English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-17 02:23:42 · 2 respostas · perguntado por Hamilton Alexandre P 1 em Artes e Humanidades História

2 respostas

Roald Amundsen torna-se o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul

EXPEDIÇÕES : 14/12/1911 O explorador norueguês Roald Amundsen torna-se o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul geográfico da Terra, na Antártida, vencendo uma disputa com o britânico Roberto Falcon Scott, que somente chega ao Pólo Sul 33 dias depois. Amundsen volta glorioso para a Europa enquanto Scott morre na Antártida, no caminho de volta para o acampamento-base

2006-10-17 02:40:52 · answer #1 · answered by kadufarah 3 · 0 1

A Antártica (Antárctica ou Antártida), o continente gelado, é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com os seus 14 milhões de km². Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por espessos glaciares, excepção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. A palavra Antártica significa literalmente "oposta ao Ártico" (anti + arctico). É o maior deserto do planeta. Ao contrário do Polo Ártico, a Antardica é um continente firme e gelado, não apenas uma calota de gelo.

Quanto a quem descobriu esse cotinente, há controvérsias. Embora existam indícios da existência de uma Terra Australis desde a Antiguidade, a primeira visita confirmada à este continente ocorreu em 1820 pela expedição russa comandada por Mikhail Lazarev e Fabian Gottlieb von Bellingshausen.

Não deve-se confundir essa expedição que descobriu a Antartica com outras que se seguiram e, inclusive, a famosa e bem sucedida expedição de Roald Engelbregt Gravning Amundsen, já que esta aconteceu apenas em 1910, portanto, 90 anos depois da expedição de Mikhail Lazarev.

Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica. As áreas reivindicadas por cada país são apresentadas no mapa.

Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, a Antártica não tem população permanente, embora tenha uma população residente de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre o milhar (no inverno) e os quatro milhares de pessoas (no verão).

2006-10-20 18:53:33 · answer #2 · answered by Ricardo 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers