English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-13 13:27:55 · 10 respostas · perguntado por Kelzinha 1 em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

10 respostas

Raio. Radiação.

Radioativo e radiativo significam a mesma coisa.

Existem na natureza alguns elementos fisicamente isntáveis, cujos átomos, ao desintegrarem-se, emitem energia sob forma de radiação. Dá-se o nome de radioatvidade justamente a essa propriedade que tais átomos tem de emitir radiação.

2006-10-17 13:41:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Vem do elemento Radio, que emitia radiacao/

2006-10-13 13:29:27 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

pedra na agua

cría um cicle que expanda

o radium

2006-10-18 08:26:15 · answer #3 · answered by angelica 3 · 0 0

Um cientista francesa, chamada Curie, descobriu um elemento que emite partículas a partir de seu raio, daí radium em Latim ou Rádio. Estas partículas atualmente são chamadas de radiação.
Ela morreu ao prosseguir com este estudo.

2006-10-17 15:41:13 · answer #4 · answered by Marcus Del 5 · 0 0

Será que te alguma coisa haver com o elemento quimico "rádio"?

2006-10-17 14:52:55 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Aff!! Faz uma pergunta simples e a pessoa manda uma Enciclopédia. rs

Radioativo é uma palavra justaposta, ou seja: radio + ativo = radiação ativa

<><>

2006-10-15 00:26:56 · answer #6 · answered by aeiou 7 · 0 0

Porque escrever um livro, numa simples resposta?....

2006-10-13 22:48:33 · answer #7 · answered by Portuga 4 · 0 0

A primeira substância descoberta como radioativa foi o rádio. Daí o nome.

2006-10-13 13:36:08 · answer #8 · answered by mensageira 4 · 0 0

Acho que foi das pesquisas de madame Curier, na França.

2006-10-13 13:30:18 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Kelzinha, a radioatividade ou radiatividade (em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.

A radioatividade pode ser:

Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Radioatividade artificial
Produz-se a radioatividade induzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, no caso de ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta pelo casal “Joliot-Curie” (Frédéric Joliot e Irène Joliot-Curie), bombardeando núcleos de boro e alumínio com partículas alfa. Observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor das partículas alfa. O estudo da radioatividade permitiu um maior conhecimento da estrutura dos núcleos atômicos e das partículas subatômicas. Abriu-se a possibilidade da transmutação dos elementos, ou seja, a transformação de elementos em elementos diferentes. Inclusive o sonho dos alquimistas de transformar outros elementos em ouro se tornou realidade, mesmo que o processo economicamente não seja rentável.


Classes de radiação
Comprovou-se que a radiação pode ser de três classes diferentes:


Radiação alfa
São fluxos de partículas carregadas positivamente, compostas por 2 neutrons e 2 prótons (núcleo de hélio). São desviadas por campos elétricos e magnéticos. São muito ionizantes porém pouco penetrantes. Quando radisótopo( que possui núcleo instável ) emite uma partícula alfa, seu número de massa (A) diminui 4 unidades e o seu nº atômico diminui 2 unidades.


Radiação beta
São fluxos de elétrons resultantes da desintegração de neutrons do núcleo (ver "Leis de Soddy e Fajans" abaixo para uma melhor interpretação de "desintegração"). É desviada por campos elétricos e magnéticos. É mais penetrante porém menos ionizante que a radiação alfa.


Radiação gama
São ondas eletromagnéticas. É o tipo mais penetrante de radiação. Não apresenta carga elétrica e não é afetada pelos campos elétricos e magnéticos. É uma radiação muito perigosa aos organismos vivos. Com o recebimento da Radiação Gama, pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que seus filhos tenham alta possibilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com alguma deficiência.

Leis de Soddy e Fajans
As leis da desintegração radioativa, descritas por Soddy e Fajans, são:

Quando um átomo radioativo emite uma partícula alfa, a número de massa do átomo resultante diminui em 4 unidades e o número atômico em 2 unidades.
Quando o átomo radioativo emite uma partícula beta, o número de massa do átomo resultante não varia e o seu número atômico aumenta em 1 unidade.
Quando um núcleo "excitado" emite uma radiação gama não ocorre variação no seu número de massa e número atômico, porém ocorre uma perda de uma quantidade de energia "hv".
As duas primeiras leis nos indicam que, quando um átomo emite uma radiação alfa ou beta, transforma-se em outro átomo de elemento químico diferente. Este novo elemento pode ser radioativo, transformando-se em outro, e assim sucessivamente, dando lugar às chamadas "séries radioativas".

2006-10-13 13:31:43 · answer #10 · answered by TCHELO 3 · 2 3

fedest.com, questions and answers