English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-16 09:05:16 · 5 respostas · perguntado por Peter Punk 4 em Artes e Humanidades Filosofia

5 respostas

A pineal é uma espécie de "antena" que nos conecta ao plano espiritual. Confesso que desconhecia a posição de Descartes acerca da glândula e busquei na web. Bem interessante o texto que transcrevo no final. Em vários livros do espírito André Luiz, psicografados pelo saudoso Xavier há comentários e estudos da pineal tanto neste quanto no outro plano. Grosseiramente comparando, é que nem o Roam do celular ... só funciona quando estivermos "fora da nossa área" hehe.

Descartes e os Valores Espirituais
Dr. Ricardo Di Bernardi

Apesar de se considerar moderna, e até elegante, a referência pejorativa aos postulados de Newton e Descartes, que estariam sendo substituídos pela visão atual da Física Quântica, cumpre-nos prestar uma homenagem a um dos maiores vultos da Humanidade, René Descartes.

Filósofo, físico e matemático francês (Touraine 1596, Estocolmo (1650), deixou em muitas de suas obras conteúdos nitidamente espiritualistas, dentre as quais destacamos: "Regras para a Direção do Espírito" (1628), "Meditações Metafísicas" (1641) e principalmente "Paixões da Alma" (1649), que nos impressionam pela profundidade e sensibilidade espiritual em pleno século XVII obscurecido pelo fanatismo religioso.

Descartes criou a geometria analítica e sua física mecanicista serviu de base para Galileu e Newton desenvolverem suas pesquisas. No terreno d filosofia, considerava essencial para a existência do homem o ato de pensar. Teve a sabedoria de dizer que sua ética sempre a consideraria provisória. São expressões cartesianas: Assim como o calor e o movimento procedem do corpo, os pensamentos procedem da alma. Nos seus escritos sempre procurou distinguir corpo e alma como elementos distintos embora inter-relacionados.

Segundo Descartes existiria no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se fixaria mais intensamente conforme diz em "Carta a Mersenne", de 24 de dezembro de 1640. Provavelmente seria a pineal esta glândula, coincidindo com a posição das modernas doutrinas espiritualistas e se aproximando dos atuais conceitos espíritas.

Desconhecendo, na época, os circuitos elétricos ou as noções de matéria fluídica, consegue num maravilhoso lampejo intuitivo admitir a existência de um "ar muito sutil" que chamou de "espíritos animais". Os "espíritos animais" seriam, para Descartes, corpos muito pequenos que se moviam depressa como as partes da chama de uma tocha.

Na visão cartesiana a pineal seria captadora de todas as impressões corporais através de uma energia que circula no organismo: os "espíritos animais". Considerava que estas energias depois de captadas pela pineal seriam transmitidas à alma. Também sob a regência desta glândula, os chamados "espíritos animais" permitiriam que a alma atuasse sobre o corpo.

Ao contrário de certas correntes religiosas, Descartes afirma em seus trabalhos que a morte nunca sobrevém por culpa da alma, mas somente porque alguma das principais partes do corpo se lesiona. Hoje, estudamos na ciência espírita que as lesões orgânicas determinam a perda do fluido vital com o conseqüente desligamento do binômio perispírito-espírito do corpo físico.

Observemos, com atenção, a semelhança do pensamento cartesiano com a visão doutrinária espírita, guardadas as devidas proporções e não nos esquecendo de que foram seus escritos efetuados há mais de três séculos.

Da obra "Paixões da Alma":

"A união da alma com o corpo se faz conjuntamente em todas as partes do corpo e não se situa em apenas um local." (Página 88.)

"As paixões da alma são sentidas no coração graças ao movimento dos "espíritos animais" (circuitos energéticos) que ligam o coração à glândula cerebral (pineal)." (Páginas 77- 97.)

"Orgulhoso é aquele que imagina ter méritos e por eles deve ser estimado." (Páginas 135-155.)

"Vergonha é uma espécie de tristeza fundada no amor próprio e na desconfiança. Provém do temor de sermos censurados." (Páginas 135-155.)

"Zombaria é uma alegria sutilmente mesclada com ódio." (Páginas 135-155.)

"Inveja é um desgosto (mescla de tristeza e ódio) com o bem que se vê acontecer a outros." (Páginas 135-155.)

"Humildade consiste em perceber a própria debilidade e compreender a possibilidade de se cometer as falhas que outros cometem." (Páginas 135-155.)

"As lágrimas não estão presentes nas grandes tristezas como o riso não está presente nas grandes alegrias." (Páginas 99-134.)

"A generosidade consiste em conhecer que nada nos pertence exceto o livre-arbítrio (livre disposição das vontades)." (Páginas 135-155.)

"O conhecimento da verdade é fundamental para que a alma possa superar as suas paixões." (Páginas 77-97.)

Nossos agradecimentos a este Espírito que, muitos séculos atrás, já nos trouxe tanto ensinamento e, hoje, sem dúvida, é um Espírito ainda mais iluminado pelo amor e pela sabedoria universal.

2006-10-16 09:17:17 · answer #1 · answered by Lord Marreta 6 · 0 1

A máquina do raciocínio chamada cientificamente de Glândula Pineal ou Epífise, teve várias denominações ao longo do tempo. Há pelo menos 2.000 anos, foi considerada pelos cientistas-místicos como a "sede da alma" (sua morada). René Descartes, filósofo, místico e fundador da moderna matemática, referiu-se a ela como sendo a "sede da alma Racional", ou "glândula do saber, do conhecer". Do ponto de vista tradicional vem sendo considerada como o órgão de percepção da razão. Do ponto de vista científico moderno, é freqüentemente chamada de "reguladora das reguladoras" e "glândulas das glândulas", pelo seu papel na sensação física de bem estar. Em profecias de Nostradamus, encontramos esclarecimentos da importância dessa glândula nos tempos atuais, considerando-a "a antena mais fina e alta de nosso sistema nervoso central, a nossa central elétrica". É uma central dirigente do corpo como o capitão de uma navio". Ocupa o centro de gravidade da massa cerebral e morfologicamente apresenta-se como um vestígio de algum terceiro olho a surgir remotamente nos homens do futuro. É uma espécie de radar psíquico, chamado também de "olho pineal", "sexto sentido", "corpo pineal". Para os hindus "centro de força", para os ocultistas "olho de shiva", por ser o responsável pela clarividência, a vidência Racional. É realmente o "olho" pelo qual o homem o mundo exterior e o mundo interior, o elo de ligação entre o macrocosmo e o microcosmo. Em forma de pinha, localizada no istmo do mesencéfalo, a máquina do raciocínio chamada de glândula Pineal ou Epífise Cerebral, tem função relacionada com a luz, mas não com a luz física e sim com a LUZ DIVINA, a Energia Racional.

Na geração do ser humano, a Glândula Pineal aparece no período embrionário desde as primeiras semanas e a microscopia eletrônica revela que em sua estrutura encontra-se capilares fenestrados, diferentes de todos os capilares que integram o sistema nervoso central e células ovais específicas nesta área. É uma máquina que se destaca entre as demais pelo seu grande significado: representa uma habitante do MUNDO RACIONAL que se materializou em forma de máquina do raciocínio, quando nos transformamos de Racionais, corpos de energia, para animais Racionais sofredores e mortais.

Muitos, por falta de conhecimento costumam fazer confusões de "epífise" com "hipófise", dois órgãos de funções completamente distintas. Para esclarecimentos sobre isso, nem precisamos aprofundarmos nos conceitos técnicos, basta analisarmos a etimologia das palavras, o significado das mesmas.

Hipófise ou Glândula Pituitária: "Hipo" corresponde ao prefixo grego que indica em posição inferior a alguma coisa. A hipófise, identifica ao seu meio que é este universo eletromagnético, funciona através das energias elétrica e magnética. Sendo uma das glândulas vitais do corpo humano, comanda a função de outras partes do organismo, responsabilizando-se por importantes funções, como: o crescimento e a reprodução. alimentadas por impulsos eletromagnéticos, ajuda a compor a máquina do pensamento, que influencia nos diversos aspectos das atividades humanas.

Epífise ou Glândula Pineal: "Epi" significa acima, de forma superior, de ordem superior. É um prefixo da língua grega. "Fise" origina-se da palavra grega "Phisis", denotando natureza. Portanto "epi"+"fise"="epífise", que é uma glândula que está em termos de qualidade natural e em grau superior, acima da natureza material da terra e do pensamento humano.

2006-10-16 16:10:40 · answer #2 · answered by Faninho 2 · 2 0

Não sujeitas as leis da mecânica a alma humana era capaz de coisas que nenhuma máquina poderia realizar: consciência, vontade, abstração, dúvida e entendimento. "Só existe uma alma em nós", declarou, "e esta alma não tem em si qualquer diversidade de partes". Mas como é possível para algo sem tamanho, forma ou lugar controlar um corpo material? Ele imaginou que deveria haver algum lugar na cabeça que correspondesse a essa estranha interação. Ele estudou o cérebro de bezerros (embora os bezerros não devessem ter alma, né?) e achou um pedacinho de carne do tamanho de um grão de arroz, chamado glândula pineal.
Vá saber lá por que (na verdade é por causa de Galeno, mas isso é outra história), Descartes disse que tal glândula era responsável por aprendermos a falar, escrever e andar. Finalmente ele havia encontrado uma solução para a religião. Por causa da glândula pineal (que hoje sabemos, foi um erro crasso, visto que a glândula *não era* a pineal) chegou a afirmar: "A mente é capaz de agir independentemente do cérebro."

2006-10-16 18:56:43 · answer #3 · answered by Mauro 3 · 0 0

não sei.

2006-10-16 16:13:41 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Timo.No humor.

2006-10-16 16:09:02 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers