A pobreza em si, especialmente aquelas pessoas desprovidas de um bom salário, uma boa moradia, educação, etc é bastante diferente de pobreza intelectual, espiritual e religião.
Você pode ser rico de milhões e pobre de espirito de bondade, ser um avarento, um desnorteado, etc.Pobreza intelectual pode ser definida pelo analfabeto que só falta ser lagartixa concorda com tudo e não sabe por que.Em relação a religião aí é outro departamento. Nem por analogia poderia considerar religião igual a qualquer tipo de pobreza intelectual ou espiritual. Religião é uma infinidade de seitas, igrejas, umbandas, centros espíritas e cada um que esteja e seja o mais certo aí você escolhe aquela que melhor lhe aprouver!!!Entendo que não são sinônimas e sim completamente distintas cada uma.Ademais, você há de convir que ser pobbre não significa ser acefalo ou burro. Tem muito pobre inteligente e sábio e que não tem nenhum disturbio intelectual, espiritual e claro deve ter seu lema de religião a escolher!!!
2006-10-15 12:21:14
·
answer #1
·
answered by JOana 5
·
0⤊
0⤋
No meu entender não. Pobresa material, é uma coisa, ou seja falta o que nós achamos necessário, a intelectual, é onde falta o conhecimento, a educação os bons conceitos diante da sociedade, e religião acho menos ainda, pois aqueles que são pobres, você não disse a princípio se eram pobres de espírito ou de dinheiro. Sua pergunta está um pouco confusa. Mas a pobresa de recursos financeiros, nada tem haver com as outras, mas se for das outras que estiver querendo se referir, aí sim, fica um pouco mais complicado, pois tudo irá vir da pessoa, ou da forma como êle pensa. Uma pessoa pode ser muito rica em termos financeiros, e muito pobre em têrmos de como pensa em relação a vida..
2006-10-15 13:23:14
·
answer #2
·
answered by Yã 2
·
0⤊
0⤋
eu acho que qualquer tipo de pobreza deve ser combadita com sabedoria
2006-10-15 12:37:16
·
answer #3
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
Antes de mais nada estou numa corrente pela salvação da gramática. vamos usar o corretor ortográfico. Ele nos auxiliará a aprender mais.
A resposta que posso te dar é que penso que vc está enganado.
Veja o exemplo mais clássico.: Quais são os países mais desenvolvidos?
Países de colonização evangélica ou protestante, que historicamente, são mais rígidos e ortodoxos em matéria de religião.
Isso tem a ver com o que foi estudado e explicado por Max Weber (um dos maiores sociólogos e filósofos de todos os tempos) em seu livro " O capitalismo e a ética protestante".
Em segundo lugar veja apenas alguns exemplos: Albert Einstein, C S Lewis, autor das Crônicas de Nánia (entre tantos outros) e o próprio Max Weber citado acima. Intelectos considerados superiores e que tiveram educação protestante.
Espiritualmente falando, como pode alguém que busca espiritualidade ser pobre espiritual. não compreendo uma afirmação assim. É totalmente incoerente.
Vendo por esse prisma, poderíamos dizer que pobreza tem tudo a ver com falta de religião e com falta de Deus na vida da pessoa.
Gostaria ainda de asseverar que, para mim, o conceito de religião é o mostrado na Bíblia, e não o conceito genérico, usado no senso comum.
A Bíblia mostra que religião e religamento do homem com Deus. E a única forma possível de isso ocorrer é através da pessoa de Jesus Cristo, que foi o meio provido por Deus para que tivéssemos acesso a Ele. Qualquer coisa, pessoa, forma ou ser ao qual seja dado esse papel não vai funcionar.
Espero ter sido esclarecedor e de algum auxílio, Deus te abençoe.
2006-10-15 12:35:38
·
answer #4
·
answered by jorge luiz stein 5
·
0⤊
0⤋
A material sim, já que a pobreza a que se refere é financeira, mas a intelectual e espiritual não. O conhecimento, tanto acadêmico, geral ou espiritual é público nos dias de hoje e qualquer um tem acesso a livros, vídeos, palestras e outras fontes de conhecimento. O pobre pode ir a uma biblioteca pública e ler os livros de graça, ver vídeos em algumas delas, pode absorver o máximo possível em sua escola pública, por pior que ela seja, basta que para isso venha a motivação, o incentivo a vontade de querer saber que é claro o levará a melhorar sua condição financeira.
2006-10-15 12:17:53
·
answer #5
·
answered by Carlos B 2
·
0⤊
0⤋
issu num tem nada haver com pobreza
2006-10-15 12:13:41
·
answer #6
·
answered by simprinha2007 2
·
0⤊
0⤋
Pobreza se escreve com Z.
2006-10-15 12:13:33
·
answer #7
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
Não tiro os méritos de sua duvida, porém nem todo sábio está
com a razão em sua filosofia religiosa, nem todo pobre está certo ou errado em sua fé.
2006-10-15 12:13:33
·
answer #8
·
answered by jo㯠antonio g 4
·
0⤊
0⤋
Não pense assim, o conceito de pobreza é muito relativo, o conhecimento popular tb é rico, a ciência não é dona de toda a verdade, estude Nietzsche. Tal dizia que o ser humano nunca atingirá a verdade,, que não se ter convicções absolutas sobre nada, que antes do universo existir nada existia. logo não existia nenhum conceito de verdade, o universo não é legítimo, pois ele se criou e tudo que ele diz que é possível ou impossível tb ñ é legítimo pois eles não fazem sentido longe do universo.
Uma dica não se apegue cegamente a nenhuma teoria, a verdade é muito relativa.
2006-10-15 12:13:05
·
answer #9
·
answered by Bruno S 2
·
0⤊
0⤋
Claro que sim.
2006-10-15 12:14:45
·
answer #10
·
answered by Hemerocallis 4
·
0⤊
1⤋