Carlos, uma resposta para não fundir muito a cuca...
Shuttle-run é um dos testes utilizados em avaliação de atletas, geralmente. Atualmente já existem testes considerados mais modernos. Vamos lá.
Os materiais utilizados para este teste são: fita crepe, 2 blocos de madeira (5 cm x 5 cm x 10 cm); espaço livre de obstáculos (no mínimo de 15 metros); câmera filmadora (opcional); uniforme: camiseta, calção, meia e tênis.
Utilizam-se duas linhas paralelas traçadas no solo, distantes 9,14 metros entre si, medidas a partir de suas bordas extremas. Dois blocos de madeira, com dimensões de 5 cm x 5 cm x 10 cm são colocados a 10 cm da linha extrema e separados entre si por um espaço de 30 cm, em posição simétrica com relação à essa margem extrema. A realização do teste requer espaço plano e livre de obstáculos, e solo com atrito suficiente para evitar o deslizamento do tênis do avaliado.
O avaliado colocará em afastamento antero-posterior das pernas, com o pé anterior o mais próximo possível da linha de saída. Com a voz de comando: “Atenção! Já!” O avaliador iniciará o teste. O avaliado em ação simultânea correrá à máxima velocidade até os blocos, pegará um deles e retornará ao ponto de partida, depositando o bloco atrás da linha de partida. Em seguida, sem interromper a corrida, irá à busca do segundo bloco, procedendo da mesma maneira.
Ao pegar ou deixar o bloco, o avaliado terá que cumprir uma regra básica do teste, ou seja, transpor com pelo menos um dos pés as linhas que limitam o espaço demarcado. O bloco não deve ser jogado, mas colocado no solo. Sempre que ocorrer erros na execução, o teste será repetido. Cada avaliado terá direito a duas tentativas com um intervalo mínimo de dois minutos. O resultado estabelecido será o menor tempo de percurso na melhor das duas tentativas. Esse tempo será calculado através do Peak Performance, outro aferidor.
Foi?
2006-10-14 12:18:35
·
answer #1
·
answered by professorjornalista 2
·
1⤊
0⤋