Por conta da mudança da configuração da hemoglobina que protege contra a instalação do merozoíto na célula. Entretanto essa capacidade não as protege de outras complicações decorrentes desse tipo de anemia. De forma complementar dou algumas informações:
Nesta doença, o aminoácido ácido glutâmico ( é o sexto AA da cadeia beta da HbA) está substituído pela valina, devido ao erro do DNA, onde a timina é trocada por adenina.
A Hb mutante ( chamada de Hb S) fica instável, não suporta modificações físicas e forma cristais, por isso o aspecto de foice, originando o nome falciforme. A solubilidade diminuída da forma desóxi da Hb resulta na formação de uma rede gelatinosa de polímeros, chamada de tactóides, que enrigece e distorce as hemácias, que atravessam vasos sangüíneos com dificuldade. Tem muita facilidade de formar trombos, devido à dificuldade para passar pelos vasos, e pelo aumento da viscosidade sangüínea ( que também favorece à fagocitose de eritrócitos). Com a tromboembolização de regiões do corpo, as hemácias ficam mais desoxigenadas em certas regiões, e isso predispõem a falcização, como foi dito acima - Esse processo se chama retroalimentação.
Os micro-trombos que se formam na circulação e na microcirculação vão provocar isquemia e até necrose de regiões. Há calcificação distrófica das regiões necrotizadas.
Obrigado pela perunta. Muito interessante.
2006-10-17 04:36:22
·
answer #1
·
answered by Carlos E. T. Fernandez 3
·
1⤊
1⤋
O protozoario que causa a malaria nao consegue parasitar essa hemacia pq ela e defeituosa
2006-10-17 17:07:22
·
answer #2
·
answered by _-♥Paty_pem♥-_ 3
·
0⤊
0⤋
Durante o desenvolvimento do protozoário que causa a malaria, ele precisa da hemacia que é modificada em portadores de anemia falciforme.
2006-10-17 15:12:18
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
acho que já ouvi algo sobre isso, vou ver e te falo, mas com certeza tem relação com a falcização da hemácia, pois a "malária" vai para a hemácia e na anemia falciforme a hemácia muda de forma.
2006-10-17 11:40:12
·
answer #4
·
answered by Hellen S 2
·
0⤊
0⤋
vc tem certeza disso?
nunca ouvi falar
~~
2006-10-17 11:28:12
·
answer #5
·
answered by Milll 4
·
0⤊
0⤋
Não sei, mais vou chutar uma suposição, se eu tiver certo ou pelo menos chegar perto ou até mesmo se BC conseguir a resposta me da um toque (eu tenho o traço da anemia e minha sobrinha tem à anemia). Bem vamos lá: os mosquitos transmissores da malária alimentam-se de sangue e dão preferência aos chamados sangue bom (os sangue c/ alta elevação de glicose"açúcar" eles são atraido pelo cheiro e calor quando queimamos glicose no corpo. As pessoas que possuem a falciforme tem a emoclobina defeituosa tendo uma circulação sanguínea lenta não possuindo uma boa queimação de glicose ou seja o transmissor não gosta desse tipo de sangue. mais o menos isso.
boa sorte com sua pesquisa!
me manda um email se descobrir. eliangora@yahoo.com.br
2006-10-17 11:56:48
·
answer #6
·
answered by Eliangora 1
·
0⤊
1⤋
ANEMIA FALCIFORME
ASPECTOS GERAIS
A Anemia Falciforme tem origem desconhecida, mas provavelmente desenvolveu-se na Ãfrica, milhões de anos atrás.
Protege as pessoas contra malária, doença comum e séria nos paÃses de clima quente.
No Brasil estima-se que 3 de cada 100 pessoas são portadoras de traço de Anemia Falciforme e 1 em cada 500 negros brasileiros nasce com uma da doença
Embora haja uma incidência na raça negra, os brancos, particularmente os que são provenientes do mediterrâneo ( Grécia, Itália, etc. ) Oriente médio, Ãndia, apresenta, doenças.
Diante deste quadro é possÃvel deduzir-se que a miscigenação racial no Brasil está gerando a continuidade desta anemia, conforme ratifica a literatura brasileira, apontando de forma contundente que anemias hereditárias no paÃs constituem um grave problema de saúde publica.
A DOENÃA
A doença Falciforme é doença genética e hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-o para os tecidos. Esses glóbulos vermelhos perdem a forma discóide, enrijecem-se e deformam-se, tomando a forma de " FOICE ". Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando –os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor. O curso da doença é variável. Há doentes que apresentam problemas com mais freqüência e outros têm problemas esporádicos de saúde.
Geralmente é durante a Segunda metade do primeiro ano de vida de uma criança que aparecem os primeiros sintomas da doença. Exceção é feita nos casos onde o exame de sangue – para detecção da doença – foi realizado já no nascimento ou no berçário. Até atingir a idade escolar é comum a doença se manifestar, é raro isso não ocorrer.
A Anemia Falciforme não deve ser confundida com o traço falciforme. Traço falciforme significa que a pessoa é tão somente portadora da doença, com vida social normal.
O defeito genético constitui basicamente a substituição do Ãcido Glutâmico pela Valina na posição seis da cadeia beta da hemoglobina.
2006-10-17 11:42:37
·
answer #7
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
0⤊
1⤋