Sobre o World Wildlife Fund
José Eli da Veiga (05/03/05)
Muita gente anda me perguntando: O que é – afinal – esse WWF?
Ao responder, sinto que “a ficha só cai” quando menciono o “panda”. E ajuda pouco. Há mesmo quem confunda WWF com o “Worldwatch Institute”, de Lester Brown. Por isso, duas páginas sobre a história do WWF não farão mal a ninguém, além de servirem de aperitivo à apresentação de Denise Hamú, secretária-executiva do WWF-Brasil, na Livraria Cultura (Av. Paulista), na Segunda-feira dia 7 de Março, à s 19h30, quando será lançado o livro “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÃVEL: O DESAFIO DO SÃCULO XXI”, da Editora Garamond.
Sobre o WWF
Foi o clima de internacionalismo engendrado pela Segunda Guerra Mundial que deu origem à atual agenda do ambientalismo (bem depois consagrada pela Rio-92). Planos de reconstrução e de assistência não esperaram o final dos confrontos. Principalmente sobre as novas “Nações Unidas” e seus futuros órgãos especializados. E tudo parecia indicar que, naquele contexto dos anos 1943-46, seriam viabilizadas duas iniciativas propostas três décadas antes, durante a Primeira Guerra Mundial: a) a realização de uma conferência internacional sobre a conservação dos recursos naturais; b) o estabelecimento de uma organização internacional para a proteção da natureza. Todavia, continuava forte o velho dilema entre “conservação” e “preservação”, que havia dominado os debates durante toda a primeira metade do Século XX. (Uma das melhores fontes sobre esse longo debate é o livro Rumo ao ParaÃso, de John McCormick, Relume Dumará, 1992 [c1989].)
Mesmo assim - e apesar da firme oposição do Departamento de Estado dos EUA - o novo Conselho Econômico e Social da ONU adotou resolução que reconhecia a necessidade da conservação dos recursos naturais, e convocava para 1949 a “United Nations Scientific Conference on Conservation and Utilization of Resources (Unsccur)”. Uma conferência que deveria ser “devotada unicamente ao intercâmbio de idéias e experiências sobre esses assuntos, entre engenheiros, técnicos de recursos, economistas, e outros especialistas em áreas correlatas”. (Nações Unidas. [i]United Nations Yearbook 1946-47]/i]. New York: Department of Public Information, United Nations, 1947, p.491. Apud McCormick, op. cit., p. 45.)
Em movimento simultâneo, a Unesco realizou, no inÃcio de outubro de 1948, conferência similar em Fontainebleau (França). Compareceram representantes de 18 governos, sete organizações internacionais, e 107 organizações nacionais. Foi assim fundada, em 5 de outubro de 1948, a IUPN: International Union for the Protection of Nature, insólito hÃbrido de órgãos governamentais e não-governamentais.
Menos de um ano depois, entre 17 de agosto e 6 de setembro de 1949, ocorreu a Unsccur em Lake Success, no estado de Nova York, EUA. Organizada conjuntamente pela FAO, OMS, Unesco, e OIT, dela participaram 530 delegados de 49 paÃses. E muitos de seus temas, discussões, e conclusões, foram bem precoces. Mais de vinte anos se passaram para que começassem a se concretizar com as nascentes polÃticas ambientais, que se seguiram à célebre Conferência de Estocolmo, em 1972.
Durante esses 23 anos que separaram a Unscurr da Conferência de Estocolmo, o que manteve a chama acesa foi a gradual evolução da IUPN. Em 1956, essa organização mudou de nome para confirmar sua opção pela “conservação” e não apenas pela “proteção”. Passou a se chamar IUCN: International Union for Conservation of Nature and Natural Resources. E a grave falta de dinheiro foi paulatinamente convencendo seus membros da necessidade de se criar um órgão gêmeo, que passaria a ser responsável pelo levantamento de fundos. Segundo muitos, só um órgão desse tipo poderia “salvar” a IUCN. Foi então proposto um consórcio registrado na SuÃça. Isto é, um grupo de operações responsável pelo estabelecimento de prioridades e alocações de fundos. Ou ainda, um clube de mantenedores constituÃdo de membros ricos e diversos tipos de campanhas nacionais.
Foi a discussão desses esquemas que levou à criação do WWF: World Wildlife Fund, em 1961. Fundado para financiar as atividades da IUCN, logo enveredou, contudo, por um caminho mais paralelo do que propriamente auxiliar (mesmo que a IUCN continuasse a ser considerada prioritária). O que também o fez, mais tarde, mudar de nome, mas não de sigla. Tornou-se assim o World Wide Fund For Nature. (Criado somente em 1996, o WWF-Brasil está sediado em BrasÃlia.)
Este é o site no Brasil www.wwf.org.br ,lá você encontra uma janela para site americano.GOOD LUCKE!
WWF no Mundo
Hawksbill
© WWF -Canon
Missão Global
Conter a degradação do meio ambiente e construir um futuro em que o homem viva em harmonia com a natureza através da:
- Conservação da diversidade biológica mundial;
- Garantia da sustentabilidade dos recursos naturais renováveis;
- Promoção da redução da poluição e do desperdÃcio.
História
Criada em 1961, nas últimas quatro décadas, a Rede WWF (antes conhecido como Fundo Mundial para a Natureza) se consolidou como uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza. Com sede na Suiça, a Rede WWF é composta por organizações e escritrórios em diversos paÃses que têm como caracterÃstica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da Ãfrica Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Européia.
Com quase cinco milhões de associados distribuÃdos em cinco continentes, a Rede WWF é a maior organização do tipo no mundo, atuando ativamente em mais de cem paÃses, nos quais desenvolve cerca de 2 mil projetos de conservação do meio ambiente. Hoje, a instituição pode afirmar confortavelmente que teve um papel crucial na evolução do movimento ambientalista mundial.
Desde 1985, o WWF investiu mais de US$1,165 milhões em mais de 11 mil projetos em 130 paÃses. Cada um deles é parte importante na campanha mundial para deter a aceleração do processo de degradação da natureza no mundo e para ajudar cada ser humano a viver em harmonia com o meio ambiente.
2006-10-14 11:53:39
·
answer #4
·
answered by bila 2
·
0⤊
0⤋