English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

gente nõ é brincadeira não por favor me ajudem, e não se esqueçam a melhor resposta ganha 10 pontos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-10-16 13:25:39 · 10 respostas · perguntado por Jéssica Guson Kratochwil 2 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

10 respostas

A maioria dos anelídeos possui cerdas (um tipo de pêlo que sai da pele) que permitem sua movimentação. Alguns vivem no fundo do mar (enterrados na areia) ou em águas paradas. Outros são terrestres, como a minhoca da terra, por exemplo, oxigena o solo porque escava grandes galerias subterrâneas. Além disso, colabora na formação dos solos transformando os pequenos restos de seres em decomposição em substâncias que podem ser assimiladas diretamente pelas plantas. Os anelídeos são vermes de corpo alongado e mole. Respiram através da pele, que é muito elástica e recoberta por muco que a mantém úmida. Seu corpo está dividido em cabeça (onde estão os olhos e, algumas vezes, antenas que os ajudam a capturar o alimento), tronco (subdividido num grande número de segmentos) e cauda.

2006-10-16 13:29:00 · answer #1 · answered by 7 · 0 0

Vulgarmente chamam-se anelídeos aos vermes segmentados - com o corpo formado por "anéis" - do filo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos desde menos de um milímetro até mais de 3 metros.

[editar]
Anatomia
Os anelídeos são animais de corpo alongado, segmentado, triploblásticos, protostómios e celomados, ou seja, com a cavidade do corpo cheia de um fluido onde o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos.

Os oligoquetas e os poliquetas possuem celomas grandes, mas, nas sanguessugas, o celoma está preenchido por tecidos e reduzido a um sistema de estreitos canais; em alguns arquianelídeos o celoma está completamente ausente. O celoma pode estar dividido numa série de compartimentos por septos. Em geral, cada compartimento corresponde a um segmento e inclui uma porção dos sistemas nervoso e circulatório, permitindo-lhes funcionar com relativa independência.

Cada segmento está dividido externamente em um ou mais anéis, é coberto por uma cutícula segregada pela epiderme e, internamente, possui um fino sistema de músculos longitudinais. Estas características são parcialmente comuns aos nemátodos e aos artrópodes e, por isso, eles foram durante algum tempo colocados no mesmo grupo sistemático, o filo Articulata, mas estudos mais recentes revelaram que essas características devem ser consideradas como convergências evolutivas.

Nas minhocas (Oligochaeta), os músculos são reforçados por lamelas de colagénio; as sanguessugas (Hirudinea) têm uma camada dupla de músculos, sendo os exteriores circulares e os interiores longitudinais.

A maioria dos anelídeos possui, em cada segmento, um par de cerdas, mas os Polychaeta (as minhocas marinhas) possuem ainda um par de apêndices denominados parápodes (ou "falsos pés").

Na extremidade anterior do corpo, antes dos verdadeiros segmentos - a cabeça -, encontra-se o protostómio onde se encontram os olhos e outros órgãos dos sentidos. Por baixo, encontra-se o peristómio, onde está a boca. A extremidade posterior do corpo é o pigídio, onde está localizado o ânus e os tecidos que dão origem a novos segmentos durante o crescimento.

Muitos poliquetas possuem órgãos de sentidos bastante elaborados, mas as formas sésseis muitas vezes apresentam tentáculos em forma de pluma, que eles utilizam para se alimentarem. Para além disso, muitas espécies têm fortes maxilas, por vezes mineralizadas com óxido de ferro.

O tubo digestivo é bastante especializado, devido à variedade das dietas, uma vez que muitas espécies são predadoras, outras detritívoras, outras alimentam-se por filtração, outras ainda ingerem sedimentos, dos quais o intestino tem de separar a parte nutritiva; finalmente, as sanguessugas alimentam-se de sangue de outros animais, por sucção.

O sistema vascular é composto por um vaso sanguíneo dorsal que leva o "sangue" no sentido da "cauda" e outro ventral, que o traz na direcção oposta.

O sistema nervoso é formado por um cordão ventral, a partir do qual saem nervos laterais em cada segmento.

A Sabela, a Sérpula e o Espirógrafo são anelídeos sedentários, e possuem numerosas sedas. Ligam-se ao solo através de um tubo feito do líquido que segregam e a que juntam areia e pedra. O Espirógrafo apresenta, tal como o seu nome indica, a forma de espiral.

[editar]
Reprodução
A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada.

2006-10-16 20:51:15 · answer #2 · answered by DP 3 · 0 0

Olá Jéssica, saudações. Estou enviando um pequeno trecho de um tratado a respeito: "Os anelídeos, junto com os MOLLUSCA e os ARTHROPODA, constituem os três maiores filos dos protostômios. Dos três, eles constituem o menor grupo em termos de espécies..."
Para saber mais a respeito, visite este enderêço:
http://www.liceuasabin.br/professores/biologia/diotto/aulas/2005/08%20-%20Filo%20Annelida%20_Vermes%20Segmentados_.pdf
Espero ter colaborado. Abraços e até a próxima.


JESUS CRISTO, o Único Deus verdadeiro!!!

2006-10-16 20:46:59 · answer #3 · answered by sgto.garcia 4 · 0 0

Os anelídeos são animais como a minhoca e a senguessuga pertencem ao filo anelida ou anelídeos. São vermes anelados, animais cujo corpo se divide em anéis ou segmentos.

Os anelídeos são animais triblásticos, celomados e de simetria bilateral. O celoma não é aqui uma cavidade única, mas se apresenta dividido em partes por septos de origem mesodérmica.

Os anelídeos são classificados segundo o número de cerdos que possuem. De acordo com esse critério, distinguem-se três classes pertencentes ao filo Annelida:

Oligoquetos: classe oligachoeta: anelídeos com formas certas. Exemplo: minhocas.

Poliquetos: classe polychoeta: São anelídeos que possuem muitas cerdas. Exemplo: Wereis

Miruolíneos: classe Mirudínea: quase todas as espécies sem cerdas. Exemplo: sanguessuga.

O principal exemplo de anelídeos é a minhoca, normalmente por seu papel como agente espontânea e voluntária do beneficiamento do solo, em diversos países do mundo.

O corpo é revestido por uma cutícula fina e transparente. Abaixo dela, situa-se um epitélio simples, constituído por células cilíndricas. Nele encontram-se células glandulares secretoras de muco, fotorreceptoras e sensoriais.

O sistema digestivo é completo. Trata-se de um tubo retilíneo, localizado na parte cntral do corpo sustentado por pregas de mosoderme.

O sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue só circula no interior de vasos sanguíneos. Na região dorsal do corpo, pode ser visto externamente, por transparência, um vaso longitudinal dorsal, localizado sobre o intestino.

As minhocas não possuem sistema respiratório. A respiração é cutânea, e a troca de gases dá-se pela pela superfície do corpo, para isso é importante que a célula esteja umedecida, o que facilita a difusão de gases. O sangue, que chega à parede do corpo pelas capilares, libera o gás carbônico e se oxigena.

O sistema nervoso é centralizado. Na extremidade anterior do corpo, há dois gânglios celebrais ou sufra-esofágicos que, por meio de um anel periofágico, se comunicam com dois gânglios subesofágicos.

A reprodução ocorre por fecundação cruzada entre dois indivíduos que se unem pela região de clitelo. Nessa ocasião, uma minhoca deposita espermatozoides no receptáculo seminal da outra. Após a troca de espermatozóides, os animais se separam e forma-se um casulo na região do clitelo.

Existem cerca de 5.300 espécies de poliquetos, a maioria vivente no mar. Os poliquetos diferem dos oligoquetos em vários aspectos. Em primeiro lugar, possuem uma cabeça diferenciada na qual existem apêndices sensitivos. Possuem, ainda, em cada anel do corpo, numerosas cerdas concentradas em expansões laterais, que funcionam como rudimentos, de patas, servindo à locomoção. São os parapódios.

Os hirudíneos, são vermes aquáticos e terrestres que não possuem cerdasd e cuja segmentação externa não corresponde à interna: há cerca de três aneis eneis externos para cada metámetro interno. As sanguessugas possuem nas extremidades do corpo que usam para locomoção e fixação.

2006-10-16 20:41:52 · answer #4 · answered by Rose 3 · 0 0

são animais segmentados por anéis q tem uma camada de quitina!!
Resumindo para melhor compreensão: Classe de animais semelhantes aos vermes, com o corpo formado por uma série de segmentos, cujos tipos são as sanguessgas e a minhoca.
Anelídeos são um gênero (ou seria família) de vermes, cujo exemplo mais conhecido é a minhoca.
O filo Anelida, Phylum Annelida, compreende os animais que se caracterizam, em especial, por apresentarem os seus corpos segmentados, interna e externamente.
Observando-se a minhoca, um de seus exemplos mais típicos, verifica-se que o corpo é formado por uma série de anéis ou segmentos, separados por um sulco que contorna o corpo. Esses segmentos (somitos), que, conforme a espécie, variam enormemente, assemelham-se a pequenos anéis, daí eles serem denominados genericamente de anelídeos. A cada anel, visto externamente, corresponde, pois, uma divisão interna do corpo dos anelídeos, como se tivéssemos uma série de botões ocos e justapostos, unidos por uma linha.

Outra característica é a presença de cerdas, eixos que lembram espinhos e que servem para locomoção. Os anelídeos movimentam-se usando estes pequenos pêlos existentes em cada anel, que servem de apoio para as ondas de contração que percorrem a musculatura parietal (movimento peristáltico) ou, ainda, através de ventosas, como nas sanguessugas.Se não fossem as cerdas, o corpo liso e mucoso de uma minhoca jamais sairia do lugar.

De acordo com esse critério e outros de sua anatomia, os animais pertencentes a esse filo estão distribuídos em três classes principais:

Os anelídeos podem ser aquáticos (vivem no mar ou na água doce) ou terrestres. Em função das cerdas, os anelídeos são divididos em 3 classes:

* Poliquetos, do grego polys (muitos) + chaeta (pêlo, espinho, cerda), geralmente de vida marinha ou costeira, é a maior classe do filo;

*Oligoquetos, do grego oligos (poucos), são animais que possuem poucos pêlos por segmentos, compreendendo as minhocas e formas afins que habitam os solos úmidos e a água doce;

*Hirudíneos, sanguessugas, sem pêlos, providas de ventosas, de vida aquática, doce na sua quase totalidade, ou de terrenos úmidos; são parasitas ou predadores de outros animais, inclusive da minhoca.

Anelídeos são vermes de corpo segmentado.

vc pode conferir mais neste link (ele esta quebrado é só juntar)

2006-10-16 20:41:00 · answer #5 · answered by Lukkas 2 · 0 0

acho q é alguma coisa q envolve algum tipo de anel com video!!!!!!!!!

2006-10-16 20:37:34 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

O filo Anelida, Phylum Annelida, compreende os animais que se caracterizam, em especial, por apresentarem os seus corpos segmentados, interna e externamente.

Observando-se a minhoca, um de seus exemplos mais típicos, verifica-se que o corpo é formado por uma série de anéis ou segmentos, separados por um sulco que contorna o corpo. Esses segmentos (somitos), que, conforme a espécie, variam enormemente, assemelham-se a pequenos anéis, daí eles serem denominados genericamente de anelídeos. A cada anel, visto externamente, corresponde, pois, uma divisão interna do corpo dos anelídeos, como se tivéssemos uma série de botões ocos e justapostos, unidos por uma linha.

Outra característica é a presença de cerdas, eixos que lembram espinhos e que servem para locomoção. Os anelídeos movimentam-se usando estes pequenos pêlos existentes em cada anel, que servem de apoio para as ondas de contração que percorrem a musculatura parietal (movimento peristáltico) ou, ainda, através de ventosas, como nas sanguessugas.Se não fossem as cerdas, o corpo liso e mucoso de uma minhoca jamais sairia do lugar.

De acordo com esse critério e outros de sua anatomia, os animais pertencentes a esse filo estão distribuídos em três classes principais:

Os anelídeos podem ser aquáticos (vivem no mar ou na água doce) ou terrestres. Em função das cerdas, os anelídeos são divididos em 3 classes:

* Poliquetos, do grego polys (muitos) + chaeta (pêlo, espinho, cerda), geralmente de vida marinha ou costeira, é a maior classe do filo;

*Oligoquetos, do grego oligos (poucos), são animais que possuem poucos pêlos por segmentos, compreendendo as minhocas e formas afins que habitam os solos úmidos e a água doce;

*Hirudíneos, sanguessugas, sem pêlos, providas de ventosas, de vida aquática, doce na sua quase totalidade, ou de terrenos úmidos; são parasitas ou predadores de outros animais, inclusive da minhoca.

Anelídeos são vermes de corpo segmentado.

vc pode conferir mais neste link (ele esta quebrado é só juntar)

http://www.isurp.com.br/
aula/
ciencia/Marcio/anelideo.htm

2006-10-16 20:35:23 · answer #7 · answered by Angel Reddy 2 · 0 0

Anelídeos são um gênero (ou seria família) de vermes, cujo exemplo mais conhecido é a minhoca.

2006-10-16 20:33:41 · answer #8 · answered by Rogério R 2 · 0 0

Resumindo para melhor compreensão: Classe de animais semelhantes aos vermes, com o corpo formado por uma série de segmentos, cujos tipos são as sanguessgas e a minhoca.
Espero ter ajudado.

2006-10-16 20:33:38 · answer #9 · answered by itamar.franca 6 · 0 0

são animais segmentados por anéis q tem uma camada de quitina!!

2006-10-16 20:29:02 · answer #10 · answered by Rafael C 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers