Oi Isabel! Parabens pela sua pergunta. Comece procurando livros sobre orientacao vocacional para adolescentes. Ajude seus filhos a pesquisarem muitas vocacoes alem das tradicionais. Entre em contato com amigos, gerentes de banco, etc...e peca para que eles atendam um telefonema de seus filhos. Deixe seus filhso aprenderem a entrevistar profissionais, saber como e o dia a dia. Acredite, eles vao ficar mais bem informados desta forma.
Busque sites de desenvolvimento profissional na Internet. Nao conheco nenhum para adolescentes em portugues mas o site do Sebrae, do Senac e do CNPQ podem dar ideias. Pague um universitario para ensinar seus filhos a fazerem pesquisa sobre profissoes e...sobre universidades.
Contrate alguem que trabalha em cursinho para encontrar com voce e seus filhos e dar informacoes sobre custo, qualidade e salario dos ex-alunos de varias Universidades. Sao pessoas mais informadas que ajudam a gente a tomar decisoes.
Finalmente, consulte seu bolso...as vezes um curso universitario nao e tao vantajoso assim porque ha muitos desempregados naquela area. E veja que o mundo e grande...as vezes compensa manda-los para um intercambio antes da Faculdade. Abre os horizontes!
Um abraco e boa sorte para seus filhos.
2006-10-17 12:56:58
·
answer #1
·
answered by literatriz 2
·
0⤊
0⤋
Observe as aptidões deles. Oriente dentro daquilo que notas que eles são mais aptos e hábeis. Nem sempre eles se percebem do que eles sabem fazer melhor, nem a gente se da conta porque não observamos nossos filhos como não observamos as pessoas. Mostrando para eles o que fazem melhor eles começam a se descobrir e nos a descobrilos e dai podemos ajudá-los. Outra forma é pagar um profissional para fazer isso por nós. Paga um Orientador Profissional e Educacional, que ele através de entrevistas vai fazer o mesmo.
2006-10-16 14:35:03
·
answer #2
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
1⤊
0⤋
Desculpe não entendi, bem. Curso para enfrentar o vestibular ou carreira profissional?
2006-10-17 02:22:41
·
answer #3
·
answered by Rose 4
·
0⤊
0⤋
deixe eles correrem atrás de algo q interesse a eles! se eles estiverem em duvida, tente enfermagem ,pois depois de formado ganha mais de seis mil por mes, não faz quase nada, pois quem rala é o técnico em enfermagem e ajuda as pessoas!
espero ter ajudado vc, e se precisar de mais conselhos estou a suas disposições!
2006-10-16 14:56:03
·
answer #4
·
answered by kafajeste 3
·
0⤊
0⤋
Levando-os a observar todas as categorias à sua volta e qual mais interessa a eles com liberdade de escolha.
Só se faz algo bem feito quando se gosta daquilo que faz, acredite.
Abcs,
2006-10-16 14:55:34
·
answer #5
·
answered by 32 caracteres 3
·
0⤊
0⤋
Querida,difícil né? Tenha como principio que eles são jovens é fará tantos quanto queiram,depois o tempo em havia obrigatoriedade em exercer como profissão pra sempre aquela escolha feita um dia num afã de vestibular abandone ! Coisa mais provinciana;veja o potencial é as possibilidades de cada um,sempre a mãe tem sensibilidade para visualizar o melhor e pode dar um orientaçãozinha a usp e uma boa pedida , porque além de ser "gratuita",o nível de exigência é equivalente a procura , é finalmente não veja o curso univesitário somente como requisito à uma boa colocação futura,mas sim, á veja como aquisição cultural que facilitara a todos os segmentos da vida.
2006-10-16 13:01:05
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
No Brasil? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Desculpe-me o ataque de riso. Mas é que nosso ensino...
Quer ajudá-lo a escolher um bom curso? Mande-o para os estados unidos. E olha que sou até um pouco anti-americano.
2006-10-16 12:55:21
·
answer #7
·
answered by Node 3
·
0⤊
0⤋
Os pais devem orientar seus filhos, mas eles é quem devem escolher o curso.Geralmente, eles ficam em dúvida, por conta da pouca idade e falta de maturidade. Tenho uma filha que cursou três anos de Direito e chegou à conclusão que havia se enganado na sua eacolha. Agora ela está no meio do curso de Psicologia Clínica e está muito feliz.Sugiro que você converse com eles bastante , e os faça refletir, para não errarem. Profissão errada provoca insatisfação no trabalho.
Boa sorte!
2006-10-16 12:43:38
·
answer #8
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
oriente os a escolher o que eles querem fazer...ai ja vai ser bom
2006-10-16 12:42:46
·
answer #9
·
answered by ingridsybele 4
·
0⤊
0⤋
Sugiro que ele faça Filosofia. Com essa faculdade ele decolbrirá por sí próprio o que quer para sua vida.Saberá fazer escolhas.
2006-10-16 12:36:31
·
answer #10
·
answered by Saulber13 2
·
0⤊
0⤋