Para ser psicólogo é necessário possuir uma licenciatura na área da Psicologia .As principais disciplinas que constituem uma licenciatura em Psicologia integram as disciplinas introdutórias, como epistemologia e metodologia da investigação, biologia e genética, estatística, introdução à psicologia cognitiva, psicologia do desenvolvimento, neurofisiologia, psicologia da motivação, psicologia social, psicometria ou psicopatologia geral.
As disciplinas mais especializadas incluem técnicas de avaliação e diagnóstico, consulta psicológica (criança, adolescente, adulto), cognição social, psicologia das organizações, psicologia da orientação, seleção e formação de pessoal, psicologia da saúde, investigação e psicologia clínica.
Após a conclusão da licenciatura, aqueles que desejarem obter um maior grau de especialização podem optar, por exemplo, por um dos diversos mestrados existentes no âmbito da psicologia: psicologia da carreira, psicologia clínica, psicologia social ou psicologia da educação.
A evolução profissional dos psicólogos depende do contexto profissional em que estiverem inseridos: na administração pública, evoluem de acordo com o que está previsto na lei para a carreira de técnico superior, começando como técnicos superiores estagiários e podendo atingir, em topo de carreira, a categoria de assessor principal. Ainda dentro do setor público, se optarem pela área da saúde, ingressam na carreira de técnico superior de saúde, começando por ser estagiários e podendo alcançar, numa situação de topo, a categoria de assessor superior. A evolução destas carreiras processa-se de acordo com o mérito, o tempo de serviço do profissional e a existência de vagas.
No setor privado, a progressão na carreira está dependente das políticas internas da organização ou, ainda, pelo que é determinado nas convenções coletivas de trabalho para um dado setor de atividade.
Condições de Trabalho
O horário de trabalho dos psicólogos que trabalham no setor público é de 35 horas semanais. Os que trabalham por conta própria ou acumulam com o trabalho por conta de outrem trabalham normalmente mais horas por semana.
Em geral, os psicólogos exercem a sua profissão em gabinetes, quer seja num consultório privado, numa empresa, num hospital ou numa escola. Por vezes, necessitam de se deslocar a seminários, cursos de formação, congressos ou conferências, já que a prática da psicologia requer uma formação contínua ao longo da vida.
Perspectivas
De um modo geral, a procura destes profissionais tem apresentado sinais progressivos de aumento, quer por parte das instituições do Estado, quer das entidades particulares. Por outro lado, o público, em geral, procura cada vez mais a ajuda dos psicólogos, situação a que não é alheio o fato de esta profissão se encontrar numa fase de gradual reconhecimento da sua necessidade e importância.
A área empresarial parece ser aquela que, num futuro próximo, oferecerá melhores perspectivas de trabalho para estes profissionais, nomeadamente no que diz respeito a intervenções que visem a melhoria das condições de trabalho e o aumento de produtividade. Por outro lado, o aparecimento relativamente recente de novas áreas de intervenção poderá levar à criação de novas alternativas profissionais.Como você viu o salário é variável, mas dá para viver bem se você souber valorizar o seu trabalho.
2006-10-13 15:49:15
·
answer #4
·
answered by Alberto 3
·
5⤊
2⤋