English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-17 01:42:59 · 12 respostas · perguntado por Sabrina (cxs) 2 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

12 respostas

Existem duas teorias fundamentais quanto à origem e significado da palavra Carnaval.
A primeira atribui à palavra Carnaval uma origem profundamente religiosa, com um significado quase oposto ao da diversão, brincadeiras e malícia a que a associamos hoje em dia. "Carnaval" teria tido origem no latim carnevale (carne+vale = carne+adeus), e seria a designação da "Terça-Feira Gorda" o último dia do calendário cristão em que é permitido comer carne, uma vez que, no dia seguinte, inicia-se a Quaresma.
Já a segunda teoria é peremptória em afirmar que a palavra Carnaval vem de Carrus Navalis, por influência das festas em honra de Dionísio, onde um carro, com um enorme tonel, distribuía vinho ao povo na Roma antiga.

2006-10-17 01:54:29 · answer #1 · answered by KeLLy 2 · 1 0

festa da carne

2006-10-17 08:50:39 · answer #2 · answered by Estrelinha 4 · 3 1

A origem é a expressão 'vale da carne' e também carnivale, festa da carne e outras parecidas. Isto varia de historiador para historiador.

Saiba mais:

O carnaval é um período de festas profanas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris será o grande modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. Atualmente o carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles de carnaval do mundo. Em Portugal, existe já uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os carnavais de Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se Torres Vedras, possuindo o carnaval mais antigo e mais português de Portugal, mantendo-se popular e fiel à tradição rejeita o samba e outros estrangeirismos.

2006-10-17 09:45:12 · answer #3 · answered by MarcoAurelio 3 · 1 0

A palavra Carnaval vem do Latim do "carnevale".

Há mais de 2.500 anos os Romanos e também os Gregos se fantasiavam e iam para as ruas dançar e comemorar a chegada da quaresma.

2006-10-17 08:57:36 · answer #4 · answered by dralliun 5 · 1 0

Festa da carne;Deus ñ aprova.

2006-10-17 08:55:53 · answer #5 · answered by louco por sexo 1 · 1 0

Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.
e tb tem na Wickpedia

2006-10-17 08:54:49 · answer #6 · answered by Michael 3 · 1 0

Festival da carne! É o último dia festivo em que os cristãos matam ovelhas do seu rebanho, esgotam os estoques de bebida e comem muito pq não pode sobrar nada. Então é comilança, beberrança e muita música, pq em seguida inicia-se a quaresma representando os 40 anos de travessia pelo deserto na fuga do egito, e que em respeito os cristãos só devem beber água e comer pão com ervas... isso até a páscoa é claro, quando reiniciam as festividades cristãs!

2006-10-17 08:53:50 · answer #7 · answered by Pedro 2 · 0 0

soh sei que tem algo a ver com carne ou festa da carne, algo deste tipo.

2006-10-17 08:50:18 · answer #8 · answered by Willian R. S. Amorim 6 · 0 0

'Carna valis', em tradução simples A Festa da Carne.Vale a carne. è legitimo comer carne crua, vermelha. Por extensão é permitido modernamente os prazeres em geral da carne, da comida, e do sexo também. São permitidos todos os prazeres pagãos, não sagrados, cantados literalmente pela Bacantes, seguidoras e sacerdotisas do Deus Baco para os Romanos ou seu correspondente DIonisios para os Gregos.
As Bacantes tomavam vinhos e comiam carne crua, alguns dizem que a carne daqueles que profanavam o segredo dos rituais. Daí originou-se o nome '*******', como símbolo do culto desenfreado e sem limitações ao amor sexual. Festas pagãs que caracterizam afinal o carnaval moderno, muito diferentes dos inocentes 'entrudos', cortejos alegres pelas ruas que precederam ao carnaval moderno, eram preparação mero prenúncio do CARNAVAL !
Modernamente comemoramos a possibilidade de comer carne crua após o período religioso que determina o jejum, justamente de carne, e em especial de carne vermelha, quando se abrandaria o espírito pela ingesta mais natural e até o jejum completo para "agradar a Deus". Agora vale e vige a FESTA DA CARNE: O CARNAVAL, o culto moderno ao Deus Baco das bacantes.

2006-10-17 12:40:45 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Carnaval
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil - Fevereiro de 2005O carnaval é um período de festas profanas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris será o grande modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. Atualmente o carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles de carnaval do mundo. Em Portugal, existe já uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os carnavais de Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se Torres Vedras, possuindo o carnaval mais antigo e mais português de Portugal, mantendo-se popular e fiel à tradição rejeita o samba e outros estrangeirismos.

[editar]
História e etimologia
Para alguns pesquisadores o carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egito antigo. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.

Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceite é a que liga a palavra "carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.

Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como Inocêncio II.

À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.

[editar]
Ver também
Carnaval no Brasil
Carnaval no mundo
Carnaval no Rio de Janeiro
Carnaval no Espírito Santo
Carnaval da Bahia
Indústria do carnaval
[editar]
Ligações externas
Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Tudo sobre o maior espetáculo popular do planeta: o desfile das escolas de samba cariocas.
SASP. SASP (Sociedade Amantes do Samba Paulista) - Maior e mais completo sítio em português do Carnaval de São Paulo. Maior acervo digital sobre o carnaval paulista. Melhor fonte de informação e discussão. Sempre atualizado !
Villarrobledo (Espanha)
Grenada, Caribe. Sítio em inglês. Acessado em seis de Novembro de 2005.
Nova Orleãns, estado de Luisina - Estados Unidos da América. Sítio em inglês. Acessado em cinco de Novembro de 2005.
Mazatlan, estado de Sinaloa - México. Sítio em espanhol. Acessado em cinco de Novembro de 2005.
Carnaval de Binche. Sítio em francês. Acessado em cinco de Novembro de 2005.
Wir Die Loucos ('Nós os Loucos'). Sítio em alemão. O imagens do carnaval da cidade-estado de Bremem, Alemanha (com influências brasileiras). Acessado em cinco de Novembro de 2005.
O Carnaval mais Português de Portugal. O Carnaval em Torres Vedras- Portugal
- Um dos maiores Carnavais de Portugal . Carnaval em Sines- Portugal
Carnaval de Las Palmas de Gran Canaria, Canary Islands(in English) and (Spanish

2006-10-17 11:26:56 · answer #10 · answered by neto 7 · 1 3

fedest.com, questions and answers