LOCALIZAÇÃO :
África do Sul é o país mais meridional do continente africano, limitado a norte pela Namíbia, pelo Botswana e pelo Zimbabwe, a leste por Moçambique e pela Suazilândia, a leste e a sul pelo Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico, e rodeando por completo o Lesoto. Capital: Pretória.
GEOGRAFIA :
A África do Sul tem uma paisagem variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karroo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.
O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na região do Cabo, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.
A maior cidade é Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Durban e Pretória são outras cidades importantes.
A África do Sul está dividida em 9 províncias: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Mpumalanga, Limpopo, Northern Cape, North West e Western Cape.
HISTÓRIA :
A África do Sul é um dos estados-nações mais antigo de África. Quando os primeiros colonos neerlandeses nela chegaram em 1652, a África do Sul era habitada por tribos africanas como os Khoi, os San, os Xhosa e os Zulu. A Inglaterra foi conquistando progressivamente o poder aos neerlandeses, contra os quais travaram três guerras: a guerra Anglo-Holandesa e as duas guerras dos Boers. Em 1910 as quatro repúblicas da região uniram-se para formar a União da África do Sul. Em 1931 a África do Sul tornou-se um Domínio britânico totalmente soberano. Em 1961 tornou-se numa república.
SISTEMA POLÍTICO :
O governo sul-africano funciona segundo um sistema parlamentar, se bem que o Presidente da África do Sul seja ao mesmo tempo chefe de estado e chefe de governo. O presidente é eleito numa sessão conjunta do parlamento bicameral, que consiste de uma Assembleia Nacional (National Assembly), ou câmara baixa, e um Conselho Nacional de Províncias (National Council of Provinces, NCoP), ou câmara alta.
A Assembleia Nacional tem 400 membros, eleitos em representação proporcional. O Conselho Nacional de Províncias, que substituiu o senado em 1997, é composto por 90 membros representando cada uma das nove províncias da África do Sul, além das grandes cidades.
Cada província da África do Sul tem uma Legislatura Provincial unicameral e um Conselho Executivo liderado por um primeiro-ministro (premier).
ECONOMIA :
A África do Sul é um dos maiores produtores de ouro e diamantes. Existem grandes diferenças entre a população de origem europeia, mais rica, e a população de origem africana, mais pobre.
Nome Oficial :
República da Africa do Sul
Sistema político :
Parlamentarismo
Indepêndencia :
Tornou-se independente do
Reino Unido em 31 de maio de
1910.
Capitais:
Cidade do Cabo (legislativa)
Petrória (Administrativa)
Bloemfontein (judicial)
Área : 1,219,912 km²
24th lugar em extensão.
População : 43,647,658
26º em população no mundo.
Densidade demografica : 36/km² por habitante.
Religião : 68% Cristãos; 32%
outras religiões.
Línguas oficiais :
Afrikaans, Inglês, Zulu, Xhosa, Swazi, Ndebele, Sotho do Sul, Sotho do Norte, Tsonga, Tswana e Venda.
Moeda : RAND
Produto Interno Bruto PIB:
Em (U$D) 456 bilhões (estimativa. ano 2003)
Renda percapita: U$D 10.700
(estimativa, ano 2003)
Educação :
Indíce de alfabetização -85%
por cento da populaçao (média)
Analfabetos - 15% (média)
(ano 2004)
Expectativa de vida : 45 anos
(média, ano 2004)
Mortalidade Infantil :
58.4 - a cada 1000 nascidos.
2006-10-16 08:55:06
·
answer #1
·
answered by Lene 4
·
0⤊
0⤋