O que eu sinto é o seguinte e espero que seja interessante para ti trocares essa idéias comigo .Sempre que alguém estuda alguma coisa, gera um determininado enfoque, concordas? . A Bíblia é um conjunto de textos literários que, claro, passou por dezenas de enfoques diferentes. Enfoques diferentes não representam mentiras, apenas enfoques ou ' construções' diferentes.
Achei legal ler o que toda a galera ai em cima escreveu . Isso mostra como cada um tem o seu enfoque .. e não há dois sequer parecidos ....e mostra também como o assunto é importante. Eu sinto que o que realmente importa é a gente sentir como as verdades eternas ressoam no coração. O fato da Biblia atual ter excluído mais de 100 textos acerca de Jesus mostra que quem a ' reuniu' nos textos que conhecemos ( e são centenas de versões diferentes que temos entre nós ) também têm cada um o seu enfoque.
Temos que respeitar todos que falam de Deus e procuram trazer algo de bom e novo para seu semelhante . As igrejas fazem isso, convenhamos. Nem sempre a igreja católica foi oportunista, gananciosa, repressora e motivada polìticamente. Houve grandes santos na igreja, pessoas que trabalharam contìnua e permananentementre para o Bem .
Não nos esqueçamos que o Bem também pode ser uma ' realidade construída' e muitos, muitos, muitos mesmo dos que montaram essa Biblia que temos hoje em casa eram portadores das melhores intenções. Há 18 igrejas católicas e a maior e mais bem conhecida é a Católica Romana , cujos êrros e desacertos a gente cita tanto e todos os dias, muitas vêzes nem nos detendo no extraordinário bem que elas trouxeram à combalida humanidade em que vivemos. Então, pensemos: mas, ..onde está o Bem que ela fez? Será que não fez nada de bom?
A Igreja tem sido mediadora da condição humana há mais de 4 mil anos e se quisermos efetivamente conhecer o Bem que ela fez, basta que nos interessemos pelo assunto...............como acontece em todos os estudos , aliás em tudo . Eu tenho para mim que Jesus na sua condição humana criou os paradigmas que nós conhecemos, e homens inspirados por Deus ( e não apenas por condes, duques e imperdores) os colocaram na Biblia que conhecemos.
A Biblia, galera, tem para todo mundo . Todos são convidados a construir o Bem a partir de Jesus. Acredito , em outras palavras, que , para além disso que estamos dizendo aqui e da materialidade das coisas, o ser humano tenha como se descobrir mais e mais, ou seja, descobrir que existem outras etapas de vida e outros planos em que a existência humana pode reinar, e êsse é , afinal de contas, o caminho para o plano espiritual que iremos conhecendo através de nossa crença ( seja de que nome tiver) nos exemplos de ação espiritual colocados pelos evangelistas seguidores de Cristo nos muitos trechos da Bíblia que geraram as teologias judaico-cristãs .
A moralidade sexual que tanto atormenenta muitos católicos e mesmo protestantes....e que não é de fácil discussão........ e que permeia muitas das interpretações da Biblia, pode ser um tipo de cultura religiosa motivada na cultura essena de alguns judeus e no Estoicismo helenístico no inicio da era cristã. Talve porisso os evangelhos não citem quase nada de realmente erótico ou sensual..e a única vez que falam em pecado sexual, que foi o caso da mulher adúltera, o evangelista o faça como exemplo da beleza inerente ao perdão. Jesus salvou uma mulher do apredrejamento .
Muitos sábios e muitos seres altamente espiritualizados sublimavam , como ainda acontece hoje em dia, seus desejos, inclusive eróticos, e com isso atingiam um alto grau de participação na vida religiosa de seu tempo e na dinâmica de obras que a cultura judaico-cristã propõe. Víamos isso antes e vemos isso em nossos dias. O possível êrro da Igreja Romana e algumas outras foi colocar isso como uma obrigação . Talvez na realidade devesse ser opção, isto é, procedimento facultativo. Muitas pessoas vêem na mera atividade sexual um distanciamento da vida espiritual. Outras não. Ambos os grupos devem ser respeitados.
Jesus pode perfeitamente ter tido uma vida sexual, já que sofreu dôres e torturas ao ser sacrificado e,antes, também tristezas de ordem sentimental; por exemplo, chorou por Jerusalem ao constatar que ela seria destruída em breve, o que foi por Tito no ano de 76.Pode também ter sublimado seus impulsos e transformado suas energias sexuais numa força maior. O importante é a gente não perder o rumo da conversa que é o seguinte: o caminho por Deus foi aberto por Jesus e as muitas versões da Bíblia têm por finalidade pavimentar êsse caminho.
O Codigo da Vinci ( que nem é fiel ao proprio Leonardo da Vinci , para sermos sinceros) é um interessantíssimo livro escrito pelo escritor e estudioso Dan Brown com o exclusivo objetivo de se divertir, divertir as pessoas como num action film americano e ganhar muito dinheiro. E isso êle conseguiu. Não tem grande profundidade filosófica ou científica. É um excelente relato policial.
A Biblia não. O objetivo da Bíblia é dar a ti instrumentos para te elevares...para descobrires a elevação por meio do amor e do Bem, e a partir daí trabalhares para que outros possam ter a mesma experiência.
Quem não se interessa pela possibilidade de elevação, ou tem um medo de entender que a vida não acaba aqui na Terra, faz diferente. Para transcender , há que se respeitar os outros e assumir responsabilidades que para um santo são motivo de alegria , mas que para algumas pessoas é motivo de medo ou escárnio...como o é mesmo para pessoas que têm um grau muito elevado de ressentimentos no coração .
Esse é o tipo de gente que diz coisas do nível do que disse o rapaz acima que chamou Jesus de traficante, alegando ter " textos que comprovem" ou artigos que sustentem essa afirmação.
Para uma pessoa pelo menosinteligente, cabe a pergunta: se a Biblia não lhe serve de fonte fidedigna, como esperar que os ' textos' que êle leu sejam mais credenciados? Ele já era nascido há dois mil anos?
A escolha é nossa. Mando o meu carinho para ti e também minhas preces e orações a todos nesta coluna................
e para todos a paz do Cristo que transcende toda compreensão
2006-10-14 09:41:16
·
answer #1
·
answered by Enrique D 2
·
2⤊
0⤋
Guto espero que tenhas uma mente flexível para compreenderes o que vou lhe responder. Cristo era realmente casado e deixou quatro filhos 3 mulheres e 1 homem.
Vou lhe provar da seguinte forma, toda vez que algum teórico quiser comprovar a sua sabedoria, ele deve comprova-la em três dimensões e com uma justificativa destas três dimensões, que são física, mental e espiritual. Exemplo uma vacina parte de uma idéia mental é obrigada a ser comprovada no físico para espiritualmente ser justificada em suas virtudes de comprovação, agora se Cristo realmente era um sábio ele primeiramente plantou uma semente mental através da palavra, com sua morte justificou uma espiritualidade em suas verdades e por entender que só isto não bastava deixou sua informação genética para que mais tarde as suas palavras e espiritualidade aparecesse atraves dos filhos de suas arvores genealogicas deixadas que ate o momento ainda não se pronunciaram para derrubar estas distorções de suas palavras e verdadeiras intenções de ensinamentos espirituais. Gostaria de te fornecer muito mais nuances existentes dentro destes argumentos, mas espero que voce tenhas uma flexibilidade para visualizar que existem muitos papagaios existentes das verdades que os mais espertos criaram para beneficio proprio ou manipiulação de uma massa necessitada ou avida por ilusões que os satisfação não importando o grau das verdades existentes.
Um abraço
2006-10-14 21:20:17
·
answer #2
·
answered by filosofo 6
·
1⤊
0⤋
Qual o problema se Jesus tiver se casado com Maria Madalena? Sei que existem dúvidas sobre a veracidade dos documentos que falam sobre esse tema, mas não ficaria chocada nem teria minha fé abalada se novos documentos fossem encontrados... Não sei porque essa ligação entre santidade e castidade! Algumas pessoas ficam escandalizadas com essa relação. Amor não é pecado!!! E, definitivamente, não foi o diabo que inventou o sexo. Seria interessantíssimo se descobríssem manuscritos falando sobre a vida de casado de Jesus!! Aposto que teríamos mais coisas pra aprender com ele!
2006-10-14 15:46:35
·
answer #3
·
answered by Sara 1
·
1⤊
0⤋
Sim. Jesus foi judeu bom, piedoso e santo. E o casamento era uma das obrigações dos judeus da época.
O cristianismo como conhecemos hoje fui uma invenção do imperador romano Constantino.
2006-10-14 14:50:11
·
answer #4
·
answered by Arqueiro 6
·
1⤊
0⤋
Já ouviu falar no Primeiro Concílio de Nicéia? Neste concílio foram discutidas as bases da igreja católica. Coisas como: Cristo morreu ou era imortal? Que livros comporão a bíblia? Maria é santa? além de outras tantas questões que em uma mente ávida poria em xeque sua crença. Código Da Vince é um romance.Falo de fatos e de História. A bíblia foi escrita por um mortal como eu e pior, foi editada por um mortal não tão escrupuloso quanto eu. A igreja católica proibiu que se estudasse por mil anos. Por que? Será pq é mais fácil manobrar uma massa ignorante? A igreja católica é a instituição nao governamental mais rica e influente do mundo, naõ está isenta de erros e falhas vis pra chegar onde chegou. Sou católico sim, mas tenho muitas reservas com relação a igreja. A vaidade dos homens que a gorvernaram como déspotas desviaram muito a Obra do Senhor de seu curso natural. Já ouviu falar do papa Alexandre VI? Leia o livro Os Bórgia de Mário Puzzo. Só fatos. Este livre enfrentou vários problemas com a igreja pra ser publicado. Somente sob o estigma de ficção ele foi editado. Há poucos anos, foi decifrado fragmentos de um evangélho cuja autoria é atribuída ao próprio Jesus e que a igreja excomunga. Por que será que ficaram mais evangelhos de fora que dentro da bíblia? Por que só entraram os que de uma forma ou de outra favoreciam ao Império Romano? O próprio imperador Constantino I presidio o concílio, logo não iria se favorecer de nada? Burro ele não era. Penso que Jesus pode sim ter tido uma companheira, mas isso não era interessante aos poderosos daquela época. Por que não poderia ter tido esposa e filhos? Pra não ter herdeiros? Não se tem provas, mas possibilidades sim. Hoje podemos estudar muitos fatos com isenção e tirármos conclusões lógicas sobre as quais formar opinião. O livro que se refere, só tratou de fatos fazendo pontes romântica, mas fatos verídicos foram abordados no Código Da Vinci. Inclusive a origem da sexta-feira 13; criação da linha Rosa; Priorado de Sião; Opus Dei; os Templários...Mente aberta é um perigo...
Ajudei? vote na melhor resposta.
2006-10-14 14:17:20
·
answer #5
·
answered by Gryphus 4
·
1⤊
0⤋
Não acredito no que não se comprova. Porém não podemos negar essa possibilidade. Afinal comprovar o que reamente foi o Jesus histórico me parece missão impossível. Quem sabe quando tiver viagem no tempo estilo "Operação Cavalo de Tróia".
2006-10-14 13:57:11
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não. Isso é loucura.
2006-10-14 13:52:26
·
answer #7
·
answered by vivente 2
·
1⤊
0⤋
lógico que nao, na biblia diz q ele é santo e eu acredito no q tem escrito na biblia.
2006-10-14 13:45:54
·
answer #8
·
answered by haymara 1
·
1⤊
0⤋
se fou ou não ..pra mim..não faria diferença...eu O louvaria do mesmo modo.
2006-10-15 11:54:27
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É o maior disparate, que já ouvi, em meus 59 anos de vida.
2006-10-14 19:33:57
·
answer #10
·
answered by pisty_regis2 4
·
0⤊
0⤋