendo que a criação de cotas é uma demagogia absurda. Ao instituir o sistema de cotas o governo simplesmente institucionalizou a prática do racismo. A meu ver também vai contra uma das mais cantadas normas que diz "todos são iguais , sem distinção de raça, cor, credo, etc. O mal do Brasil é que alguns pseudo-intelectuais, vivem na teoria e adoram o populismo. O certo seria investir sériamente na educação básica e na escola pública.
2006-10-17 17:48:50
·
answer #2
·
answered by Adir D 2
·
0⤊
0⤋
infelizmente e preciso ter cota para negro entrar na universidade isso para mim e um grande preconceito afinal o negro e inteligente e capaz de ser um profissional de sucessó como qualquer outra pessoa isso so no meu pais que vergonha mais os negros estão cada vez mais conquistando o seu lugar ao sol tanto no ramo profissional como intelectual religioso em se aceitar como São sem vergonha pois como afro descendente também digo a todos os preconceituosos olha vênci ve se consegue me olhar na cara e disser você e capaz de mover o mundo pois acredita em você própria com certeza
2006-10-17 17:47:44
·
answer #3
·
answered by ingrid p 1
·
0⤊
0⤋
Já respondi uma pergunta assim hoje. Aguarda um momento, que vou copiar e colar. Pronto.
Um mal necessário. O sistema de cotas é mais uma forma de racismo, sem sombra de dúvida. Todavia, os negros foram apenas libertos, sem que houvesse política de insersão social, já naquela época. Importaram trabalhadores italianos, mas sequer ofereceram oportunidade de trabalho aos ex-escravos. Tá, há quem argumente que eles não aceitariam, porque queriam mesmo é sair daquelas fazendas, onde viram e viveram tanto sofrimento. Ponderável, mas não se sustenta na medida em que não lhes foi explicado, nem sugerido o que fazer com a sonhada e justa liberdade. E esse é um mal que persiste, e que não tem solução aparente. É inegável que os negros têm menos oportunidades de trabalho, que não têm, ainda, acesso aos melhores empregos, a uma boa educação, etc, etc e etc. Quem discordar disso vive no mundo da lua, e daí não há condições para debater mesmo. Eu fiz faculdades em Universidades Federais, públicas, que deveriam ser para aqueles que não podem pagar para estudar numa particular. E se contar nos dedos os colegas negros, não encho sequer uma das mãos.
Nossa sociedade ainda é atrasada, preconceituosa. O sistema de cotas reflete exatamente isso.
2006-10-17 17:32:16
·
answer #4
·
answered by Aragorn 4
·
0⤊
0⤋
Sou totalmente contra, pq eles não melhores nem piores q nós, somos todos inteligentes e devemos disputar as vagas de igual pra igual. Não desmerecendo ninguem e nem criando preconceito de raça, cor e credo.
2006-10-17 16:40:38
·
answer #5
·
answered by m@musk-ruivinh@ 5
·
0⤊
0⤋
Só em haver cotas, no caso para os afrodescendentes, já é uma forma de discriminação. Afinal, não são capazes???
2006-10-17 16:37:55
·
answer #6
·
answered by Aninha 1
·
0⤊
0⤋
Não. Deveria ter cota então para amarelo, verde, turquesa e brancos (estes aliás tem uma cota de 80%. Aí pergunto aos afrodescendentes: é justo?) .
20% é o que os afrodescendentes acham que merecem, nada mais?
E Andréa: já constatou-se em pesquisa que a cota por renda tem maior aceitação da sociedade.
2006-10-17 16:13:13
·
answer #7
·
answered by vnath008 1
·
0⤊
0⤋
Sou super contra acho que cotas para os candidatos que vêm do ensino publico até é válido, porque eles concorrem com muitos filhinhos de papai que têm condições de pagar cursinhos caros. Vêm de escolas de elite e etc... O fato de um indivíduo ser afro-descendente não significa que ele não teve condições de estudar.Tem muito afro-descendente com muito boa situação financeira que estuda em bons colégios e etc...A raça não pode ser determinante. Até porque antes de haver esse negócio de cotas não tinha como saber se um candidato era negro, branco, indio, mulato, mameluco e por aí vai. Aliás, meu filho com 11 anos fez prova para o colégio militar aqui no Rio e ficou muito bem colocado mas não atingiu a pontuação para entrar. Se eu tivesse pago algum cursinho talvez ele tivesse conseguido e isso não tem nada a ver com raça.Acho que metade das vagas deveriam ser para que vem de escolas públicas e matade para escolas particulares. Isso sim seria legal.
Porque brancos e pobres acabam sendo sacrificados com menos chance de entrar na faculdade.
2006-10-17 16:11:33
·
answer #8
·
answered by Andinha 3
·
0⤊
0⤋
Totalmente contra.
A partir do momento que vc cria um sistema de cotas, vc já está discriminando determinada etnia ou classe social. Afirma-se desta forma que àquele grupo é inferior aos outros e que não tem capacidade de lutar de igual para igual com os outros.
Aliás, eu sempre fui contra a vestibular. As pessoas deveriam entrar na faculdade de acordo com o seu desempenho ao longo da vida discente.
As faculdades deveriam ser classificadas de acordo com seu nível de ensino. Se a pessoa foi um excelente aluno, entraria em uma faculdade conceituada no mercado e pelo MEC. Senão, entraria en outra de menos expressão.
Desta forma, acredito que todos teriam chance de entrar em uma universidade e seguir a carreira que tanto deseja!!
2006-10-17 16:10:46
·
answer #9
·
answered by Faninho 2
·
0⤊
0⤋
Sim, mas na constituição do Brasil tem um item que diz que todos somos iguais e devemos ter o tratamento igual sem discriminação, penso que esta lei discrimina os afrodescentes asim como discrimina o indio
2006-10-17 16:09:36
·
answer #10
·
answered by meloli 4
·
0⤊
0⤋