English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-16 06:02:45 · 3 respostas · perguntado por Gustavo F 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

3 respostas

Olá, sou estudante de Jornalismo e esse é um material que utilizei na matéria de Edição em Jornalismo Gráfico, espero que seja útil.


Edição de editoriais
No Editorial, que é um texto por excelência opinativo, veementemente opinativo (é o posicionamento da empresa de comunicação sobre determinado assunto), também é imprescindiível sabermos editar. E a edição de editoriaus começa, como qualquer matéria jornalística, pela captação de informações concretas.
Como se dá a captação de lementos para um Editorial? Pelo acompanhamento do que acontece no nosso meio e no mundo, e por uma apurada percepção do que é tema de relevância no momento. Esta percepção só é possível se o Editorialista sintoniza emissoras com programação jornalística, pela leitura de jornais diário, revistas semanais e consultas a sites da Internet. Tudo interessa ao Editorialista. A partir desta leitura generalizada, ele selecionará seus recortes, as anotações de caderneta para a elaboração do Editorial.
São os dados factuais, os elementos concretos que darão credibilidade ao Editorial. Opinião, para ter credibilidade precisa de argumentos. Ao leitor não interessa nossas impressãoes, interessa a crítica ou a defesa embasada. O leitor quer crítica contextualizad, e uma opinião consistene é aquela que vem seguida de um exemplo concreto. Ou, um exemplo concreto seguido de uma opinião.

Estratégia de construção de um Editorial
Parágrafo 1 - Apresentação do tema (situando o leitor) e já com um posicionamento forte. Ser didático ao apresentar o assunto ao leitor.

Parágrafo 2 - Contextualização do tema, comparando com a realidade e trazendo as causas e indicativos concretos do problema. Mais uma vez, posicionamento sobre o assunto.

Páragrafo 3 - Análise e as possíveis motivações que tornam o tema candente (ou justificativas de personalidades da área). É reciso trazer dados factuais, exemplos concretos que ilustram a argumentação.

Parágrafo 4 - Conclusivo, com o posicionamento crítico final, ser ser impressionista. É preciso extremo cuidado para não construir editoriais moralistas (cristão: a bondade está no cerne de nossas ações ou brizolistas: eu acredito que a educação vai salvar o mundo). O que há de concreto, o que motiva essa afirmação.
A conclusão do Editorial, principalmente, não deve esquecer o que motivou a opinião, o que se disse no início. Não pode ser um conclusão que fuja do assunto. O bom arretmate opinativo é aquele que retoma o tema e traz uma projeção, aponta para uma solução, dá um "conselho", indica um caminho ancorado em exemplos concretos.

2006-10-17 01:29:27 · answer #1 · answered by Sabrina (cxs) 2 · 13 1

Editorial é a opinião da equipe que construiu o jornal sobre as matérias que ali estão impressas ou sobre algum fato ou matéria isolada. O modo como vc vai escrever depende muito da linha que o jornal segue, do que pretende, do que se quer expor nas linhas reservadas ao editorial, enfim.

Espero ter ajudado, sucesso!

2006-10-16 06:08:49 · answer #2 · answered by P-Annderson 2 · 2 3

vc precisa ter muita opinião e saber de tudo q esta acontecendo por aí

2006-10-16 06:11:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 4

fedest.com, questions and answers