A enciclopédia era britânica mas foi traduzida por Diderot e d'Alembert,servindo de de argumento para o iluminismo,pois apontava elementos para a constituição da sociedade civil democrática moderna,além de críticas ao absolutismo real.
Ou seja ela não foi escrita por franceses,apenas editada e traduzida pra francês,pois tinha idéias que agradavam o iluminismo.
2006-10-14 08:03:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Pelo que me consta, a enciclopédia organizada pelos ilustres franceses Denis Diderot e Jean Le Rond d´Alembert é a "L´Encyclopedie Diderot e d´Alembert", em francês, mesmo.
E a Britânica, foi organizada (e ainda o é, constantemente se atualizando) em inglês, pelos britânicos.
2006-10-14 14:59:13
·
answer #2
·
answered by Colorado 4
·
1⤊
0⤋
Pra mim é novidade essa, pelo que me consta é britânica mesmo
2006-10-14 17:21:34
·
answer #3
·
answered by cida moura 4
·
0⤊
0⤋
A " Encyclopædia Britannica " é a mais antiga e maior enciclopédia generalista em língua inglesa. Os seus artigos são considerados normalmente de um grande rigor, confiáveis e bem escritos.
Nascida no contexto do iluminismo escocês, foi, originalmente, publicada em Edimburgo por Adam e Charles Black, no século XVIII. Ao contrário da Encyclopédie francesa, a Enciclopédia Britânica era uma publicação extremamente conservadora. Edições mais recentes dedicavam-na ao monarca reinante. A sua publicação passou, mais tarde, da Escócia para Londres, onde se associou ao jornal The Times, na sua nona e décima edições. A décima primeira edição teve o patrocínio da Universidade de Cambridge. O registro de marca e os direitos de publicação foram, depois, vendidos para a editora Sears Roebuck, mudando para Chicago, onde permanece. A editora atual desta obra é Encyclopædia Britannica Inc. que registrou a marca "Britannica".
2006-10-14 15:11:10
·
answer #4
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
0⤊
0⤋