Infelizmente, é mais do que evidente o descaso do governo em relação ao magistério. Sabemos que muitas mudanças ocorreram, sobretudo, com advento da LDB, porém, elas acontecem em passos lentos.
Posso afirmar que, dentre tantos fatores (salários baixos, carga horária alta, currículos ultrapassados), o que mais me incomoda é que cidadãos comuns não vêm o magistério como uma profissão digna!
Sendo assim, peço sugestões sobre como poderíamos refletir, principalmente essa questão, que é a de valorizaração dessa profissão em nossa sociedade, ou melhor, no Brasil.
2006-10-17
04:31:28
·
6 respostas
·
perguntado por
Ana T
1
em
Educação e Referência
➔ Ensino e Instrução
Olá Ana...essa pergunta vou responder com o maior prazer. Sou licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. O descaso com a educação é histórico aqui no Brasil, durante muitos tempo a educação nada significava para o governo e a sociedade, a escola era totalmente elitizada. Passou-se o tempo e o governo fingiu-se preocupado com a educação até porque a política de dependência do Brasil ao FMI ( so agora o Brasil se livrou dessa dependencia) exigiu a capacitação do proletariado. ~
A primeira medida de valorização e reconhecimento do educador Ana é ele próprio se valorizar e se reconhecer. Se vc reparar vai constatar que a maioria adora se passar por "coitadinho" maldizente a própria profissão. Em primeiro lugar se ele não está satisfeito, cai fora e vai buscar outra profissão. Uma medida que foi 10 q o governo tomou foi proibir que profissionais formados em outras áreas como médicos, advogados, engenheiros fossem p/ sala de aula serem professores...eles não tem capacidade para isso e desvalorizava quem tinha realmente se formado para exercer o cargo. O professor era tão desvalorizado q a escola preferia contratar um outro profissional do que um formado no antigo magistério. Hoje não existe professor sem pelo menos ter uma graduação, ele é um profissional q esta sendo cada vez mais capacitado. Só que ainda não é valorizado, aquele frasinha de que professor é mal pago continua no ar.
É indiscutível que o professor não é reconhecido pelo seu trabalho, nem remunerado com justiça, só que Ana a primeira mentalidade a ser mudada é a do educador, ele tem que se colocar no seu lugar, exigir ser respeitado. E a maioria não faz isso, falo por que no meu meio vejo vários assim, sabe os pais vão na escola e querem meter o bico na aula do professor, na matéria e no modo como ele esta ensinando. Ora o educador estudou no mínimo 4 anos uma matéria específica e as pedagogias de ensino e um pai que é médico, advogado quer meter o bico no seu trabalho, ele tem que meter o bico no seu escritório e no seu hospital pq de educação ele não entende nada. E vejo q muitas vezes a escola se curva a isso, ao invés de conversar com os pais e dar a eles uma aula de pedagogia educacional pq ai ele vai sentir qual o seu lugar.
Depois q o professor se auto-valorizar o caminho do seu reconhecimento será bem mais acessível. E temos q cobrar sim dos governantes do nosso país , mas não é só ele o culpado, a maior culpa é nossa, essa é a verdade. Já viu a frase "Quem se arrasta como verme será pisado como tal". Não podemos mais ficar naquele de que o governo finge que esta preocupado com a educação, o professor finge que dá aula e o aluno finge que aprende e fica todo mundo feliz.
E convenhamos na área educacional tem mt profissional mal preparado exercendo sua profissão que não merecia nem o que ganha e o profissional da educação que é bom não ganha tão pouco assim não, ele dá aula em universidades e ganha bem. Agora é vergonhoso msm vc estudar durante 4 anos e fazer um concurso pra educador e eles oferecerem como salário inicial R$ 500,00.
Finalizando Ana não jeito somos nós que temos que mostrar nosso valor a sociedade e ao governo e exigir nossa valorização, não nos rebaixarmos perante outros profissionais de outras áreas. Pois duas coisas são a êssencia de um país: 1. a alimentação é a base de qualquer sociedade pois com fome ninguém aprende e não consegue nada, depois em 2. a educação, foi por dar importância a educação que os gregos foram tão importantes e tão sábios, foi por dar tanta importância a educação foi que os judeus foram povos tão inteligentes inclusive até hoje a economia mundial esta em mãos de Judeus, pode observar até no Brasil os grandes nomes ou são judeus ou descendentes.
Talvez o educador seja o profissional mais importante que tem pois ele pode edificar ou destruir uma criança dependendo de sua conduta. Ele pode suscitar nos alunos aquele grande engenheiro, aquele grande médico, aquele grande professor de matemática q esta guardado.Espero ter ajudado.Fique com Deus e desculpe pela resposta longa...rs
2006-10-17 06:37:49
·
answer #1
·
answered by Bella 4
·
2⤊
0⤋
A valorização do magistério está muito além das nossas possibilidades. O descaso mencionado por ti é uma questão histórica que não dá para ser revertida da noite para o dia. Ela requer uma série de medidas que vão desde a formação dos profissionais que lidam diariamente com os alunos em sala de aula até uma ampla reforma Educacional a nível nacional que não seja imposta de cima para baixo e sim construída coletivamente com a participação de todos os envolvidos nesse processo (governantes, órgãos ligados a educação, representantes das: Secretarias de Educação, instituições educacionais, comunidade estudantil, líderes comunitários...).
2006-10-18 07:51:44
·
answer #2
·
answered by Anny 3
·
0⤊
0⤋
Um dos primeiros passos seria valorizar o professor, pois, ele quem educa os futuros cidadãos. E os baixos salários acabam por desanimar o educador, acho que o povo devia cobrar mais dos seus governantes em relação a educação.
2006-10-17 11:53:25
·
answer #3
·
answered by Kim 1
·
0⤊
0⤋
O primeiro passo, se você é professora é juntar o maior número possível de professores e juntos cobrarem dos deputados federais e estaduais do seu estado que elaborem projetos de lei relativos a melhoria da educação no país. As pessoas reclamam umas com as outras mas esquecem que tem que agir e a ação mais contundente é pressionar os parlamentares eleitos pelo seu estado e município. Não adianta ficar fazendo passeatas e manifestações porque elas surtem pouco efeito.
Porque empresários conseguem o que querem dos governos? Porque eles pressionam os parlamentares. O questionamento direto a um deputado, senador ou vereador demonstra para eles que a sua categoria podem não elegê-lo novamente.
2006-10-17 11:51:17
·
answer #4
·
answered by Baguera 1
·
0⤊
0⤋
Fazendo um plano de cargos e salários decente! Melhorando a auto-estima do profissional, valorizando suas qualidades e dar condições dignas para exercerem sua profissão, por exemplo, segurança, pois alguns dos alunos da rede pública tem convívio com pessoas prontas para aliciar suas vidas para o crime.
2006-10-17 11:41:52
·
answer #5
·
answered by ricardo_sx 1
·
0⤊
0⤋
Não muito... não podemos abrir a cabeça das pessoas e colocar lá dentro conceitos como dignidade profissional+empenho+trabalho = salário justo e valorização profissional
2006-10-17 11:41:35
·
answer #6
·
answered by PP 6
·
0⤊
0⤋