Os caçadores de palavras perdidas
Decifrar escritos de povos como maias e egípcios é uma aventura complexa e fascinante
Há pelo menos uma dezena de sistemas de escrita antigos que lingüistas ainda são incapazes de traduzir. Um bom exemplo são os sinais na peça de argila.
Essa obra - o disco de Phaistos, encontrado na ilha de Creta, há 95 anos - é o único exemplar deste tipo de escrita, e ninguém até agora conseguiu decifrar seu conteúdo. Dada a falta de outras inscrições semelhantes, é provável que nunca se consiga mesmo. Há quem acredite que a peça seja um trote e a datação química que estipula sua idade em mais de 2.600 anos seja uma fraude.
A exemplo dos caracteres do disco de Phaistos, existem outros não compreendidos. Só que alguns deles aparecem em diversos exemplos, dando aos arqueólogos alguma esperança de decodificação.
Muitos acadêmicos - e alguns amadores - perseguem a glória de Jean-François Champollion, que decifrou os hieróglifos egípcios no século 19. E matéria-prima para eles não falta, porque civilizações mortas deixaram mensagens ocultas nos quatro cantos do mundo. Quem ressuscitar essas palavras terá a honra de abrir novos caminhos para a História, mas os quebra-cabeças que restaram parecem ser ainda mais enigmáticos.
A íntegra desta reportagem você lê na edição impressa da GALILEU de janeiro.
2006-10-16 03:20:37
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
Também chamado de Disco de Festos, é o mais antigo enigma lingüístico não decifrado pelo ser humano, em plena era dos computadores. Muitos pesquisadores ainda não sabem ao certo se é escrito em Eslava, Basca, Protobíblica, Finlandês ou grego antigo. Quanto ao local de origem, há dúvidas de é de Anatólia (antiga Ásia Menor) ou Creta.
Alan Butler, no livro "O Computador da Idade do Bronze", defende a tese de que aquele minúsculo disco, dá ao usuário condições de tanto a hora do dia quanto a posição em que ele se encontrava, com a mesma precisão dos mapas e dos relógios criados alguns milênios depois.
2006-10-14 01:15:40
·
answer #2
·
answered by drmarianasegura 2
·
0⤊
0⤋
Disco de Phaistos é uma peça única em argila, que foi encontrada na Ilha de Creta há aproximadamente 100 anos, mas sua datação químicamente sugere uma idade aproximada de 2600 anos. Ela contém uma escrita que nunca foi decifrada, assim como vários sistemas de escrita antigos que nunca foram revelados, provavelmente mensagens ocultas deixadas por civilizações que desapareceram.
2006-10-13 18:43:27
·
answer #3
·
answered by Sapiens 4
·
0⤊
0⤋
Não sei.
2006-10-13 18:45:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não faço ideia.
2006-10-13 18:39:39
·
answer #5
·
answered by Anex 3
·
0⤊
1⤋