Na época em que eu estudava em escola pública aluno que não atingisse a média, que era de 50%, tinha aulas de reforço (chamadas recuperação) nas férias e no final fazia uma nova prova e se, ainda assim, não atingisse a meta ficava reprovado e tinha que cursar todas as matérias novamente, mesmo as que havia se saído bem, afinal de contas, se passou de ano com boas notas pode passar novamente. Era trabalhaoso mas dava certo. Hoje em dia existem alunos que chegam na quinta série sem saber ler ou escrever de acordo com o tempo de estudos que já tiveram. Foram promovidos ao longo dos anos porque freqüentaram mais de 75% das aulas. E o problema se agrava na medida em que somamos à essa deficiência outras disciplinas como matemática por exemplo. O professor não pode avançar no conteúdo porque muitos não sabem a matéria anterior, ficando naquele famoso "beabá". Pior ainda é saber que muitos desses alunos foram para a faculdade e hoje são professores de português. E o problema não pára por aí.
2006-10-14
06:19:38
·
9 respostas
·
perguntado por
Anderson S
1
em
Educação e Referência
➔ Nível Fundamental e Médio
ela veio para resolver o velho problema do grande nº de repetentes na escola...
acontece que ao deixarmos alunos como esses passarem estamos dando-lhes de mão beijada vários anos de suas séries iniciais e roubando-lhes vários anos lá na frente, onde eles terão que encarar vestibular, faculdade, patrões exigentes e colegas de trabalho críticos..... serão excluidos sociais, que só encontram trabalho no cabo de um enxada.... é claro que toda regra tem suas execões, mas na maioria, a chance de passar de ano progressivamente e sem se preocupar com o aprendizado provocam tragédias enormes no futuro....
2006-10-14 08:28:55
·
answer #1
·
answered by Yuna - A~Escritora 4
·
0⤊
0⤋
Acho péssimo U_U
Na época em que você estudava, as pessoas davam mais valor a escola pública(principalmente o governo).
Hoje em dia as escola públicas estão cada vez mais acabadas.Os professores só querem que os alunos passem de ano logo de primeira para não ficar dando mais aulas depois q acaba as aulas do ano, não querem nem saber se ele aprendeu ou não alguma coisa.Alguns professores só vão lá para fazer a chamada e marca presença e despensa os alunos da aula e vão embora.
Acho q isso também ocorre por causa do governo q não da mais valor as escolas publicas, deixam lá como um lixo qualquer e não querem nem saber,o salário dos professores também é péssimo e isso não ajuda....
Acho que deu pra entender um pouco xD
é essa minha opinião ;]
2006-10-15 07:58:29
·
answer #2
·
answered by Issa R 1
·
0⤊
0⤋
Um desastre. As crianças passam sem saberem absolutamente nada, chegam às séries mais avançadas com níveis de 1ª. série , não sabendo ler, escrever e dificuldades gerais, principalmente raciocínio lógico.
2006-10-14 15:08:07
·
answer #3
·
answered by Farofino 1
·
0⤊
0⤋
Quanto mais o professor for exigente, mais os alunos irão aprender; entretanto estamos competindo com a tecnologia, precisamos utiliza-la a nosso favor, e os tempos são outros, estamos todos com pouco tempo para tantas informações que podem chegar até nós(internet)
Acredito, que precisamos valorizar a leitura, pois é imprescindível a aquisição dos conhecimentos e valorizar muito mais a criatividade, porque quantidade não é qualidade.
2006-10-14 10:50:13
·
answer #4
·
answered by cida moura 4
·
0⤊
0⤋
Acho um retrocesso. Passar de série sem ao menos saber ler, quem foi o burro que criou esse sistema, conheço pessoas que estão na quarta série e não sabem ler, escrever e tabuada, passa longe.
2006-10-14 08:23:28
·
answer #5
·
answered by ana t 2
·
0⤊
0⤋
Acho uma B.OSTA PQ O ALUNO PASSA SEM SABER NADA.
2006-10-14 06:38:24
·
answer #6
·
answered by pirulito 5
·
0⤊
0⤋
A Progressão Continuada é uma cocepção que se choca com uma cultura escolar cristalizada, tornando difícil a sua apropriação. É uma política em favor do sucesso escolar, quando aplicada por profissionais competentes. Se a Progressão continuada fosse devidamente aplicada deveria:
- ter objetivos claros e coerentes com as possibilidades reais dos alunos,
- organizar grupos de apoio pedagógico para aqueles com aprendizagens insuficientes,
- planejar trabalho coletivo dos professores em torno de um projeto educativo comum,
- e, principalmente, formar professores para ensinar melhor aos alunos.
Defender a progressão continuada é defender o direito do aluno a condições que contribuam para o seu processo de aprendizagem, evitando a evasão escolar.
2006-10-14 06:38:10
·
answer #7
·
answered by izadenunes 7
·
0⤊
0⤋
Acho um sistema ineficiente avançar com alunos q não conseguiram atingir os níveis mínimos de rendimento, pois não estão preparados para matérias mais avançadas se não amadureceram sequer o suficiente para superar os desafios de seu próprio nível e tb não aprenderam a lidar com as perdas, a vitória e a derrota.
Estamos formando uma legiaão de analfabetos.
Pasme.
Alguns terminam o 2º grau sem saber ler e escrever.
2006-10-14 06:34:37
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu acho muito bom
2006-10-14 06:21:48
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋