English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Judiciário paralítico entoca todos os crimes do governo Lula na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados nos comunica o STF. Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.

2006-10-14 06:44:05 · 5 respostas · perguntado por Lua 4 em Governo e Política Lei e Ética

5 respostas

Perfeita a sua avaliação! Pq todos ñ são como vc e eu heim Lua?
A verdade esta ali, só não enxerga quem não quer (ou quem não tem interesse), claro que o judiciário precisa de outra reforma, ele está imobilizado por leis criadas pelo Executivo. O judiciário se encontra paralítico assim como o Estado brasileiro. É tráfico de influências, burocracia, lentidão... enfim, ineficiencia. São muitos fazendo pouco.

Diminuir o peso do Estado será o grande desafio do próximo presidente eleito. Entretanto existe um problema: só o candidato Alckmin propõe isso. E infelizmente é bem provável que ele perca.

Lula acredita tanto no Estado grande e forte quanto acredita q a política externa deve ser regida mais pela ideologia do que pelo pragmatismo. Foi esse viés que determinou a aproximação do Brasil com países da América Latina e da África e o afastamento, inclusive comercial, d algumas das maiores economias do mundo.

São duas visões do Brasil.

2006-10-14 07:22:55 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 4 1

Ótimo tópico...

Não escrevo tão bem quanto os colegas que opinaram antes, mas concordo com todos, de certa forma.
Mas ao ler as coisas realmentes interessantes nos tópicos de política e leis, começo a pensar que é maravilhoso ver esse debate circulando por aí no mundo virtual.
Acredito que, de uma forma ou de outra, nosso cérebro registra tudo que lemos e provoca uma reação, seja ela qual for.
Isso faz com que nossa "Democracia" amadureça.
Nem todos nós, brasileiros, sabemos como funciona a "independência" dos Três Poderes. Mas quando vemos o Executivo legislando, o Legislativo julgando e "condenando" e o Judiciário, não só cego, mas surdo, isso nos revolta. Mesmo sem entender sabemos que tem alguma errada.
Isso acaba obrigando que os representantes dos Poderes mudem, pois o Brasil tá mudando.
Idignam-se todos!!! Chega de "é assim mesmo...". Vamos mudar nosso País, que é lindo.
Nao declaro meu voto, mas seja qual for o próximo Presidente que Deus o abençoe.

Rocha Junior

2006-10-14 15:54:05 · answer #2 · answered by Rocha : 1 · 0 0

O que é realmente lamentável é ler asneiras de todos os cantos sobre o funcionamento do judiciário, leis, jornalismo, e até o governo Lula. A quantidade de processos é enorme, e isso benficia o infrator. Os jornalista sentem-se inúteis porque buscam a divulgação de coisas pequenas, inúteis mesmo.xc

2006-10-14 13:50:09 · answer #3 · answered by xiscat 5 · 1 1

O judiciário e corrupto e omisso.

2006-10-14 13:47:35 · answer #4 · answered by Garcia 2 · 1 1

Olá Lua,

Respodi várias perguntas semelhantes sobre isso esta semana, o Judiciário não está paralítico, mas esta imobilizado pelas leis criadas pelo Executivo (75% das leis vigentes são oriundas de projetos propostos pelo Presidente, que tem preferência nas votações) e pelo Legislativo (que legisla pouco e mal).

Quanto ao STF, afirma Agapito Machado Júnior: "Os ministros do STF são indicados e nomeados com ampla liberdade pelo Presidente da República, tendo apenas alguns limites prévios definidos na CF/88 para efeito de escolha, tais como, o critério da idade (maior de 35 e menor de 65 anos) e o critério extremamente subjetivo de notável saber jurídico e reputação ilibada. Há previsão de aprovação da escolha presidencial pela maioria absoluta do Senado Federal, o que tem implicado historicamente em verdadeiro ato de chancela, mera homologação."

Assim, quem está lá foi indicado, pelo atual ou pelos presidentes anteriores. A pergunta que respondi está nas fontes, lá tem uns links interessantes sobre o assunto. Mas enfim, o problema não é o Judiciário, é o modo pelo qual nosso "processo" funciona, moroso, burocrático, etc... Mas o Judiciário só aplica, exerce a jurisdição:

A palavra jurisdição deriva do latim juris (direito) dictionis (ação de dizer). Jurisdição significa exatamente isso: como o poder de dizer o direito aplicável a determinado caso concreto a fim de dirimir um conflito de interesses.

Portanto, o Judiciário não CRIA o direito ele DIZ o direito. Então também fica complicado trabalhar quando as regras do jogo não colaboram ou foram criadas, justamente, para terem todas essas "brechas" que propiciam a impunidade...

Óbvio que laranjas podres têm em todos os lugares, cargos e graus... Mas quantos escandalos você escuta no Judiciário em relação aos demais poderes? Bem menos tenho certeza. Porque ainda, no Judiciário, existem muito mais pessoas interessadas em trabalhar bem, ser éticos, exercer a justiça, do que o contrário... Já nos outros dois poderes a maioria é corrompido.

Mas enfim, é o preço de uma democracia... E acredito que tem que ser assim, aos poucos a coisa muda, melhor este sistema do que sistema nenhum.

Só que antes de criticar o Judiciário, acredito que primeiro devemos conhecer "como a coisa funciona", pois o Judiciário pode fazer muito pouco para mudar, já os outros poderes podem mudar, mas o povo continua elegendo sempre as mesmas pessoas, então não há muita esperança.

Enfim, se não leu, procure ler a reportagem da Revista Veja da semana passada: "Os sobreviventes da burocracia - A república do papel, que sufoca a eficiência do país, só é ruim para o cidadão comum. Para os corruptos, é uma maravilha". É bastante interessante.

B-jos.

2006-10-14 14:34:05 · answer #5 · answered by Si 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers