Os militares sempre entraram em ação quando a elite quis, para quebrar a ordem política vingente. Isso se chama "revolução bonapartista", isto é, vem do tempo de Napoleão Bonaparte. Quando é conveniente para as elites um regime de opressão ela se vale das forças armadas. Mas hoje a sociedade civil mudou muito, não aceita mais intervenção armada, sem falar que a guerra-fria acabou, então a ameaça do "comunismo" não existe mais, que era a principal justificativa dos militares para tomarem o poder.
2006-10-16 11:56:25
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os militares continuam sendo e tendo a mesma função junto a nação até hoje. Nos anos 60 e 70 o Brasil se encontravam numa situação harmônica com a sociedade contemporânea da época. O mundo tinha diretrizes e ordenações sócias diferentes das que o mundo vive hoje. Ele teve e cumpriu de defender a Pátria na realidade do mundo daquela época. A sociedade e o pensamento da humanidade mudou e cabe a ele se adaptar a essa nova realidade. Temos que considerar que na atualidade no Brasil houve um desmantelamento das Forças Armadas, que notamos não tem sido bom para a manutenção da soberania nacional. Tanto que qualquer presidente de republiqueta ofende o Brasil e o povo brasileiro e não temos condições soberanas de nos defender.
2006-10-16 21:50:45
·
answer #2
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
1⤊
0⤋
Porque caíram na besteira de fazer a anistia, anistiaram todos os subversivos da ocasião, que queriam o comunismo no brasil, que são os mesmos que estão enfiando o ``o pé na jaca´´, deitando e rolando, no meu, no seu dinheiro. Mas, eu acredito que eles não estão dormindo de botina. Quem foi rei, não perde a majestade. bacana
2006-10-17 14:47:29
·
answer #3
·
answered by bacana 5
·
0⤊
0⤋
o exército quebro depois dessas Diretas Já!
daí o país não saiu mais do buraco, porque o brasileiro tem que ser tratado no estilo mão de aço, na rédia curta pra fazer as coisas!
2006-10-16 23:27:12
·
answer #4
·
answered by CCCP 1
·
0⤊
0⤋
As Forças Armadas têm suas funções bem definidas pela Constituição, e é dever de todo cidadão conhecer a Carta Magna do seu país, pois isso evita que saia por aí falando tolices e desrespeitando a Lei. Não é função das Forças Armadas combater o crime organizado nos Estados, ainda que esse Estado esteja sob feroz ataque de facções criminosas de alta periculosidade, pondo em polvorosa toda a sociedade, como ocorreu recentemente em São Paulo. Isso é uma atribuição da Polícia Militar. Ora, fiquei até sem entender como um Estado da importância de São Paulo pôde ficar sob domínio desses famigerados bandidos, sem que o Governador tomasse uma providência mais enérgica. Mais perplexo ainda quando, no debate da Band, o candidato tucano, cheio de bravatas, disse que o contingente de sua Polícia era maior que o das Forças Armadas. O Brasil inteiro estranhou muito essa aloprada afirmação. Se assim fosse realmente, por que ele não conseguiu controlar esses contínuos ataques? Agora, veja: há casos que são especiais, então o Presidente da República pode determinar a intervenção das Forças Armadas. O Sr. Lula, preocupado com a segurança da sociedade paulistana, ofereceu essa ajuda ao Estado, porém os tucanos recusaram. Deixaram que morressem vários policiais, mas recusaram. Deram a entender que punham em primeiro lugar os próprios interesses; que não estavam nem aí para a população nem para aqueles que deveriam protegê-la. E um Presidente democrático como o Sr. Lula da Silva não iria intervir em um Estado, se não fosse por solicitação do Governador. Deu para entender?
2006-10-16 19:57:34
·
answer #5
·
answered by Literatura 4
·
0⤊
0⤋
Mas era isso que o povo queria então eles se calaram.
Quando eles estavam no poder o ensino público era bem melhor, a segurança era melhor, emprego não faltava, não tinha essa ******* que tem na televisão hoje cenas de sexo às seis da tarde, eles não legislavam em causa própria como fazem os deputados hoje, mas tanto lutaram que tai essa m*** que tá hoje.
Acho que agora estão todos felizes.
2006-10-16 19:05:59
·
answer #6
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Os militares dessa época não respondem prq estão decepcionados com os governantes do país.
O auge de suas carreiras foi a ditadura onde mais foram respeitados como trabalhadores a serviço da nação.
Eles não sumiram do cenário nacional.
Também fiz essa pergunta ao meu pai (81anos), que é militar, do prq não reivindicarem salários ou melhores condições de trabalho e tudo que ele disse foi que o exército foi criado para servir o país e que se o país está satisfeito em trata-lo nessa condição, ele aceita, prq foi criado o exército para proteger a nação e não dissolve-la..
2006-10-16 18:54:08
·
answer #7
·
answered by Verunna 2
·
0⤊
0⤋
Por causa do capitalismo, que pode ser tão ou mais feroz que o militarismo.Não sou a favor do militarismo é que o capitalismo ( venda , consumismo, etc...)...só pode crescer em "democracias"
em que todo mundo gasta, gasta e gasta.
2006-10-16 18:53:34
·
answer #8
·
answered by Rainha 6
·
0⤊
0⤋
NO FUNDO NO FUNDO,PORQUE A MISSÃO DELES ACABOU,HOJE EM DIA COM A MIDIA E AS INFORMAÇÕES, É DIFICIL ALGUM IDIOTA TENTAR FAZER DE UM PÁIS UMA UNIÃO SOVIETICA,MILITARES SÃO TREINADOS PARA SE SACRIFICAREM EM NOME DA PATRIA,EMBORA SEMPRE TENHA ALGUM IDIOTA QUE ACHE QUE SUA MISSÃO É SALVAR O MUNDO
2006-10-17 18:14:36
·
answer #9
·
answered by durval junior p 2
·
0⤊
1⤋
Eles ficam nos bastidores jogando baralho e tomando chimarrão ou tereré, matando o tempo até se cansarem e irem pra casa encher o saco da mulher e dos filhos.
2006-10-17 15:35:58
·
answer #10
·
answered by zeca do trombone 5
·
0⤊
1⤋