English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Conversando com uma pessoa , ela citou esse nome como um artista. Será verdade? E que artista, estilo era o dele? Em que época viveu e onde?
Conte-me ...
E PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES PELO SEU DIA !
15 de outubro.

2006-10-15 03:08:06 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_de_Toulouse-Lautrec

Encontrei este site com os nomes que me deram e lá tem pinturas que ele fez.

2006-10-15 03:48:06 · update #1

6 respostas

Nascido na nobreza francesa, possuia uma linha de ancestrais de nomes gloriosos. Seu pai era o conde Aphonse de Touloudse-Lautrec-Monfa, e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. Queriam seus pais que o filho seguisse com esmero o mesmo caminho nobre de toda a sua família, tanto materna quanto paterna. Certamente queriam eles que Henri se tornasse um excêntrico caçador de falcões, mimado pelos caprichos da corte. Porém, desde jovem, o rapazinho a desprezava a opulência, considerando-a enfadonha.

Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época. Certamente uma distrofia poli-hipofisária, ou seja, um desenvolvimento insuficiente de certos tecidos ósseos. Sofre dois acidentes em sua juventude e acaba fraturando o fêmur esquerdo e direito respectivamente. Os ossos mal soldados fazem com que Henri não ultrapasse a altura de 1,52m. Porém, o jovem não se deixa abater por tal infortúnio. Em seus longos períodos de cama, Toulouse-Lautrec faz desenhos e pinta aquarelas, abrindo espaço para seu incrível talento que ainda se desfraldaria.

Aos dezesseis anos, vai estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agrada. Logo depois vai estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris. É lá que Lautrec descobre a inspiração que lhe faltava. Muda-se para aquele bairro de má fama e encontra seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso. Começava sua nova vida.

Freqüentador assíduo do Moulin Rouge e outros prostíbulos, o pequeno nobre acaba se acomodando muito bem naquele ambiente tão estranho que seus pais nunca aceitaram em ter o filho. O tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boêmia parisiense, que ele representava através de um desenho que lembra a espontaneidade do desenho satírico de Honoré Daumier e uma composição dinâmica que poderia ter sido influênciada pela fotografia e as gravuras japonesas, dois fatores que grande importância cultural no fim do século XIX.

Testemunha da vida noturna de Montmartre, henri não apenas faz pinturas, como também cartazes promocionais dos prostíbulos e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX. O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Trilhando o caminho de Jules Chéret, assim como Alphonse Muncha, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definido o estilo que seria conhecido como Art Nouveau.

A habilidade artística de Lautrec é bastante reconhecida, tanto pelos seus amigos da classe baixa quanto por críticos de arte. Participa do Salão dos Independentes em Paris, da exposição dos Vinte e das galerias de Boussod e Valadin.

Em 1899, a vida desregrada e o excesso de álcool finalmente cobram seu preço do artista aleijado. Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para que não beba e não volte a freqüentar os bordéis, vigilância que ele consegue burlar. Sua saude vai deteriorando-se cada vez mais, até que em 1901 não é mais capaz de viver sozinho. Henri despede-se de Paris com a certeza de que está com os dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase não consegue mais pintar.

Em 9 de setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre nos braços de sua mãe, às duas horas e quinze minutos da manhã. E o mundo perde um pequeno gigante no domínio da arte.


Creio que isso lhe sirva.

2006-10-15 03:20:43 · answer #1 · answered by Léo Ribeiro 2 · 1 0

FOI UM PINTOR FRANCÊS.
SEUS TEMAS PREFERIDOS EM SUAS TELAS ERA A NOITE E OS CAFÉS FRANCESES COM SUAS BELAS MULHERES
ÉPOCA SECULO 17,18 MAIS OU MENOS

2006-10-15 15:55:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Henry de Toulouse-Lautrec,
Nascido a 24 de novembro de 1864 e tendo sempre mostrado talento para o desenho e a pintura, ingressa, em 1882 no estúdio do professor Bonnat, então famoso em Paris. Rejeita, porém, o estilo acadêmico que seus mestres (Bonnat e posteriormente Cormon) tentam ensiná-lo.

Traça seu próprio caminho, apesar da admiração pelos impressionistas (Degas, em particular) e pelo pintor Van Gogh, particularmente no que se refere às cores puras e à composição febril do quadro. Seus trabalhos, retratos fiéis de sua grande vivência e conhecimento da condição humana, exprimem individualidade e atestam um apurado sentido de observação.

O Moulin Rouge, em que a figura de La Goule e dele próprio também estão presentes, é mais uma de suas melhores obras. Com seu traço incisivo, profundo senso de observação e o uso característico da luz e da cor, capta a atmosfera do local. As personagens, freqüentadores e mulheres do local, têm aparência pesada e um tanto quanto sinistras, vistas sob a luz ambiente.

2006-10-15 11:34:07 · answer #3 · answered by Little S 5 · 0 0

Não sou professor e por isso não posso dar muitas explicações. kakakakakaka Lautrec foi um grande pintor francês, nascido em Aldi, no dia 24.11.1864. A sua família era da alta aristocracia francesa e muito rica. Tinha uma deficiência física e ele não cresceu normalmente, sendo, praticamente, um anão. Era um boêmio alcoolatra que vivia nos cabarés de Paris. Foi um dos grande pintores de todos os tempos.

2006-10-15 10:26:43 · answer #4 · answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4 · 0 0

Henri de Toulouse-Lautrec nasceu na França em 1864 e morreu em 1901. Desde jovem teve problemas de saúde sérios, sofrendo várias fraturas espontâneas. Dedicou-se à pintura, tendo vivido em Paris no célebre bairro de Montmartre. Frequentador da vida noturna parisiense, ele usava como modelos as pessoas que ali circulavam, especialmente artistas e prostitutas. Com seu estilo vivo e colorido retratou brilhantemente a chamada "Belle Epoque".

2006-10-15 10:24:45 · answer #5 · answered by ddelund 7 · 0 0

Sim, era mesmo um artista!
Veja o nome complicado e completo dele: Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa.
Nasceu em Albi em 24 de Novembro de 1864 e morreu em Saint-André-du-Bois em 9 de Setembro de 1901.
Era um pintor pós-impressionista que passou maus bocados na sua vida devido a uma doença que tinha que não promovia a formação perfeita dos seus ossos do corpo.
Em suas obras (procure no Google Imagens) podemos ver a cor e a bidimensionalidade bem exlícitos. Lautrec insurge contra o impressionismo devido a sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.

2006-10-15 10:21:55 · answer #6 · answered by Altheman 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers