Já contei isso em pergunta anterior, mas ninguém mais respondeu e vou repetir: meu filho de 16 anos foi pego há 2 meses pichando muro, conversei com ele e resolvi aplicar um castigo exemplar:além da surra básica que levou de cinturão, está esse tempo todo sem net, tv, futebol, baladas, sorvete e cachorro quente(o que ele mais gosta), teve que trabalhar pra pagar o conserto dos muros, ele mesmo pintou e como castigo todo fim de semana e feriado tem que limpar muros que aparecem pichados na comunidade, pois acertei com vizinhos e comerciantes que meu filho seria castigado dessa forma. Pretendo aplicar essa punição até depois do carnaval para que ele passe o carnaval, natal e ano novo de castigo limpando muros(logicamente ele não sabe, pois digo que ficará de castigo até quando eu quiser).. É claro que ele garante estar arrependido, acredito que até esteja, mas o castigo deve ser longo e inesquecível. Adotei essa forma de punir de acordo com a natureza do erro, que acham?
2006-10-16
16:14:00
·
24 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Educação e Referência
➔ Educação Doméstica
Você está certinha temos mesmo que punir nossos filhos, para que sejam bons cidadãos amanhã pois de vandalos o mundo está cheio, e é bom mesmo que seja um castigo inesquecivel, para que nunca mais faça novamente.
2006-10-16 16:54:46
·
answer #1
·
answered by lola 2
·
1⤊
0⤋
Punir de acordo com a falta é um bom princípio.
É também muito importante que o castigo seja proporcional à gravidade da ofensa e isso não parece estar a acontecer nos castigos que aplica.
Pessoalmente não acredito na eficácia da "surra básica". Aliás, assim está a dar-lhes uma punição que não tem relação direta com a falta (a surra) e outra que já tem a ver com a falta (TV, pintar os muros, etc.).
Por uma falha como esta eu talvez o fizesse ir pedir desculpa ao dono do muro e combinar (ele próprio) com o dono como poderia reparar a falta. Quanto a mim um castigo destes seria proporcional à falta cometida e o meu filho estaria a ser responsabilizado pelos seus atos. Mais do que isto não seria justo e é fundamental que os filhos que castigamos entendam a justiça do castigo. Com o exagero e a humilhação não estamos a prevenir futuras repetições mas sim a provocar a revolta e o distanciamento.
2006-10-17 08:03:46
·
answer #2
·
answered by jorge f 3
·
2⤊
0⤋
O castigo foi bem dado. Acredito que uma boa conversa vale mais do que uma surra. Um rapaz de 16 anos pode levar isso como humilhação e se revoltar contra vc, aí o feitiço viraria contra o feiticeiro. Castigar tudo bem, mas cuidado para não exagerar. Demonstre carinho por ele e mostre que vc também sofre por castiga-lo, mas por favor, não leve isso mais adiante, ele já deve ter entendido e arrependido, não vai mais fazer.
Afinal de contas, ele não matou ninguem, simplesmente fez uma travessura normal pela idade dele. Ele já limpou o muro e já se arrependeu. Agora chega.
Seja Feliz com seu filho.
2006-10-16 23:31:14
·
answer #3
·
answered by danada 2
·
2⤊
0⤋
Punicao eh importante. Mas limites, melhores ainda!
2006-10-16 23:22:00
·
answer #4
·
answered by eqsandro 4
·
2⤊
0⤋
parabens ..nada mais quoerente,mas deixa ele ver tv pelo menos..hehe...
2006-10-16 23:18:38
·
answer #5
·
answered by bocaum 6
·
2⤊
0⤋
leve ele num psicólogo para te orientar melhor
ou então leve ele num padre padre para conversar ou na sua igreja mais próxima
2006-10-23 09:41:01
·
answer #6
·
answered by cristal9deluz5 6
·
1⤊
0⤋
correto. pena que não existem tantas pessoas que pensem como vc... os muros e fachadas agradecem....
2006-10-22 06:50:59
·
answer #7
·
answered by simone34 3
·
1⤊
0⤋
Você deveria se candidatar a Presidente do Brasil,
só assim todos seriam punidos a altura do seu crime.
Já se olhou no espelho ?
você e tão boazinha assim ou ta fazendo gênero?
2006-10-22 05:42:29
·
answer #8
·
answered by MARGOT 5
·
1⤊
0⤋
Penso que você está agindo de forma correta, talvez se mais pais agissem com propriedade diante de fatos como esse, o número de menores infratores seria bem menor. Porém, sugiro que alivie um pouco, dois meses já é um bom castigo. Faça um acordo com ele, assinado, dizendo o que irá acontecer se ele vacilar outra vez, não esqueça de dizer a ele que o ama e que você quer o melhor para ele, afinal se um jovem é mal, com certeza será um adulto mal, se chegar à idade adulta. Libere o menino do castigo, tenho certeza que ele aprendeu a lição e além do mais, confiar que ele realmente está arrependido é confiar na educação que você dá. Parabéns e boa sorte.
2006-10-21 16:42:56
·
answer #9
·
answered by Maria Estele Ramos Cardoso C 2
·
1⤊
0⤋
Acredito que devemos mesmo punir nossos filhos pelos atos irresponsavelmente praticados por eles principalmente aqueles que causa dano de qualquer natureza a sociedade. Só não concordo que esta punição seja aplicada aleatória mente, sem que antes tinha sido discutido com eles o que podemos não fazer e quais serão as conseqüências dos nossos atos.
2006-10-21 07:49:35
·
answer #10
·
answered by Anny 3
·
1⤊
0⤋
Prezada, se vc acha que este castigo esta te dando o prazer de mostrar pras pessoas que vc tem dominio sobre seus filhos, quem sou eu pra critivar. Mas vc ja se colocou no lugar dele, ja tentou conversar com ele o que ele acha ? dessa punição ? ás vezes o proibido pé mais gostoso. Penso que a liberdade de diálogo é muito mais importante que tudo. Meus filhos não teriam coragem de pichar um muro devido a educação que eles tiveram. Pense sobre a educação que vc deu a seu filho, para depois refletir se o ato dele não e uma negligencia ou falha na educação que vc proporcionou a ele. Converse mais com ele
2006-10-18 09:44:56
·
answer #11
·
answered by Anjo® 4
·
1⤊
0⤋