English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-15 10:55:57 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

Pode parecer uma pergunta boba mas tenho ouvido muito falar nisso ultimamente mas me esqueci o que significa realmente. Qual a origem dessa expressão?

(Respostas sérias, hein gente!)

2006-10-15 10:57:13 · update #1

10 respostas

Pomba gira, é uma entidade que atua na umbanda....suas raizes remontam ao mito de lilith da mulher que não se submete aos homens

******************************

Pomba Gira são as entidades mais polêmicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho. Muito se diz sobre estas entidades: que foram mulheres da vida e que ao morrer se transformaram, que são espíritos demoníacos, que pervertem a sexualidade das pessoas, afastam casais, aproximam, enfim, todo tipo de adjetivos tem sido dada a essas grandes guerreiras do mundo astral. O que escrevo aqui sobre elas, é baseado nos meus anos de observação e convívio com a entidade, e obviamente poderá não ser a opinião de outros sacerdotes ou médiuns.

O conceito que formei sobre quem são elas é simples: são seres do mundo astral, guerreiras tanto quanto Exú, que estão bem próximas de nossa esfera humana, algumas já se reencarnaram e outras não. Cresci, convivendo na Umbanda e conhecendo de perto Maria Padilha, 7 Saias, Pomba Gira das Almas. Lembro-me que Maria Padilha tinha uma médium que a incorporava, e havia ganhado de presente de um cliente goiano uma enorme cobra. Quando referido senhor foi entregá-la, vi a entidade pegá-la, enrolar em todo o seu corpo e fazer com que ela bebesse da mesma champagne que estava bebendo. Todas as vezes que Maria Padilha vinha em terra, bastava abrir o viveiro e o réptil vinha ao encontro dela e ali permanecia em seu colo todo tempo de sua presença no médium. Tive oportunidade durante 8 anos de vê-la bem, assim como as outras que pertenciam a várias médiuns do terreiro, realizarem inúmeros trabalhos: ajudar a vencer obstáculos, a ser feliz no amor, vencer problemas de saúde de desarmonia conjugal, e muitas outras mazelas que as pessoas vinham trazer e buscar auxílio.

A Pomba-Gira se subdivide em uma enorme legião onde cada qual tem seu nome próprio, conforme sua área de atividade. Temos a linha das que pertencem às encruzilhadas como Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas, tendo a linha do cemitério liderada pela Pomba-Gira da Calunga, com sua legião. Temos a linha das ciganas, lideradas pela Pomba-Gira Cigana, a linha ligada aos locais ermos, sendo liderada pela Pomba-Gira, Maria Mulambo, entidade muito perigosa e poderosa nos casos de demanda, pois toda demanda entregue a ela dificilmente deixa de ter bom resultado. Com relação as suas manifestações nos médiuns, normalmente como mulheres, suas legiões podem adotar nomes femininos, como por exemplo: Pomba-Gira Rosa, mas pertencendo a esta ou aquela linha liderada pela chefe correspondente.

Não existem, conhecidos, filhos da entidade Pomba-Gira. Até alguns anos atrás se afirmava que ela não incorporava em filhos homens, mas hoje vemos muitos médiuns masculinos que incorporam alguma delas. É muito comentado que médiuns que as recebem acabam tendo suas vidas sexuais pervertidas, mas pela experiência do que assisti durante anos, essa perversão não existe, o que entra aqui em ação é o caráter do médium, que se aproveita do caráter sensual da entidade para expor seus recalques subconscientes. Não conheci nestes anos todos nenhuma mulher que desencaminhou sua moral por culpa de sua Pomba-Gira, por inúmeras vezes, cheguei a presenciar as Pombas Giras aconselhando suas médiuns no bom caminho e no respeito a seus companheiros. Nunca vi também nenhum homem se transformar sexualmente por culpa das entidades, o que vi ocorrer foram mudanças vir à tona, mas já existentes no caráter do médium.

Uma coisa é muito certa, todo e qualquer problema que colocamos nas mãos de qualquer uma delas tem solução. Sua força é guerreira, sua vibração magnética é carregada de sensualidade e alegria, tanto que sua chegada nos médiuns é sempre alegre, solta e sensual. Exú tem ligação com a força sexual criativa, e a Pomba Gira por sua vez com a circulação dessa energia criativa existente na vida e no Universo. Lamentavelmente sua reputação se tornou péssima devido a erros de incorporação dos próprios médiuns, que por falta de instrução de seus Babalorixas ou por deturpações pessoais as transformaram em seres com fama de depravadas, libidinosas e cruéis.

Suas oferendas são inúmeras, sempre acompanhadas de champagne, de boa qualidade, bons vinhos, bebidas fortes como o gim ou a pinga. A ela oferecemos charutos e cigarros de boa qualidade, flores vermelhas, sempre em numero impar, farofas de dendê, mel, de licor de anis (uma de suas bebidas preferidas), espelhos, enfeites, jóias, bijuterias de boa qualidade, anéis, batons, perfumes, enfim todo o aparato que toda mulher gosta e preza.

Seus locais para oferenda são variados, conforme expliquei acima, tudo depende de qual delas esta sendo chamada para seus pedidos. Suas cores predominantes são o preto e o vermelho, seus colares também, suas indumentárias as saias rodadas pretas e vermelhas, blusas de brocado e muitos enfeites.

O importante ao invocá-las é sempre lembrar que, são entidades complexas de personalidade forte, e que nunca perdoam uma falta de palavra dada. O importante também é não invocá-las para trazer prejuízo a outrem, porque elas farão com certeza, mas a dívida kármica adquirida ficará por conta de quem pediu.

Contam as lendas que podemos senti-las à noite pelas ruas, perfumadas e enfeitadas, percorrendo os caminhos dos seres humanos, os lugares ermos, os lugares movimentados, os locais onde tenham música e alegria.

Quanto ao seu aspecto sensual, faz parte de sua polaridade, não querendo significar com isso depravação ou perversão. Como disse atrás até hoje não conheci nenhuma mulher que tenha deixado de ser honesta por culpa de qualquer uma delas.

Se nossas amigas do invisível, quando encarnadas, foram mulheres honestas ou não, creio não ser de nossa competência avaliar isso, pois usando de uma frase vulgar, mas sabia, os caminhos de Deus são desconhecidos. O importante é que elas existem com certeza, e isto presenciei, assisti e convivi, e as tenho hoje como minhas lindas amigas guardiãs que me ajudam no meu trabalho auxiliando meu próximo.

A elas o meu respeito e minha admiração, por seu carinho em socorrer a nos seres aqui encarnados.

Extraido do link abaixo, mas resume bem o que penso:
http://guruweb.cidadeinternet.com.br/religioes/materia.asp?idmateria=373

2006-10-15 10:58:04 · answer #1 · answered by Anonymous · 11 0

Do candomblé, se não me engano , seriam ciganas

2006-10-15 10:57:26 · answer #2 · answered by MariaCrissssss 7 · 2 0

Puxa... não tenho certeza se esse termo é da Umbanda ou do Candomblé. Seria melhor você pesquisar o termo nessas duas entidades religiosas.

2006-10-15 11:00:13 · answer #3 · answered by inka 7 · 1 0

Não entendo muito, mas deve ser uma pomba (mulher do pombo) que fica a girar em torno de si mesma. Daí pomba gira. Como um cachorrino a querer pegar o rabo.

2006-10-15 13:16:50 · answer #4 · answered by Ronaldo M 5 · 0 0

Pomba gira é uma categoria de entidade espiritual. Representa a cigana (do povo cigano). Gosta de bebidas doces, muitas prendas e se caraterizam pela sexualidade muito aflorada e por serem irreverentes e bem humoradas.

Muitos dizem que eram as prostitutas de alguma época. Bom algumas até poderiam ser mas isto não é uma regra.

Na umbanda elas são sempre chamadas de pomba gira

O Espititismo Kardecista não aceita muito bem este tipo de manifestação porque entende que entidades ainda presas à terra devem ser doutrinadas para alcançarem um patamar mais alto na "escala" espiritual.

Para os católicos não existe
Para os evangélicos é (óbvio) um demônio destruidor de casamentos

2006-10-15 11:30:33 · answer #5 · answered by Lord Marreta 6 · 0 0

É um personagem folclórico-religioso afro-brasileiro.

2006-10-15 11:18:59 · answer #6 · answered by Elvis Nanuque-MG 3 · 0 0

É um demônio, dos muitos subalternos de Lúcifer, que se incorpora em médiuns. Apresenta-se como mulher, diz ser bonita, sensual, e as vezes apresenta-se como prostituta.

2006-10-15 11:15:49 · answer #7 · answered by Manjarí 6 · 0 1

É uma entidade da umbanda para a qual são solicitados trabalhos para prender amor, obrigar alguém a ter um relacionamento e outros através de magia.
As oferendas para esse ente espiritual são bem distintas pois caracterizam-se nas encruzilhadas por rosas vermelhas, champanhe, espelhos e perfumes são oferecidas como pagamento dos trabalhos realizados

2006-10-15 11:08:50 · answer #8 · answered by JOSE CARLOS G 2 · 0 1

uma pomba gira é um segmento da religiao espirita,quer pode ser comparada como se fosse um santo da igreja catolica por ex: "santo antonio o santo casamenteiro" na igreja catolica, na religiao esperita tambem existem santos por ex: exu.oxalá,iemanjá,etc.

2006-10-15 10:59:40 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

e uma pomba que jogarão no ventilado

2006-10-15 10:59:39 · answer #10 · answered by Rafael 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers