estudo. os judeus dão tremenda importancia ao estudo. 0% de analfabetismo
tanto é que a iniciação dos rapazes à maioridade religiosa, o bar mitzva, consiste na leitura da torá, pelo iniciando. e em hebraico!
é a "primeira comunhão" judaica.
o evangelho diz que coube a jesus fazer a leitura da torá, certa vez em que foi à sinagoga, no sábado.
quer dizer, até os humildes do povo judeu eram alfabetizados, há 2000 anos atrás!
muito importante essa sua pergunta: a educação é a solução para melhorar um povo.
dinheiro, a gente gasta ou o ladrão rouba, mas educação não!
2006-10-15 02:23:10
·
answer #1
·
answered by M.M.D.C. 7
·
1⤊
0⤋
Judeu (hebraico: יהודי - iehudi; plural יהודים - iehudim), é um nome originado do lugar onde viviam os seguidores da fé do lider religioso Abrão, judeus originados da Judeia são os religiosos descendentes de Abrão que lá viviam e que mais modernamente fazem parte do mesmo grupo das pessoas que passaram por um processo de conversão a essa religião, e, mais genericamente, aos de descendência comprovadamente judaica. No primeiro caso, como religião, e no segundo, como povo.
Judeu também, é todo aquele cuja mãe é judia.
Existem ainda, tipificações que dizem ser os judeus uma raça, porém são atualmente facilmente vistas como errôneas, devido a diversidade étnica atual do povo judeu, causada pela separação geográfica da Diáspora (de Sefaraditas espanhóis, Asquenazitas germânicos, à judeus da Ásia Central e norte-africanos - ver etnias judaicas).
Atualmente, estima-se que exista, ao redor do mundo, uma população judaica de aproximadamente 13 milhões de pessoas, concentradas principalmente nos Estados Unidos e em Israel.
Judeus e Judaísmo
Ver artigo principal: As origens históricas do antigo povo de Israel.
A tradição judaica defende que a origem deles dá-se com a libertação dos filhos de Israel da terra do Egito pelas mãos de Moisés. Com a fundamentação e solidificação da doutrina mosaica, uma facção dos antigos hebreus passou a ser conhecida como "Filhos de Israel" (Bnei Israel). E deste evento que surge a noção de nação, fundamentada nos preceitos tribais e na crença monoteísta.
No entanto, a História demonstra que os antigos israelitas valorizavam a sua linhagem tribal e a nação, que só viria a ser construída com o início das monarquias de Saul e Davi, que, todavia, oculta mesmo assim um choque entre as tribos que compunham o antigo reino de Israel. Com a morte do filho de Davi, Salomão, ocorre a crise que leva à separação das tribos de Israel em dois reinos distintos: dez tribos formam o reino de Israel, enquanto a tribo de Judá, Benjamim e Levi constituem o reino de Judá que continua a ser governada pelos descendentes de Davi. Aqui pela primeira vez os israelitas do sul são chamados de judeus devido à sua conexão com o reino de Judá e posteriormente por todos aqueles que aderissem à doutrina religiosa deste reino, que passou a ser conhecida como judaísmo.
Com a extinção do reino de Israel, o reino de Judá permanece, e mesmo com a sua destruição, o termo "judeu" passa a designar todos aqueles que descendessem dos antigos israelitas ,não importando a sua tribo.A ênfase do judaísmo da separação entre judeus e não judeus, deu à comunidade judaica um sentido de povo separado e religioso.
Na Bíblia, os israelitas são chamados a primeira vez de judeus no Livro de Ester
2006-10-15 02:29:58
·
answer #2
·
answered by TCHELO 3
·
1⤊
0⤋
Segredo nenhum, acho apenas que são mais esforçados que muitos outros.
2006-10-15 02:08:45
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
união... quando um judeu entra em falência outro logo o auxilia... além disso eles procuram sempre manter os negócios entre seu povo (sei que muitos povos fazem isso mas não com tanta intensidade quanto os judeus)
fora os "protocolos dos sábios do sião"
2006-10-15 02:07:34
·
answer #4
·
answered by Noir 2
·
1⤊
1⤋