TECIDO CONJUNTIVO
A elasticidade e flexibilidade comuns aos jovens, se deve ao intumescimento do tecido conjuntivo que decorre da capacidade de absorção de água pelas fibras colágenas.
Os tecidos conjuntivos ou de sustentação constituem um amplo conjunto, com aspecto morfo-estrutural e consistência muito variável. Tendo como principal constituinte o colágeno, que representa 25% do nosso peso sólido na juventude, formam tramas de sustentação e de reunião de estruturas, isto é, elementos de funções predominantemente mecânicas e muitas vezes estáticas – determinadas peças ósseas e cartilagenosas, por exemplo – mas igualmente possuem elementos envolvidos em complexas funções, especialmente as ligadas ao metabolismo, calor do corpo, defesa e cicatrização.
Do conjunto de células que compõem o tecido cartilaginoso o que mais nos importa no momento são os fibroblastos. É o tipo de célula mais comum e mais numerosa de todas as variedades dos tecidos conjuntivos propriamente ditos, cabendo-lhe o importante papel de sintetizar a maioria dos componentes extracelulares, as fibras colágenas, reticulares e provavelmente as elásticas. Em linhas gerais, os fibroblastos formam os precursores das fibras colágenas, as moléculas de tropocolágeno, cuja polimerização irá dar origem ao colágeno propriamente dito.
MALES ASSOCIADOS AO TECIDO CONJUNTIVO
As Reumatóides
A Febre Reumática
O Lupus Eritematoso sistêmico
A Síndrome da Fibromialgia (FMS)
A Doença das Articulações Temporomandibulares.
2006-10-15 02:52:57
·
answer #1
·
answered by Gabriel Stock 4
·
0⤊
0⤋
O tecido conjuntivo frouxo serve como defesa e cicatrização do organismo. Dificilmente o organismo perde essa capacidade. Mas se perder, não ocorrerão mais cicatrizações no organismo e tecidos lesados; a produção de fibroplasto irá cessar, o que não produzirá mais colágeno; os macrófagos não existirão e parte da defesa do organismo será seriamente prejudicada, já que essas células destroem agentes invasores; entre outros!
2006-10-15 02:58:16
·
answer #2
·
answered by Altheman 2
·
0⤊
0⤋