English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Somente sei que para detonar uma bomba H, como é conhecida, é necessária a detonação de uma bomba atômica..gostaria de saber mais sobre esse instrumento bélico. Desde já agradeço a cooperação.

2006-10-17 07:53:52 · 3 respostas · perguntado por jerrylimas2003 2 em Ciências e Matemática Engenharia

3 respostas

Fusão nuclear e bomba de hidrogênio
A fusão é o processo "contrário" à fissão, na medida em que átomos leves se unem para originar um mais pesado. Exemplo:

2,1H + 2,1H => 4,2He

deutério

A fusão de isótopos de hidrogênio, semelhante à que acabamos de equacionar, è responsável pela liberação de enormes quantidades de energia.
A energia liberada na fusão è bem maior que a de um processo de fissão, que é da ordem de 1 000 quilotons, isto é, 106 toneladas de TNT.
São exemplos de fusão nuclear a que ocorre espontaneamente no Sol, e em muitas estrelas, e a provocada na chamada bomba de hidrogênio.
A bomba de hidrogênio consiste na fusão nuclear de deutério, 2,1H ou 2,1D, e tritio, 3,1H, com liberação de energia equivalente á de 50 bombas atômicas. Para que essa fusão ocorra é necessário que se tenha altas temperaturas. Dai os processos de fissão serem usados para desencadear a fusão.

A fusão nuclear que ocorre na bomba H pode ser assim representada:

2,1H + 3,1H => 4,2He + 1,0n

Enquanto a fissão nuclear pode ser controlada nos reatores nucleares, permitindo a obtenção de energia de forma útil à nossa vida, o controle de fusão nuclear continua sendo objeto de pesquisa.

Como vimos, para se conseguir uma fusão nuclear, é preciso que sejam atingidas temperaturas altíssimas.

Por essa razão, em março de 1989, causou grande impacto a noticia da fusão a frio, veiculada pela imprensa internacional.

Desde essa época é freqüente aparecerem noticias controversas a respeito do experimento produzido pelos cientistas Fleischmann e Pons, da Universidade de Utah.

Alguns cientistas que tentaram repetir a experiência desses dois americanos manifestaram-se no sentido de valorizá-la como uma possibilidade importantíssima de obtenção de energia. Por outro lado, muitos pesquisadores têm criticado severamente os resultados da fusão a frio.

Bombas de fissão nuclear
São as que utilizam a chamada fissão nuclear, onde os pesados núcleos atômicos do urânio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves quando são bombardeados por nêutrons. Ao bombardear-se um núcleo produzem-se mais nêutrons, que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia. Estas são as historicamente chamadas "Bombas-A", apesar de este nome não ser preciso pelo fato de que a chamada fusão nuclear também é tão atômica quanto a fissão.


Bombas de fusão nuclear
Baseiam-se na chamada fusão nuclear, onde núcleos leves de hidrogénio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberam neste processo enormes quantidades de energia. Bombas que utilizam a fusão são também chamadas bombas-H, bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares, pois a fusão requer uma altíssima temperatura para que sua reação em cadeia ocorra.

2006-10-17 08:54:49 · answer #1 · answered by Pensador26 2 · 0 0

Sei nao.

2006-10-17 09:13:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

O funcionamento baseia-se em reações nucleares de fusão, isto é, dois átomos de hidrogênio se chocam com bastante energia e fusionam, transformando-se num átomo mais pesado. Na realidade não se trata de hidrogênio normal mas hidrogênio pesado (deutério). Nesta fusão há liberação de uma quantidade substancial de energia.
A fusão dos átomos de hidrogênio é o meio pelo qual o Sol e as estrelas produzem seu enorme calor. O hidrogênio no interior do Sol está comprimido de tal modo que pesa mais do que chumbo sólido. A temperatura desse hidrogênio alcança elevados índices – cerca de 15 milhões de graus centígrados – no núcleo do Sol. Nessas condições, os átomos de hidrogênio movem-se de um lado para outro e chocam-se uns com os outros violentamente. Alguns dos átomos fundem-se para formar átomos de hélio, um elemento mais pesado que o hidrogênio. Essa reação termonuclear, ou fusão, desprende energia sob a forma de calor.
A explosão de uma bomba atômica reproduz, por um instante fugidio, as condições de temperatura e pressão existentes dentro do Sol. Mas o hidrogênio leve comum (H¹) reagiria devagar demais, mesmo sob essas condições, para ser utilizável como explosivo. Então os cientistas tem de usar isótopos mais pesados de hidrogênio. Esses isótopos reagem mais prontamente do que o hidrogênio leve. Os cientistas conhecem dois isótopos pesados de hidrogênio: o deutério (H²), e o trício (H³), um isótopo tornado radioativo artificialmente.

2006-10-17 08:30:56 · answer #3 · answered by Joicedijo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers