Sex, 13 Out - 07h28
"Banqueiro dos pobres" de Bangladesh ganha Nobel da Paz
Clique para aumentar a foto
Por John Acher
OSLO (Reuters) - O economista de Bangladesh Muhammad Yunus e o banco Grameen, fundado por ele, ganharam o prêmio Nobel da Paz em razão de seus esforços para tirar milhões de pessoas da pobreza, que lhe valeram o apelido de "banqueiro dos pobres".
Yunus, de 66 anos, estabeleceu um novo tipo de banco em 1976 para conceder crédito a pessoas muito pobres em Bangladesh, particularmente às mulheres, possibilitando que essas pessoas iniciassem pequenos negócios sem garantia.
Dessa maneira, Yunus inventou o microcrédito, um sistema que foi copiado em mais de 100 países, dos Estados Unidos a Uganda.
A comissão do Nobel concedeu o prêmio a Yunus e ao banco Grameen "por seus esforços para criar desenvolvimento econômico e social a partir das camadas baixas", indicou um comunicado.
"A paz duradoura não pode ser alcançada a menos que grandes grupos populacionais encontrem meios de romper a pobreza. O microcrédito é um desses meios. O desenvolvimento a partir das camadas baixas também ajuda a democracia e os direitos humanos a progredirem", afirmou a comissão.
Yunus e seu banco foram os ganhadores inesperados de um prêmio de 1,36 milhão de dólares, em uma lista de 191 candidatos. O prêmio será entregue em Oslo, no dia 10 de dezembro.
2006-10-13
12:37:12
·
6 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Governo e Política
➔ Participação Civil