Jorge
Vivemos em um mundo onde a informação corre veloz de ponta à ponta do globo, o que significa um grande avanço para a humanidade, contudo, muitas pessoas se deparam com um maior vazio ao perceberem-se vazias de conceitos concretos que lhes tragam algo para se apegarem e lutarem por isso. As tecnologias de hoje quebraram muitos tabus, é elas não só melhoraram a nossa qualidade de vida, mas transformaram inúmeros conceito e tradições, isso é muito positivo, todavia, a partir do momento que o homem consegue perceber que o seu conhecimento não é suficientemente absoluto para lhe dar todas as respostas ele começa a novamente criar "mitos" para explicar coisas que não entende, retoma a costumes antigos, mesmo que as vezes maquiados para poder se se segurar e ter uma base que lhe de segurança e resposta para o que ele não consegue responder.
2006-10-17 02:35:40
·
answer #1
·
answered by Edinho 2
·
0⤊
0⤋
nao acho q seja coisa do avanço, e nem estamos tão avançados assim se formos pensar em como estaremos daqui q 50 anos. não chegamos ao cúmulo da evolução.
acho q o q acontece pode ser uma mistura de culturas: uma pega coisas da outras e usa, mesmo q não seja apropriado mas usa, pra imitar, pq é legal, sei lá pq (pra que servem aquelas celebridades virando budistas da noite pro dia?). Deve ser por modismo mesmo. coisas que vem e vão. A cultura do consumismo, no Brasil por exemplo: pq todo mundo tem q ter um celular se não tem nem dinheiro pra pagar créditos e ficam lá falando por 3 segundos? é modismo.
O que fica deve ser o que faz bem pro conjunto, não pro indivíduo. Até hoje matar o semelhante é algo considerado errado por unanimidade. E acho q isso não vai deixar de ser considerado errado, como até tempos atrás uma moça devia casar virgem e hj não mais é importante.
Mas costumes, no íntimo da palavra, muda realmente muito lentamente. Tanto q até hj a gente pensa igual aos nossos amados colonizadores portugueses em muitos aspectos...
2006-10-17 14:36:33
·
answer #2
·
answered by Yellow Submarina 7
·
0⤊
0⤋
Não creio que inversão de valores possa ser comparada a evolução porque é muito retrógrada. Quem é o culpado?
A Mídia, que divulga tudo sem pensar em nada; o governo, que não impõe normas mais rígidas para controlá-la e as famílias, que se despojam de seus princípios, acomodando-se aos costumes de uma época em que o avanço tecnológico tem supremacia.
2006-10-17 09:33:25
·
answer #3
·
answered by Maria do Carmo 2
·
0⤊
0⤋
Com muita probidade das minhas afirmações, tomo as palavras de um grande amigo meu, que diz o seguinte seguinte discurso de cunho filosófico "A humanidade está passando pela a a evolução da involução moral e cultural". Como falarmos de evolução se ainda nossos governos ainda não conseguiram desenvolver políticas públicas profícuas, que visem minorar os disturbios( fome, pobreza, doenças, violências, má distribuição de rendase e etc.) que tanto afetam a nossa dita cuja aldeia global.
Como um crsitão convicto, possuidor de uma fé racional, obesrvo as inconsistências que os homens trouxeram para o evangelho verdadeiro de Cristo Jesus. Este dito evangelho segundo os homens ensimesmado para olhar de outros ensinamentos ( filosofico, científico, antropológico e etc). Tenta nos passar falsos ensinamentos, colocando-nos inertes perante os questionamentos a luz de outros conceitos. A bíblia nos afirma examinai de tudo e retei o que é bom. Desculpa-me se fugir do pergunta, eu estou lhe revelando a minha indignação perante a minha situação atual e eterna, de ser um cristão dentro dentro deste sistema hipócrita. Claro não estou indignado com os ensino de Jesus ,mas do quinto evangelho (homens).
Voltando para a pergunta propriamente dita nunca observei uma geração tão mediocre e infima. Nós estamos acomodados a só receber ordens, e não temos a liberdade de refutarmos ou questionarmos idéias ou costumes que tanto ferem a nossa dignidade.
Entretanto com o desenvolvimento da tecnologia ( desde a 1º rev industrial até o nosso presente momento (era da robótica) e da ciência ( desde quando nasceu do egito até a ciência atual) a humanidade passou juntamente com as mesmas modificações estruturais no seu sistema. muitas virtudes foram beneficas ou- tras nem tanto. como por exemplo o homem passou a ser escravo não só fisicamente do sistema, mas psicologicamente e dentre outras esferas ( espiritual, social e politica). muitas das vezes observo-nos como massa de manobras, que ficam inertes perante a ideologia brutal, acompanhado do capitalismo selvagem.
contudo não só contra o avanço, mas contra a involucão ( da mentalidade, da moralidade, da religiosidade, do amor fraternal entre os homens, da ética, da política, em suma do ser quanto o ser.)
Em resumo existe sim uma inversão de valores e padrões, mas acredito com a evolução no nosso entendimento nos descubrimos a nossa identidade como o homem, e não um homem generalizado, particularizado ou egoísta. o home que se relaciona com outrem para chegar nas conclusões da sua opinião .
Mais uma vez peço desculpa-me por ter colocado a minha opinião perante a minha ideologia. precisamos mudarmos e não involuirmos. Gostei da pergunta.
2006-10-17 03:53:15
·
answer #4
·
answered by Jopa o servo inútil 1
·
0⤊
0⤋
tradiçao é qdo uma geraçao é tao otaria a ponto de adotar os valores da geraçao anterior, sendo q estes valores nao servem pra ela.
2006-10-17 02:17:04
·
answer #5
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋
Pura Balela !!!
Não houve mudança (seja avanço ou regresso) na essência moral e ética do ser humano nos últimos 2000 anos, justifico:
O ser humano tem uma tendência ao pessimismo, ao catastrofismo, ao fim do mundo (como se o mundo tivesse que ter um fim mesmo) por isso achamos que o mundo está mudando que as "coisas" estão piorando, etc...
Vamos crer que as estórias da época de Jesus Cristo são verídicas (pelo menos eu acho que sim), vamos recuar naquele tempo e tentar responder se naquela epoca tinha: (só vale SIM e NÃO)
Abuso de poder ???
Latrocínio ???
Incesto ???
Corrupção ???
Promiscuidade ???
Estupros ???
Vícios com entorpecentes ???
Tráfico de pessoas e entorpecentes ???
Escravidão ???
Abismo social ???
Se vc respondeu que SIM a maioria (como eu responderia) voce deve ter constatado que a sociedade de hoje é exatamente a mesma de pelo menos 2000 anos atrás.
Se você respondeu que NÃO a maioria me diga aonde mora pra eu poder reservar uma passagem pra esse lugar na próxima viagem do onibus espacial da NASA, porque neste Planeta você não vive.
Temos que parar de ficar pegando carona na mídia que quer vender jornaleco, se deixar levar por aqueles textos saudosistas dizendo que a música do passado é que era boa, que os jogadores do passado eram melhores, que os pintores do passado eram melhores, que os pais do passado eram melhores, que a educação do passado era melhor, que os COSTUMES do passado eram melhores, que se vivia melhor antes, etc...
Um fato: se a vida era melhor antes porque a expectativa de vida aumenta atualmente? (a maioria dos tataravos de meus colegas faleciam com 40 a 45 anos, pessoas se casavam com 15 anos e aos 30 eram considerados idosos)
Concluindo: Não estou dizendo que hoje é melhor que antes apenas acredito que seja exatamente igual.
2006-10-16 17:47:14
·
answer #6
·
answered by rochaadilson 2
·
0⤊
0⤋
desconsidere os conceitos morais de certo e errado e tente se orientar dentro de uma escala entre o que é mais e menos necessário para o homem.
2006-10-16 17:31:52
·
answer #7
·
answered by bruce 2
·
0⤊
0⤋
Ao contrario do que parece existem sim valores duradouros ou "perenes" como: poder, liberdade, capacidade, propriedade.....são tantos.........na verdade parece que a evolução das sociedades fazem eles ficarem mais fortes e evidentes.
2006-10-16 15:46:31
·
answer #8
·
answered by aznegrao 3
·
0⤊
0⤋
Se pensarmos graficamente, eu diria que, se o desenvolvimento material cresce constantemente, o desenvolvimento ético vive uma crise. Acho que nós nos deparamos hoje, com um mundo que se cria e, com isso, também criamos novas formas de lidar com ele, afinal, os modelos antigos são insuficientes para lidar com essa revolução tecnológica que presenciamos e todas as consequencias desta revolução no nosso comportamento. Estamos meio perdidos num mundo sem parâmetros, temos que aprender a lidar com a diversidade, mas penso que nos perdemos na onda de relativismo que existe hoje. Não sei se fui clara, mas acho que a minha fala aponta para a necessidade de um olhar mais crítico e construtivo para tal fenômeno.
2006-10-16 09:25:10
·
answer #9
·
answered by cacau 1
·
0⤊
0⤋
avançado?!?!?!?
está longe da minha concepção de avançado
2006-10-16 08:10:59
·
answer #10
·
answered by Everton Vieira 2
·
0⤊
0⤋