Olá!
Grande pergunta, a sua. Parabéns!
Sou escritor, redator e revisor. Vira-e-mexe, tenho entrado nesta área para me familiarizar com os rumos na nova linguagem, não obstante ser eterno estudioso dos fenômenos da comunicação, e para buscar "inspiração" para minhas crônicas e contos.
Li algumas respostas abaixo. Acho que muitos usuários se enganaram com o sentido de sua pergunta. Imagino que você tenha se referido aos erros de português e expressão de idéia aqui observados, e não especificamente ao "internetês", se bem este tem ultrapassado os limites do bom senso.
Quanto à primeira opção, as respostas que referem a leitura como a melhor fórmula para se escrever bem estão certíssimas. Todavia, é necessário que se atente ao tipo de leitura. "Revistinhas" que aproveitam o momento, por exemplo, que trazem "fantásticas notícias" sobre as celebridades instantâneas, como os RBDs da vida, são lamentáveis. Editadas rapidamente para consumir a maior quantidade de dinheiro possível antes que a instantaneidade passe, são fúteis e desnecessárias; livros idiotizadores, como os de Paulo Coelho ou os de auto-ajuda, não servem como instrumento de alimentação de cultura.
Quanto ao segundo caso, o "internetês", é necessário levar em conta a irreverência dos jovens, que usam o visual e a forma de comunicação à procura de auto-afirmação e destaque, demonstrando a insegurança cabível a essa fase da vida.
Não creio que esse "idioma" configure qualquer perigo à língua portuguesa. Tenho mais receio da maneira como os Faustões, os Gugus, os Pânicos da vida expressam suas idéias: sempre da mesma forma e despreocupados com quem os ouve.
De qualquer maneira, se você dispuser de tempo para lançar uma espécie de campanha aqui na internet com o intuito de melhorar a forma de comunicação, gostaria de ser o primeiro a me aliar a ela.
Parabéns!
sergsmigg@yahoo.com.br
2006-10-14 13:13:15
·
answer #1
·
answered by Serg Smigg 2
·
3⤊
0⤋
Na época das BBS, antecessoras da internet, os protocolos de emulação de terminal não permitiam acentuar os caracteres; logo, para escrever o verbo "é", digitava-se "eh" para diferenciar da conjunção aditiva "e". Não sei quem foi o engraçadinho que começou a escrever foneticamente na internet, mas é tão irritante... e o pior é que a médio prazo, a língua fica comprometida e este elemento de cultura se perde. Talvez algum historiador de algum tempo futuro classifique essa forma debilóide de escrever como um dialeto.
2006-10-14 12:37:25
·
answer #2
·
answered by Julio R 3
·
1⤊
0⤋
Eu não falo mais nada, já fui denunciada porque delicadamente comentei que uma menina estava escrevendo errado e a corrigi.
E outra disse que o importante é o conteúdo, mas eu discordo, acho que o YR é para se tirar dúvidas, e também melhorar o português.
2006-10-14 12:37:19
·
answer #3
·
answered by Veterana. 7
·
1⤊
0⤋
Pode contar comigo! Sempre que escrevo, procuro ler antes de enviar a mensagem e corrigir os possíveis erros. É uma forma de respeitar a pessoa que vai ler. Não acho que seja necessário escrever formalmente (a comunicação, aqui, é entre amigos; eu acho...). Mas, escrever corretamente palavras básicas, usadas no dia-a-dia, é importante.
2006-10-14 12:36:55
·
answer #4
·
answered by izadenunes 7
·
1⤊
0⤋
Estou prenamente di acôrdo com tigo. Eu custumu sacaneá i mandá uma resposta bem ingrassada para a genti qui iscrevi erado.
Estam mermo açacinano a noça lengua...
Brincadeiras à parte, fico horrorizado e temeroso pelo futuro.
Sem o intelecto, o humano está propício à lavagem cerebral - em todos os sentidos. E isso põe o futuro da nação, como nação, num precipío bastante perigoso.
Sei não! As vez eu sintu uma saldaaaaaaaaade de Brizola!
2006-10-14 12:31:53
·
answer #5
·
answered by bertolivier2004 6
·
1⤊
0⤋
q pobrema nenhuns
2006-10-14 13:53:53
·
answer #6
·
answered by pensador atemporal 3
·
0⤊
0⤋
Boa Pergunta. Eu também concordo com você e parabenizo-a pela pergunta e iniciativa. Eu, particularmente acho, que estes sites fazem isso de propósito. pois são de origens Norte Americana. Querem difundir sua cultura e linguaem em detrimento do resto do mundo. Seria muito simples fazer com que sua sugestão fosse levada a sério. Como existe o corretor ortográfico. Ele deveria ser habilitado automáticamente nos campos destinados a insersão de textos. Tão logo alguém tentasse inserir um texto, o mesmo seria automáticamente corrigidos. E, para vocábulos não existentes ele não corrigiria e nem publicaria com o erro. Retornado para que a pessoa fizesse a correção. Meios existem. Não existe é vontade. Você já percebeu que a musica deles entra aqui de qualquer forma, mas para o nosso cantor lançar um CD internacional ele tem que gravar em Inglês? Eu, tenho o hábito de quando recebo e-mails em Inglês, retorno-o informando que não falo Inglês. Poderia até usar o Translator, mas não faço. Tomo Guaraná no lugar da Coca-Cola. Como Hamburber em Trayler mas não vou ao MacDonald, Procuro comprar produtgos que não tenham que pagar Royalts a eles. E, toda chance que tenho de Piratear algum produto Norte Americano faço sem nenhum peso na conciência.
2006-10-14 12:46:10
·
answer #7
·
answered by O GRANDE MESTRE 3
·
0⤊
0⤋
Acho uma excelente iniciativa, mas infelizmente não são muitos os que apóiam. Tenho procurado fazer minha parte, usando o corretor ortográfico e um dicionário eletrônico, quando tenho dúvidas.
2006-10-14 12:43:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho sua iniciativa ótima ! Criei uma comunidade no Orkut: Falo português, portuguesa...
Passa lá e dá uma olhadinha... Será um prazer ter sua compania.
Bj
2006-10-14 12:40:40
·
answer #9
·
answered by Rodrigo_primeiro 2
·
0⤊
0⤋
A tendência a médio prazo é haver um só idioma mundial ( para o mundo ocidental), uma mistura de inglês e espanhol com componentes de neologismos ligados a à área digital.
Não adianta tentar deter o mundo novo, é como tentar deter as ondas do mar. Os idiomas falados hoje não são os mesmos falados há 500 anos. Neste curto período muitos importantes idiomas até desapareceram, como é o caso do Latim; o Francês que se destacava ao lado do Inglês caiu em desuso, dando lugar ao Espanhol.
Há somente duas certezas: A morte e as mudanças.
2006-10-14 12:34:14
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋