O cidadão é soberano ao estado pela concepção dos filósofos contratualistas, pois para eles os cidadãos cederam uma parcela de sua liberdade e de outros direitos a partir da criação, pelo próprio homem, do estado. Pelo contrato social, os homens passaram a não mais exercer seus direitos na sua total plenitude, mas se sujeitando às regras (leis) criadas para o convívio social. Daí vem o conceito de soberania do homem sobre o estado, uma vez que o próprio homem criou o estado.
Já a soberania do estado em relação ao homem, parte do pressuposto que, uma vez criado o estado, com base em regras para sua organização e funcionamento, tais regras poderão ser impostas coercitivamente aos integrantes da sociedade para fazer cumprir a ordem estatal. Ou seja, o estado é soberano aos cidadãos porque impõe suas regras, fazendo uso da força quando necessário. *Esta é uma diferenciação básica, pois daí decorrem outros conceitos, como formas de governo, e os diferentes níveis históricos da imposição da vontade do estado sobre os indivíduos.
2006-10-16 15:30:25
·
answer #1
·
answered by Rodrigo 2
·
2⤊
0⤋
Concordo com a zen, acrescentando somente que este direito de se ser representado como Estado pessoal, nos é negado justamente por termos antecipadamente nos rendido ao Estado. Veja que hoje, principalmente no Brasil, advogado é um título que vale mais do que o título de cidadão, simplesmente porque ele passou grande parte da sua vida em estudar as brechas e as falhas das Leis e da Constituição, gastando para isso grande parte da sua vida e de seu dinheiro, concordando assim com o Estado e submetendo-se a este.
Também SOU ANARQUISTA!
Dane-se as Leis, o Estado e as Constituintes toscas dementes anêmicas!!!
2006-10-16 18:01:41
·
answer #2
·
answered by Franbogado 4
·
2⤊
0⤋
O cidadao é soberano ao estado quando proclama-se a si mesmo como cidadao e estado.
O contrário acontece, ou seja, o estado se torna soberano ao cidadão, quando este submete-se ao estado e suas leis subjulgando-se a este.
Este é o princípio da anarquia.
Por exemplo: se eu voto em alguém, depositando neste a minha confiança, estarei me subjulgado a este; mas, se eu não voto por não querer me subjulgar e deposito em mim essa confiança, então, conclusivamente, eu sim, poderia mudar o mundo ou destruí-lo de uma vez. EU SOU ANARQUISTA!!!!!!!!!!!!
2006-10-16 17:51:31
·
answer #3
·
answered by zenartes 3
·
3⤊
1⤋
Fernando uma grande idiotice antes e depois o estado sempre é soberano sobre a nossa soberania individual, parte da premissa que os que detém o poder é quem sempre escolhe em quem você vai votar, então é eles que determinam se você quer votar na faca ou no garfo, isso é claro se o povo já não foi induzido a votar na faca. Liberdade é subjetiva porque a maioria vive na ilusão de liberdade mas no fundo segue a risca o que eles determinam como verdades, um exemplo você acha mesmo que a lei do racismo é feita para proteger as diferenças das cores das raças, pura ilusão e ate não vou citar, porque devido a ser mais profundo do que imaginas, mas espero que tenhas entendido o que descrevi e que tenhas uma mente flexível para perceber os argumentos em nuances.
Um abraço
2006-10-16 21:04:22
·
answer #4
·
answered by filosofo 6
·
1⤊
0⤋
Nova Constituição Brasileira,cap 1 , dos direitos e garantias individuais e coletivos:art 5º,par. II-ninguem sera obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
Convem dar uma lida em todo o texto do art 5 da constituiçao
2006-10-16 18:33:49
·
answer #5
·
answered by AFRANIO B 3
·
1⤊
0⤋
O cidadão nunca é soberano sobre o estado!...
Quem pensa que no acto de votar essa situação acontece, esqueça, está redondamente enganado.
A "Democracia" (Governo do Povo), é uma estratégia hoje utilizada pelos dirigentes politicos de todo o mundo para manipularem as fontes de informação e o ensino e assim darem uma imagem positiva da democracia ao comum cidadão, que acredita piamente neste processo, que afinal mais não é que uma grande capa para cobrir uma ditadura da maioria, manipulada, pouco esclarecida, narcotizada com novelas de cordel, futebol, carnaval e festas diversas, tudo server para manter a maioria adormecida e na mais profunda ignorância. Enquando os dirigentes manipulam e subjugam em nome de uma maioria, essa mesma maioria e não sómente, de forma a prevalecerem acima como uma minoria priveligiada.
O ESTADO É SEMPRE SOBERANO SOBRE O CIDADÃO.
2006-10-16 18:31:00
·
answer #6
·
answered by King Louis 1
·
1⤊
0⤋
Puxa, nunca ouvi falar de soberania para pessoas físicas; liberdade, sim.
2006-10-16 18:23:30
·
answer #7
·
answered by Pseudônimo Anônimo 6
·
1⤊
0⤋
Ele é soberano sobre o estado e até sobre o País quando ele
vai votar, o estado, o País é (soberano), sobre o cidadão após as eleições...
2006-10-16 18:19:31
·
answer #8
·
answered by jo㯠antonio g 4
·
1⤊
0⤋
Somos sempre soberanos, mais soberanos quando podemos escolher nossos dirigentes.
Depois das eleições somos soberanos mas necessitamos do ministério público para agir em defesa de todo o cidadão.
2006-10-16 18:24:56
·
answer #9
·
answered by becker 6
·
1⤊
1⤋
eu não sei
2006-10-16 18:21:09
·
answer #10
·
answered by carla_regm 2
·
1⤊
1⤋