Se Capitu traiu ou não Bentinho é algo que nós nunca saberemos com certeza. Isso porque Machado de Assis criou o livro exatamente para isso. Explico: Ao colocar o narrador-personagem, que não é onisciente (ou seja, não sabe tudo que acontece a todo momento), as ações que vemos são vivenciadas apenas do ponto de vista dele.
Então, quando Bentinho diz que Capitu olhou de forma diferente ao cadáver de Escobar, ou que seu filho tem a fisionomia de Escobar, temos apenas a afirmação do que ele sente, mas não uma projeção da realidade fática.
Logo, estas afirmações de Bentinho podem ser meras fantasias criadas por sua obssessão por Capitu.
Com esse narrador-personagem em cena, o intuito de Machado de Assis não era questionar o adultério, como as pessoas enfatizam nesta sua obra, Dom Casmurro. Queira, sim, proceder uma crítica ferrenha aos românticos, representantes do movimento literário anterior, que não encontravam defeitos na relação amorosa.
Machado de Assis, apesar de ter escrito algumas obras do Romantismo (como a Mão e a Luva) era sobretudo um crítico da sociedade brasiliera da época e gostava de colocar seu sarcasmo e ironia em suas obras.
Assim, repito, que o importante em Dom Casmurro não é o fato de Capitu ter ou não traído Bentinho, que, apenas se Machado psicografar dizendo se isso é verdade ou não, nunca saberemos, devido ao ponto de vista do narrador-personagem, mas sim a crítica ao Romantismo e sua idealização da mulher, da relação amorosa e do comportamento hipócrita da sociedade da época. Foi para isso que Machado de Assis escreveu não só Dom Casmurro, mas outras obras repletas das mesmas críticas, utilizando de forma magistral seu sarcasmo e sua ironia. Leia-se Quincas Borba!
Sei que me afaste de sua pergunta, mas se eu não tivesse dado essa explicação, minha resposta ficaria estranha. Bem, aqui vai minha resposta: É impossível, atualmente, saber se Capitu traiu ou não Bentinho. Repito: Quem sabe se Machado de Assis se condoer de seus pobres leitores e psicografar uma entrevista falando sobre isso, a gente possa descobrir?
2006-10-14 12:21:11
·
answer #1
·
answered by masterdrakul 3
·
1⤊
0⤋
Na verdade o livro escrito no século XIX em um período em que a literatura mundial estava voltada para esta temática: adultério. Neste período foi escrito Anna Karenina, O primo Basílio, Madame Bovary... Machado retoma o tema, mas prefere não deixar claro se houve ou não adultério, devido à sociedade conservadora e patriarcal em que vivia.
Por outro lado há uma teoria em que diz que o romance é meio biográfico, onde em um triângulo em que o outro personagem seria José de Alencar, grande amigo de Machado. Verdade ou mentira, são especulações e não tira o valor da obra de Machado.
2006-10-15 08:00:24
·
answer #2
·
answered by Cris 2
·
0⤊
0⤋
Na minha escola trabalhamos em um júri o livro de Dom Casmurro.
Tinha o lado da defesa e da acusação.
/eu fiquei na defesa (Capitu não traiu Bentinho), ganhamos sabe por que???
Dissemos que Bentinho gostava mesmo era de Escobar.
No livro tem algumas passagens que comprovam isso.
Tem uma parte que Bentinho passa a mão pelo peito de Escobar e sente uma sensação estranha.
Tem outra parte que quando ele vai pro seminário ele fica só pensando em Escobar.
Enfim, você pode se dar muito bem usando esse e outros argumentos.
Boa sorte!!!
2006-10-15 07:57:25
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sabe de uma coisa? Durante algum tempo fiquei me perguntando sobre isso. Não existe uma resposta óbvia, mas uma reflexão que o Machado de Assis levanta para a gente. Será que a traição só existe do ponto de vista de quem comete (supostamente Capitu)? E a eterna desconfiança de Bentinho, também não representa uma traição? Talvez a maior traição que possa haver num relacionamento: a perda de confiança no parceiro ou na parceira. Escobar não é propriamente o traidor, mas uma figura presente na mente de Bentinho a lhe avisar: cara, você perdeu a confiança no seu amor. Sim, ele perdeu a confiança de que ele, Bentinho, seria capaz de merecer a fidelidade de Capitu. Escobar é a materialização dessa desconfiança.
Espero que não tenha ficado muito longe da compreensão.
Abraço!
2006-10-14 18:03:56
·
answer #4
·
answered by professorjornalista 2
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião não.Mais não fique frustrada se nunca descubrir ao certo pois ,o livro não lhe dá subsídio para solucionar esse dilema.
2006-10-14 18:00:34
·
answer #5
·
answered by Samuel Ago 5
·
0⤊
0⤋
Eu acho que sim ^^
2006-10-14 17:59:22
·
answer #6
·
answered by Luciana 2
·
0⤊
0⤋
boa pergunta!
2006-10-14 17:52:51
·
answer #7
·
answered by mineirinha_cg 1
·
0⤊
0⤋
Não, o Bentinho é que era paranóico.
2006-10-14 17:51:06
·
answer #8
·
answered by Crau 2
·
0⤊
0⤋